Afinal, como e quando fazer um composite de fotos?

Quem tem um filho que deseja ingressar na carreira de modelo já deve ter ouvido falar sobre o composite de fotos. Trata-se de uma espécie de cartão de apresentação que destaca as características principais de um profissional da moda (rosto, postura, corpo etc.).

Essa composição fotográfica é muito importante para divulgar a imagem do modelo para produtoras comerciais, agências publicitárias, shoppings, marcas de roupa, dentre outros.

Se você deseja fazer um composite para o seu filho, mas não sabe como nem quando, este artigo é ideal para ajudá-lo nisso! Veja e descubra tudo sobre o cartão de apresentação!

Como é feito o composite de fotos?

Se você não está familiarizado com o assunto, deve ter imaginado o composite como uma espécie de book com várias fotos, certo? Porém, não é bem assim. Ele consiste de uma única folha. Geralmente, essa folha vem no formato 15×21 e conta com três ou quatro fotos divididas entre imagens de rosto e corpo.

O nome, as medidas e outras informações relacionadas ao modelo (altura, busto, cintura, quadris, sapatos, cor de olhos, telefone para contato etc.) também devem constar no cartão. Para as agências, o objetivo do composite é apresentar os modelos disponíveis aos clientes, dando a ideia real de como eles são. Por isso, é comum conter fotos de biquíni, por exemplo.

Quando fazer um composite?

Agora que você já entendeu o que é composite, provavelmente está pensando que deve fazê-lo o mais rápido possível, não é mesmo? Sabemos que a ansiedade é grande, mas o cartão de apresentação pessoal só é feito depois de o profissional estar devidamente agenciado.

Apesar de ter um modelo padrão, o modo como o composite de fotos é feito pode variar de agência para agência. Além disso, somente profissionais preparados podem trabalhar o perfil dos aspirantes a modelo da melhor maneira possível, tornando-os ainda mais atraentes aos olhos dos clientes.

Isso ocorre porque um time de profissionais está envolvido no processo de produção do composite. Um produtor, por exemplo, é o responsável por escolher o melhor cenário das fotos, bem como as roupas que mais combinarão com o ambiente.

Os cabeleireiros e os maquiadores, por sua vez, são os profissionais que ressaltam a beleza natural dos modelos. Já o editor é aquele que tira possíveis marquinhas de espinhas, olheiras e outros elementos indesejáveis.

O ideal é que o modelo renove o composite pelo menos uma vez ao ano. Para os adolescentes (que mudam o corpo muito rapidamente), esse intervalo deve ser ainda menor.

De que forma é feita a distribuição dos cartões?

É bom que o modelo imprima cerca de 100 a 200 unidades do composite. Com o auxílio da agência, eles devem ser entregues aos clientes (casas publicitárias, estúdios, lojas, dentre outros).

Vale ressaltar que, antes de pensar em fazer um composite, é essencial buscar agências renomadas. Nesse cenário, os pais devem auxiliar os meninos e meninas que sonham em ser modelo. Procure sempre por profissionais experientes que já tenham casos de sucesso comprovados.

Se você gostou do nosso artigo sobre composite de fotos, siga-nos em nossas redes sociais — Facebook e Instagram — e fique por dentro de outras novidades relacionadas ao mundo da moda!

2 comentários

Deixe um comentário