Afinal, como fazer a escolha da carreira que quero seguir na vida?

Fazer a escolha da carreira profissional nem sempre é algo simples, especialmente para quem está dando os primeiros passos no mercado de trabalho.

Entretanto, analisando algumas informações sobre nós mesmos e sobre o mercado, fica muito mais fácil encontrar a profissão ideal. Quem sabe você não tem talento para a área artística, lidar com o público ou até mesmo para trabalhar com moda?  Veja nossas dicas e saiba como fazer para ter sucesso na sua escolha!

Descubra suas aptidões

A melhor forma de saber qual o tipo de trabalho combina com você é descobrindo quais são seus gostos. Sendo assim, o autoconhecimento é o primeiro passo para conseguir a sua inserção no mercado de trabalho.

Em algumas carreiras, como a de modelo, é preciso ser extrovertida, transmitir segurança, ser disciplinada e possuir comprometimento com o trabalho, especialmente na questão da pontualidade.

Também verifique se você precisa desenvolver algumas habilidades para atender às expectativas do contratante. Para isso, o ideal é fazer pesquisas na internet para obter informações sobre o que é esperado pelas empresas.

Identifique as opções disponíveis para a escolha da carreira

Fazer uma análise sobre as áreas de trabalho disponíveis é um modo importante de se definir uma profissão. Na carreira de modelo é possível atuar como modelo fotográfica, participar de desfiles, ser manequim de prova e muito mais.

Além das pesquisas iniciais, é também muito importante ter contato direto com profissionais que já atuam na área desejada para ter uma visão prática do dia a dia de trabalho.

Dessa forma, você não vai conhecer apenas as vantagens da carreira, mas também os desafios que tem de enfrentar. Lembre-se de que é importante ouvir a opinião de mais de uma pessoa para ter uma visão bem clara sobre a realidade do trabalho desejado.

Aprenda sobre o mercado de trabalho

Para saber se sua escolha pode levar você ao sucesso, é importante conhecer o mercado.

Descubra informações importantes sobre o serviço a ser realizado, como a carga horária exigida, se o horário de trabalho é flexível ou não, se existem muitas pessoas concorrendo a esse tipo de vaga e a qualificação necessária para consegui-la.

Também é importante ficar atento às tendências de mercado, ou seja, se há previsões de mudanças para carreira devido a fatores como alta concorrência, novas tecnologias, economia e ofertas de emprego.

Observe o dia a dia da profissão

Conhecer a rotina da carreira desejada vai ajudar (e muito!) na sua escolha. Por isso, caso seja possível, procure uma oportunidade para ver de perto o cotidiano de trabalho.

Caso deseje trabalhar como modelo, tenha interesse em conhecer o dia a dia de uma agência. Se estiver fazendo uma faculdade ou curso técnico, não deixe de estagiar na sua área de atuação. Isso é essencial para abrir portas no mercado.

Gostou do nosso artigo? Já fez a escolha da carreira ideal para você? Se seu sonho é ser modelo, siga os perfis da Dilson Stein New Models no Facebook e no Instagram para ter dicas sobre a profissão e muito mais!

Deixe um comentário