Afinal, quais são as medidas para ser uma modelo?

Muitas pessoas, principalmente as meninas, crescem com um sonho em comum: tornar-se modelo e brilhar nas passarelas mundo afora, fotografar para campanhas de grifes famosas, aparecer nas capas de revista e fazer sucesso mundialmente, como as lindíssimas tops brasileiras.

E quando esse sonho começa a falar mais alto, surgem muitas dúvidas em relação à carreira, principalmente sobre as medidas para ser modelo.

Pensando nisso, nós vamos explicar direitinho hoje quais as características adequadas para cada tipo de carreira – sim, existe mais de uma!

Primeira questão: aparência não é tudo

Sim, nós sabemos como a aparência é importante na carreira de um modelo, mas, acredite, não é o suficiente. Para se chegar ao sucesso, tem de haver muita dedicação e seriedade. A übermodel Gisele Bündchen já concedeu diversas entrevistas afirmando que seu sucesso não foi construído apenas com sua beleza, mas também com muito trabalho duro.

Você deve ter muita paixão pela carreira, estudar, ter responsabilidade com os compromissos, ter determinação e, principalmente, manter os pés no chão, sem deslumbramentos pelos luxos que muitas pessoas acham que a carreira proporciona.

Não existe espaço apenas para modelo de passarela

É comum existir essa generalização. Muitas pessoas pensam que os modelos têm de ser altos e magros para fazer sucesso, e não é bem assim. Temos dois segmentos para modelos no mercado: os de passarela, ou modelos fashion, como algumas pessoas chamam, e os comerciais.

Os modelos fashion são aqueles que participam dos desfiles de moda e, geralmente, é a carreira mais desejada, por conta da imagem glamourosa que muitas pessoas têm na cabeça. As medidas necessárias para se encaixar nesse perfil são mais exigentes — a gente vai falar delas daqui a pouco.

Já os modelos comerciais são aqueles que participam de publicidade, ensaios fotográficos e comerciais de TV. Essa carreira, sim, é bem menos exigente em relação ao peso e altura.

As medidas para ser modelo

Modelo Fashion

Para as mulheres, a altura mínima é de 1,75 cm, além do quadril não poder medir mais de 89 cm.

As medidas são necessárias pois, na passarela, o conceito é exibir a roupa, sem interferência das “curvas” da modelo. Então é muito importante que ela esteja dentro desse padrão, para que o resultado final não seja prejudicado. Assim, as roupas acabam sendo produzidas sempre em um “tamanho único”.

Para os homens, a média de altura é de 1,85 cm ou mais. As exigências em relação às medidas do corpo são menores do que para as mulheres. Tudo depende muito do tipo de trabalho e das peças que serão desfiladas.

No inverno, a preferência é por homens mais magros, porém bem definidos, por usarem mais peças sobrepostas. Já no verão, os mais musculosos têm sua vez, já que o corpo fica mais em evidência e valoriza as roupas.

Vale lembrar que existem exceções em relação à altura. A modelo Cara Delevingne mede 1,73 cm e entrou para o circulo mais desejado entre as modelos, chegando até a ser angel da Victoria’s Secret.

Modelo Comercial

Para homens e mulheres, não há um padrão exigido em relação à altura e outras medidas. Mesmo assim, quem quiser ter sucesso deve ter uma boa aparência física, cuidar do corpo, da pele, dos dentes e cabelos, e as oportunidades de trabalho surgem de acordo com o perfil que o cliente precisar.

Você pode fazer uma campanha para uma marca de shampoo, por exemplo, se tiver cabelos bonitos, ou participar de um editorial de saúde e bem-estar se tiver um corpo bem cuidado.

Se esse é seu sonho, hoje o mercado já é bem mais flexível do que antes. É importante estar consciente do seu perfil e saber que não é fácil entrar na carreira, mas a cada dia que passa a moda fica mais democrática e com trabalho duro, você conquistará seu espaço.

Gostou de saber quais as medidas para ser modelo? Quer receber mais artigos como este? Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas para se tornar um modelo de sucesso!

38 comentários

  1. Laila 24 julho, 2017 at 10:44 Responder

    Pretendo ser modelo de passarela, porém ainda uso aparelho ortodôntico. Tenho que esperar o tratamento para procurar uma agência ou posso desde já?

    • Dilson Stein 25 julho, 2017 at 15:48 Responder

      Olá Laila!
      Você já pode procurar uma agência sim. Pois se tiver perfil para a carreira, a agência poderá te acompanhar e te orientar da melhor maneira possível, sobre a profissão modelo.

  2. Ana Clara 6 agosto, 2017 at 16:02 Responder

    Olá, minha filha tem 13 anos e gostaria de começar a carreira de modelo, você sabe de alguma boa agência em Minas Gerais? Obrigada desde já.

  3. Regineia silva 19 outubro, 2017 at 12:32 Responder

    Oi sou regineia…tenho 1,74 de altura, 80 de busto, 55 de cintura, 87 de quadril peso varia entre 48 a 50kl. Tenho interesse na careira, se tivesse oportunidade, pois moro em rondonia no interior…bem dificil e tenho duvidadas se realmente tenho o perfil.

  4. Geovana Ferreira da si 1 novembro, 2017 at 20:46 Responder

    Olá meu nome é Geovana tenho 15 anos, queria começar uma carreira de modelo , mais ñ sei por onde começar, porque eu gosto e as pessoas que eu conheço falam que servo pra ser modelo, e as pessoas que ñ me conhecem sempre perguntam se eu sou modelo.

    • Dilson Stein 10 novembro, 2017 at 15:11 Responder

      Olá, Yasmin!
      Dependendo da sua idade, você pode crescer ainda e alcançar a altura de 1,75, que é o mínimo exigido para passarela 🙂

  5. Marlei 10 novembro, 2017 at 12:01 Responder

    Boa tarde! tenho uma filha, 16 anos de idade, muito bonita. Se encaixaria perfeitamente para ser modelo fotografico…digo fotografico, pois consideramos sua altura um pouco desfavoravel para ser modelo de passarela. Podemos trocar ideias sobre como incului-la neste meio. Obrigada

    • Dilson Stein 13 novembro, 2017 at 08:20 Responder

      Bom dia, Maria Eduarda Freitas, tudo bem? No momento não temos seletiva marcada a sua cidade, mas para que você não perca a oportunidade, pode participar da nossa avaliação online, encaminhando algumas fotos caseiras, sem edição, acessórios e maquiagens para avaliação, é só clicar nesse link – http://dilsonstein.com.br/fotos/ assim poderemos avaliar suas fotos.

  6. Maria Eduarda Moreira 27 novembro, 2017 at 11:57 Responder

    Oi, tenho 14 anos 1,74 63 de cintura, 91 de quadril, alem disso sou fluente em ingles e espanhol, quero muito me tornar modelo, mas não sei por onde começar. Obs: moro em SP capital.

    • Dilson Stein 28 novembro, 2017 at 11:45 Responder

      Olá Maria, tudo bem?
      Estaremos em breve na capital de SP realizando a seletiva de modelos:
      14 de dezembro de 2017
      Quinta-feira
      15h ás 20h
      Hotel Holiday Inn
      Rua Prof. Milton Rodrigues, 100 – Parque Anhembi

      Tens como ir?
      Qualquer coisa nos chame no whats 55 9 9630 4359 🙂

  7. Mari 9 dezembro, 2017 at 21:13 Responder

    Oi Dilson!

    Vc indicou a diversas internautas que enviem suas fotos para avaliação.
    Gostaria de saber como devem ser essas fotos. Claro que não serão fotos
    profissionais, mas tem que ser de rosto, meio-corpo, corpo inteiro, frente,
    e/ou perfil?

    Estou pensando em enviar as minhas, como devem ser?

    • Dilson Stein 11 dezembro, 2017 at 08:51 Responder

      Olá Mari, tudo bem? vou enviar um link que te dará acesso a uma página em nosso site, lá você preencherá o que for solicitado e bem abaixo, terá uma parte só para carregar suas fotos e um exemplo de como cada uma deverá ser, é só clicar aqui – http://dilsonstein.com.br/fotos/

      Grande abraço

    • Dilson Stein 12 dezembro, 2017 at 11:45 Responder

      Olá Carol!
      A profissão modelo como qualquer outra exige investimento. Se você sonha em ser médico, jornalista, advogado, por exemplo, precisará investir em uma faculdade, em cursos de especialização. A mesma coisa acontece com quem deseja ser modelo. Você precisa fazer cursos e workshops, sempre buscar estudar e se aprimorar em busca de conhecimento. Nós iremos lhe auxiliar a trilhar o melhor caminho, orientando e encaminhando as melhores agências do Brasil.

  8. Lorraine Cristina 13 dezembro, 2017 at 05:10 Responder

    Olá tudo bem? Então, eu tenho 18 anos e 1,75 de altura, porém sou gordinha mas se eu emagrecer talvez eu poderia ter uma chance de me tornar uma modelo fashion ou comercial?

  9. Marcello Zanetti 13 dezembro, 2017 at 15:18 Responder

    Olá Dilson, tudo bom?!
    Desejo ser modelo comercial, porém tenho 1,76 de altura, isso pode prejudicar no quesito modelo comercial?

    • Dilson Stein 19 dezembro, 2017 at 10:17 Responder

      Olá Marcello,
      No perfil comercial não são exigidos padrões de medidas, somente no modelo fashion, então a sua altura se encaixaria sim ao modelo comercial, pode ficar tranquilo 🙂

Deixe um comentário