Alerta! Veja em que ficar atento ao fazer os primeiros contratos de trabalho como modelo

Contrato de trabalho é coisa séria em qualquer profissão, especialmente na de modelo. Nesse mundo, existem diversas armadilhas montadas por pessoas de má índole que vão atrás de quem tem o sonho de fazer sucesso no mundo da moda.

Por esse motivo, é necessário redobrar a atenção na hora de assinar o contrato de seu filho com alguma agência, para evitar ciladas ou, até mesmo, desentendimentos entre as pessoas envolvidas.

Neste post você vai saber no que prestar atenção ao assinar o primeiro contrato de trabalho como modelo. Acompanhe!

Busque informações sobre a agência

Antes de mais nada, procure saber se a agência que quer contratar seu filho tem boa reputação no mercado. Busque na internet informações a respeito, como outros modelos que ela já representou e se esteve envolvida em algum tipo de escândalo.

Preocupe-se caso você não encontre informações — agências sérias divulgam seus modelos e trabalhos o máximo possível e, portanto, é fácil encontrar material a respeito delas online.

Compreenda o que está escrito no contrato de trabalho

Os contratos são escritos em uma linguagem jurídica que nem sempre é fácil de compreender, mas é fundamental que você tenha ciência de tudo o que está escrito ali e, além disso, concorde com tudo. Se houver qualquer desentendimento no futuro, o que vale é o que está no contrato, por isso é importante saber o que você está assinando.

Então, se você tem dificuldades com a linguagem jurídica, o ideal é levar o contrato para que um advogado o leia e “traduza” para o seu entendimento. Nesse sentido, investir em uma representação jurídica também pode ser importante.

Leia tudo antes de assinar

Mesmo que você tenha levado o contrato para que um advogado o leia, na hora de assiná-lo leia-o todo novamente, conferindo se todos os itens combinados estão ali. Apenas assine quando ele estiver perfeito.

Não aceite assinar documentos rasurados, com dados errados ou espaços em branco — em que possa ser incluído conteúdo posteriormente, por exemplo. Além disso, mantenha uma via desse contrato com você, devidamente assinado.

Preste atenção em detalhes importantes

Alguns detalhes são extremamente importantes para conferir na hora de assinar um contrato de trabalho, por isso, preparamos uma lista que você pode usar para fazer a sua conferência. Observe:

  • se seus dados e os do seu filho estão corretos, como nome, endereço e números de documentos;

  • se os valores, prazos, direitos e deveres estão de acordo com o que foi previamente combinado;

  • se o documento está perfeito, sem rasuras ou espaços em branco;

  • se informações a respeito de rescisão, como procedimento e possíveis multas, estão claras e você está de acordo;

  • se o espaço para as assinaturas não está isolado em uma folha solta. A página que você vai assinar deve ter conteúdo relevante, que conecte essa página às outras do contrato, de forma que não seja possível apenas incluir sua assinatura no final de um contrato diferente.

Além de observar esses detalhes, alguns cuidados também são essenciais:

  • rubrique todas as páginas do contrato, não assine apenas no final. Isso indica que você leu e está de acordo com o conteúdo de cada página;

  • exija testemunhas na hora de firmar o contrato. Todos os contratos possuem espaço para a assinatura de, no mínimo, duas testemunhas. Isso é fundamental caso haja alguma ação jurídica.

Prestar atenção a esses detalhes na hora de assinar o contrato de trabalho de seu filho é fundamental para garantir um início de carreira seguro e promissor. Nenhuma agência idônea vai se incomodar se você pedir para ler o contrato ou mostrá-lo a um advogado, por exemplo. Por isso, se você se sentiu constrangida a não fazer isso em alguma agência, abra o olho — ela pode estar tentando esconder alguma coisa.

A segurança do seu filho deve estar em primeiro lugar! Para continuar recebendo dicas sobre como iniciar uma carreira de modelo de forma segura, assine a nossa newsletter.

Deixe um comentário