Casting: quais são as etapas de um processo para seleção de modelos?

Quem tem o forte desejo de trabalhar no mundo da moda deve saber que não é fácil o caminho rumo ao sucesso. Para conquistar os jobs e se destacar da concorrência, é preciso saber como arrasar em cada seleção de modelos.

Neste texto, explicaremos como funcionam os castings e como você deve se preparar para conquistar as melhores oportunidades de fotos, desfiles e comerciais. Confira!

Primeira etapa: definição de perfil

O primeiro passo da seleção de modelos é feito pela marca ou empresa que vai oferecer o trabalho. Por exemplo: uma grife de jeans lançará novo catálogo de produtos.

Ela, então, elabora perfis desejados, estipulando etnia, estilos ou características especiais e os apresenta às agências com as quais tem contato.

Seu papel aqui é procurar uma empresa de confiança e alta qualidade, garantindo que você esteja mais próximo das melhores oportunidades que o mercado oferece.

Segunda etapa: avaliação presencial

Seu perfil foi escolhido? Maravilha! Agora é o momento em que pode garantir a sua contratação! A agência vai repassar para você as informações sobre o casting, como quem é o cliente, qual o job e onde e quando haverá a seleção. Anote tudo com cuidado, para não esquecer nada, pois não há segunda chance nessa hora. Evite desperdiçar uma oportunidade por ter esquecido de levar seu composite, por exemplo.

Lembre-se de usar roupa básica e neutra (camiseta e calça jeans são uma ótima opção), salto alto simples — para as mulheres — e maquiagem básica.

Não deixe de se preparar para uma entrevista, passando seus dados básicos (como medidas e número de sapato) com muita confiança e naturalidade. Olhe as pessoas presentes nos olhos enquanto responder e as cumprimente assim que entrar na sala, sem desviar o olhar e com um sorriso cativante.

Terceira etapa: seleção e entrevista

Dependendo da situação, durante uma seleção de modelos, é possível que sejam feitas solicitações especiais. Se for um desfile de roupas de banho, pode ser que já tirem alguma imagem de prova com um biquíni ou que perguntem sobre tatuagens e cicatrizes pelo corpo. Isso é normal, para evitar transtornos futuros. A honestidade é sempre a melhor saída.

Se for solicitado um vídeo ou foto, concentre-se, respire fundo e mantenha a calma. Obedeça as instruções da equipe e tente executá-las com perfeição. Por isso, a formação e os cursos específicos são importantes para a carreira; eles ajudam você a se preparar para situações cotidianas da profissão de modelo.

Quarta etapa: divulgação de resultados

Agora que você já ofereceu o seu melhor na terceira etapa da seleção de modelos, a última parte é aguardar pelos resultados. É possível que, dependendo do trabalho, eles demorem um pouco para serem divulgados. Normalmente, recrutadores informam apenas o resultado da seleção sem muito feedback (dicas para você melhorar). Se o retorno for positivo, agora é hora de comemorar — e se preparar para executar o trabalho com excelência!

Porém, se a resposta for negativa, nada de abaixar a cabeça. A carreira de modelo é difícil, e as negativas, uma constante. Agora é hora de avaliar sua participação para melhorar nas próximas oportunidades.

Esperamos que tenha ficado claro para você como funciona um casting e que você se sinta preparado para arrasar na próxima seleção de modelos.

Se você precisa de ajuda para realizar seu sonho de seguir a carreira nas passarelas e revistas pelo mundo afora, entre em contato conosco da Dilson Stein e descubra o que podemos fazer para ajudar nessa jornada rumo ao sucesso!

Deixe um comentário