Como conciliar os estudos com as atividades extracurriculares?

É cada vez mais comum ver jovens buscando atividades extracurriculares para preencher seu tempo livre com outras coisas de seu interesse. Entre ela podem estar: algum outro curso que você queira realizar para aprender algo novo ou se especializar em alguma área, atividades livres, como praticar um esporte, tocar um instrumento musical ou, ainda, trabalhar para se iniciar na vida profissional.

Sejam quais forem as suas atividades extracurriculares, depois de um tempo, você perceberá que estudar e ainda realizar outras tarefas pode deixar sua rotina bem corrida, fazendo você perder o controle se não tiver uma boa administração do seu dia.

Por isso, continue a sua leitura e confira agora o post que preparamos com dicas para conciliar perfeitamente seus estudos com as atividades extracurriculares!

Tenha uma agenda — e deixe ela organizada!

A primeira coisa que você precisa para conseguir administrar bem o seu tempo e dar conta de todas as suas tarefas do dia a dia é ter uma agenda e, ainda mais importante, mantê-la sempre organizada!

Anote as datas importantes de atividades no colégio — como provas e entregas de trabalhos, por exemplo —, horários de estudo, os períodos em que você realiza suas atividades extracurriculares. Além disso, estabeleça um tempo estimado para seus compromissos e tente cumpri-lo. Você pode ir mais além e agendar também seus horários de lazer, para dormir, para intervalos etc.

Depois de criar sua agenda e deixá-la organizada (se não você poderá facilmente se perder em seus compromissos), é muito importante seguir o que você propôs.

Aprenda a definir prioridades

Saber definir prioridades é algo essencial na vida de todos nós e, se você não sabe fazer isso, essa é uma boa hora para aprender. É preciso compreender que nem tudo o que é urgente é realmente importante e nem tudo aquilo que é importante é urgente. Se você sair colocando todas atividades possíveis na sua agenda e tentar realizá-las com urgência, uma hora estará esgotado.

Por isso, em alguns momentos, ao conciliar seus estudos e suas atividades extracurriculares, será preciso renunciar a algumas tarefas para se dedicar a outras. Quando precisar decidir entre o que fazer e do que abrir mão, pense naquilo que mais lhe trará resultados e que mais tem a ver com as suas metas: isso é o que você deve priorizar.

Tome cuidado com o excesso de atividades

O dia tem só 24 horas e a semana apenas 7 dias. Não adianta querer se comprometer com tantas atividades quanto você possa dar conta. É comum nos sentirmos empolgados, com vontade de fazer logo um determinado curso, aprender quanto antes a tocar um instrumento ou começar logo a trabalhar.

Mas pare e pense: essa atividade, o esforço e o tempo que ela exige, se encaixam na sua rotina atual? Você não acabará se sobrecarregando?

Veja bem, não adianta forçar a barra e encaixar mais uma atividade na sua rotina se for pra lhe deixar cansado e diminuir seu desempenho nas demais atividades. Nesse caso, espere um pouco e, assim que começar a abrir espaço na sua agenda, inclua essa atividade.

Cuide da sua saúde o tempo todo

Sim, o tempo todo, inclusive enquanto você estiver dormindo! Nada de passar noites em claro ou pular refeições para conseguir arrumar um tempinho extra para realizar alguma atividade. Sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar, então, não faça nada que arrisque comprometê-la.

Até porque, se sua saúde não estiver indo bem, como você vai ter disposição, força, ânimo e tudo o mais para realizar suas atividades? A falta de sono e má alimentação podem ser grandes vilões nos seus estudos, no seu trabalho, nas suas demais atividades, enfim, em toda a sua vida! Por isso, cuide muito bem da sua saúde, durma bem e se alimente corretamente.

Conciliar os estudos com trabalho ou com outras atividades extracurriculares pode ser bem desafiador, por isso, é importante estar bem preparado. Essas dicas são o ponto inicial para você sobreviver bem a esse desafio! Quer conferir outras indicações? Então siga-nos nas redes sociais, Facebook e Instagram e não perca mais nenhuma novidade!

Deixe um comentário