Como escolher os melhores acessórios para fotos

Ao se preparar para serem fotografadas, a grande maioria das pessoas pensam na maquiagem, nos looks, no cenário e nas diversas poses que vão fazer, não é mesmo? Contudo, se esquecem de um detalhe crucial: os acessórios para fotos.

Afinal, do mesmo jeito que eles podem complementar a produção e proporcionar um ótimo resultado, é possível que coloquem tudo a perder quando mal escolhidos — gerando imagens sobrecarregadas e sem equilíbrio.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas básicas — porém, essenciais — que vão ajudar você no momento de decidir quais deles devem ser acrescentados ou não no seu visual. Acompanhe!

Cuide com a quantidade de acessórios

A primeira dica é bastante simples: preste atenção na quantidade de acessórios. Isso porque, devido à indecisão na hora de escolher quais itens usar, muitas pessoas acabam não abrindo mão de nenhum. Daí já viu: ficam com a produção poluída visualmente e as fotos repletas de informação, principalmente quando o cenário é ao ar livre e conta com muitos elementos que se destacam.

Portanto, tenha equilíbrio! Pense duas, três ou quantas vezes for preciso antes de colocar o óculos, a bolsa, o chapéu, o lenço, o colar, a pulseira, o brinco e o cinto ao mesmo tempo. É possível fazer belas combinações entre eles, harmonizando suas cores e tamanhos, mas é importante ter cuidado para não sobrecarregar a foto.

Além disso, manter uma boa postura e garantir uma pose de excelência durante o ensaio quando se tem diversos acessórios é mais difícil, já que muitos deles podem pesar ou atrapalhar sua movimentação entre os cliques.

É importante ter em mente, também, que o olhar do fotógrafo é muito significativo nessa hora, pois ele pode identificar aquilo que é exagero e você nem percebeu. Por isso, aproveite o início da sessão para tirar suas dúvidas com ele, conversar sobre as composições que você imaginou e escutar a opinião de um profissional.

Assim, é possível montar um belo ensaio, voltado para sua personalidade e desejos próprios. Isso garante que as fotos exprimam quem você é, passando uma imagem de confiança e segurança para quem está analisando-as.

Mas, então, quais são os melhores acessórios para fotos e como combiná-los de forma harmônica e equilibrada? A seguir, você pode conferir os principais objetos que não podem faltar no seu ensaio.

Chapéus

Os chapéus são itens dinâmicos dentro da moda. Constantemente, eles voltam às vitrines para compor looks incríveis e marcar um estilo próprio. Capazes de passar um ar tanto de mistério quanto de elegância, eles podem ser a alternativa ideal para transformar o seu ensaio.

Por ser um elemento que chama muito a atenção, é importante manter um visual mais neutro e simples, utilizando roupas lisas e fazendo uma pequena sobreposição entre as peças, como uma saia de cintura alta, combinando com uma blusa simples e uma jaqueta para finalizar.

Pulseiras

Existem duas alternativas para utilizar pulseiras no seu ensaio: coloridas, para chamar a atenção; e simples, para dar um detalhe a mais no look. Caso você queira destacá-las e investir nas coloridas, é importante que a tonalidade escolhida esteja de acordo com o resto do visual.

Por exemplo, se as suas roupas seguem as cores branco, verde e rosa, como um vestido floral, necessariamente a pulseira precisa seguir ou a tonalidade verde ou a rosa, para deixar o visual harmônico e não prejudicar o andamento das fotos.

Agora, se você deseja utilizar pulseiras pequenas, apenas para detalhar suas imagens, o ideal é escolhê-las de acordo com os outros acessórios para fotos que você está utilizando, como os brincos e o colar, para que os elementos dialoguem entre si.

Colares

Não podemos negar que o colar é um dos acessórios que mais traz charme e beleza durante uma sessão fotográfica. Isso porque ele consegue transmitir a personalidade da modelo com bastante facilidade, evidenciando o seu estilo.

A dica de ouro para combiná-lo com as roupas e não sobrecarregar as imagens é bastante simples: seguir o estilo de decote da blusa. Por exemplo, se as suas roupas tendem a apresentar decotes gola-barco, o ideal é investir em colares maiores com um pingente no final, podendo chegar até a altura da boca do estômago.

Já peças moldadas em gola U combinam muito bem com colares que seguem seu mesmo modelo e tamanho, quase como se fizesse parte da blusa. Assim, dê preferência aos redondos com mais detalhes, sobretudo se o seu look for mais simples e seguir tonalidades neutras.

Acessórios de cabelo

Por fim, outro elemento que não pode faltar na sua sessão é o acessório para cabelo. Atualmente, ele voltou para as vitrines e está sendo amplamente utilizado em todos os cantos do mundo.

Você pode utilizar laços, tiaras, faixas, elásticos detalhados, arcos e presilhas, desde que combine com o resto do look. Assim, se suas fotos são mais sérias e seguem um estilo minimalista, um laço grande não ficaria harmônico, certo? O ideal seria investir em uma pequena presilha que não se destaque muito.

Evite peças que chamem mais atenção do que você

Você já deve ter percebido que a palavra-chave que orienta a utilização de acessórios da maneira certa nos ensaios fotográficos é o equilíbrio, não é mesmo? Justamente por isso, é fundamental não cair na armadilha de usar uma peça chamativa na hora de fazer novas fotos.

Afinal de contas, é você quem deve brilhar nas imagens, não o acessório. Nesse sentido, redobre a atenção e evite aqueles com cores vibrantes, formatos demasiadamente grandes e um caimento não proporcional ao seu corpo, ficando apertado ou frouxo, por exemplo.

Realce suas características físicas

Outra dica importante sobre acessório para fotos é saber usá-los ao seu favor e, com isso, realçar suas características físicas. Por exemplo, se você tem o pescoço mais alongado, uma boa sugestão é usar um maxi brinco — que tira o foco dessa região e valoriza o rosto, principalmente o maxilar.

Já para quem tem mãos pequenas, o ideal é usar anéis minimalistas, sem pedrarias ou adornos volumosos, que destacam os dedos e tornam eles visualmente maiores.

Aqui, a dica de conversar com o fotógrafo também é interessante, já que ele pode encontrar um bom ângulo que favoreça suas características físicas, levando em conta os acessórios para fotos que você escolheu.

Mostre que você entende de moda

Por último, não tenha medo de mostrar que você conhece a moda, optando por itens que estão em alta no mundo fashion e que são versáteis, permitindo a combinação com diferentes looks; ou, ainda, que ajudem a fazer referência ao estilo do ensaio fotográfico que está realizando, independentemente de ele ser retrô, étnico ou futurista.

Para isso, vale a pena conferir blogs, sites, redes sociais para pesquisar diversas referências desse universo e identificar quais são os elementos que realmente combinam com o seu estilo. Assim, você consegue montar composições incríveis e garante fotos impecáveis.

Você percebeu como escolher os melhores acessórios para fotos não é tão difícil assim? Seguindo as nossas dicas, é possível imagens não apenas mais bonitas, mas, principalmente, bem produzidas e com uma composição que valoriza o seu corpo! Lembre-se de evitar aqueles itens volumosos e preferir os objetos que realmente combinam com o seu estilo, ok?

O que achou do nosso artigo? Aproveite para continuar lendo sobre o assunto e descubra como sorrir naturalmente durante o seu ensaio!

Deixe um comentário