Descubra quais são os principais requisitos para ser modelo

Para conquistar nossos objetivos de vida, precisamos saber quais as condições necessárias para completar a jornada. Você, por exemplo, que sonha em seguir carreira no mundo da moda, sabe quais são os requisitos para ser modelo?

Continue a leitura, descubra agora quais os perfis buscados nas principais áreas de atuação e saiba como encontrar as melhores oportunidades para você!

Carreira de modelo: cada área, um perfil diferente

Muitas pessoas generalizam quando pensam no perfil do modelo profissional: pessoas muito altas e muito magras. Porém, essa informação é restritiva demais e não representa a diversidade dos mercados e áreas possíveis.

Não existe lugar apenas para os modelos de passarela. Na verdade, é possível trabalhar em diferentes áreas e mídias (fotos, televisão, publicidade), que são menos exigentes no que diz respeito a peso e altura. Ou seja: mesmo que não se enquadre no padrão do mercado fashion, isso não quer dizer que você não tenha os requisitos para ser modelo.

Requisitos para ser modelo: conheça os principais mercados

Tudo é uma questão de especialização. Para construir a sua carreira e ter sucesso, é preciso conhecer as áreas de atuação possíveis, descobrir quais as melhores para seu tipo físico e exigências para correr atrás do sonho.

Separamos, a seguir, os requisitos para ser modelo nos principais mercados:

Modelo fotográfico

Esse é um segmento bastantes interessante para quem deseja variedade na carreira. Modelos fotográficos trabalham com meios impressos (revistas, catálogos), digitais (sites, anúncios) e audiovisuais (comerciais e campanhas). O mercado está sempre aberto a receber diferentes perfis e costuma ser menos exigente quanto às medidas.

Só que, para estar aberto às diversas oportunidades, o treinamento e desenvolvimento também precisam ser cuidadosos. É preciso saber como tirar fotos, atuar e cuidar da fala e interpretação. Quanto mais versátil, melhores as chances de trabalho e de sucesso profissional!

Modelo mirim

Os pequenos também têm espaço. Modelos mirins (mercados kids e teen) têm requisitos e áreas de mercado bastante parecidos com os de modelos fotográficos. A diferença é que, aqui, a presença dos responsáveis é fundamental, seja para participar dos castings, seja para ajudar a desenvolver as habilidades, seja para equilibrar vida, estudos e trabalho.

Modelo de passarela

Também conhecido como modelo fashion, essa é a profissão em que, usualmente, todo mundo pensa quando a palavra “modelo” é mencionada: o trabalho nas passarelas, desfilando para diferentes grifes nas semanas de moda de Nova Iorque, Paris e Milão.

Os requisitos para esse mercado estão principalmente nas medidas, pois são como manequins vivos em uma vitrine animada. Quanto mais curvas, mais a atenção é voltada para o corpo da modelo e não para as roupas apresentadas.

O cuidado está em equilibrar saúde, bem-estar e dieta para permanecer dentro dos padrões exigidos e aguentar o pique das viagens e a correria sem ficar doente.

Modelo plus size

Esse é um mercado que vem ganhando força. É crescente a demanda por apresentar roupas em diferentes tamanhos, para um público que também merece ser incluído no universo da moda e tendências.

Mas é preciso atenção às exigências: o padrão de altura é de 1,60 a 1,90 m, a média de manequins é do 46 ao 52 e é preciso ter um corpo proporcional (cintura fina, quadris e seios fartos). Cuidados com a pele são igualmente fundamentais, bem como dieta e saúde em dia. A ideia é abraçar a diversidade, e não fazer apologia à obesidade ou ao descuido com nosso corpo.

Direcionamento de carreira: fundamental para o sucesso

Para poder seguir carreira e se tornar um modelo de sucesso, independentemente de sua área ou perfil, não se esqueça do direcionamento de carreira. Busque uma agência de qualidade e solidez no mercado, que ajude você a enxergar seu potencial.

Ela vai apresentar propostas baseadas nos seus desejos e perfil, ajudando na construção de uma carreira promissora e duradoura.

Gostou de saber os principais requisitos para ser modelo? Esperamos que sim. A carreira tem diversas exigências, mas as recompensas para quem trabalha com afinco e dedicação também são muitas!

Quer ser modelo e não sabe por onde começar? Entre em contato com a Dilson Stein e dê os primeiros passos para conquistar seu sonho!

16 comentários

  1. J. Arruda 18 novembro, 2018 at 02:14 Responder

    Oi! Sou de Belo Horizonte (MG), tenho 38 anos (mas pareço irmã do meu filho, rs), sou alta, pele clara (e bem cuidada, nenhuma marquinha), dentes bonitos, esbelta e tenho cabelos cacheados super bem tratados. As pessoas sempre me dizem que sou muito bonita e estilosa, então perguntei ao Google como ser modelo e cá estou, em busca de informações. Não tenho medidas para passarela, mas fotografo bem. Será que tenho chances? Como saber? Obrigada!

    • Dilson Stein 29 janeiro, 2019 at 11:29 Responder

      Olá, tudo bem?
      A profissão modelo como qualquer outra exige investimento. Se você sonha em ser médico, jornalista, advogado, por exemplo, precisará investir em uma faculdade, em cursos de especialização. A mesma coisa acontece com quem deseja ser modelo. Você precisa fazer cursos e workshops, sempre buscar estudar e se aprimorar em busca de conhecimento. Nós iremos lhe auxiliar a trilhar o melhor caminho, orientando e encaminhando as melhores agências do Brasil.

  2. Vanderli 13 janeiro, 2019 at 20:16 Responder

    Olá td bem? Sou pai de uma linda moca ,vai compketar 20 anos;quando ela estava com 16 anos apareceram uns olheiros da moda em busca de novos talentos e ela foi escolhida ,porém, queriam leva_la pra São Paulo,na época não autorizei que ela fosse,pois não tinha quem a acompanhasse ,hoje entretanto não haveria este problema,pois ela já é de maior.Ela ainda sonha ser modelo e creio que ela tem talento.Como faço pra ajuda_la a realizar seu sonho?

  3. Lucia 21 janeiro, 2019 at 19:42 Responder

    Olá, sou de Tiradentes!!
    Tenho uma menina de 11 anos, queria saber como faço para mandar fotos pra sua agência.
    É qual seria a mais perto?

  4. Beatriz cardoso 22 janeiro, 2019 at 01:26 Responder

    Ola. Meu nome é beatriz tenho 15 anos. Meu sonho sempre foi ser modelo. Mas nao tenho poste para desfilar. Porem todos dizem que sou bastante fotogenica. Tenho chance?

  5. Samile 4 fevereiro, 2019 at 13:16 Responder

    Oii meu nome é samile tenho 16 anos sou morena tenho uma pele bem assentada fotógrafo super bem e tenho um book profissional estudo muito pra ser modelo desde meus 13 anos até hj estudo eu malhor tenho um 1,66 ,Número pra contato (79) 998507408

  6. Ariane regina 20 fevereiro, 2019 at 17:16 Responder

    Olá !! Tenho 22 anos sou formada em pedagogia,mais sempre gostei das fotos… meus pais sempre disseram que isso não da em nada… gostaria de correr atrás desse meu sonho!!!!

Deixe um comentário