Diferenças entre os mercados fashion e comercial

A maioria dos jovens que sonha com a carreira de modelo, deseja entrar para o mercado fashion e brilhar nas passarelas. Ainda são poucos os que buscam a profissão, querendo trabalhar como modelo comercial. E muitos ainda não sabem as diferenças entre estes dois mercados, que são bem distintas. E se você não sabe quais são essas diferenças, continue conosco que vamos te contar!

Diferenças entre os mercados

A principal diferença entre os dois é que mercado fashion tem exigências em relação a altura e medidas, coisa que não acontece no comercial. Para poder subir nas passarelas nacionais e internacionais as meninas precisam ter pelo menos 1,75m de altura e no máximo 89cm de quadril, e os meninos precisam ter no mínimo 1,85m de altura. Claro que podem haver algumas exceções, mas o mercado costuma ser bastante rigoroso.

Já para o mercado comercial essa exigência quanto às medidas não existe e os perfis podem ser bastante variados. Para este mercado é preciso ter pele e cabelos bem cuidados, medidas harmoniosas e ser fotogênico. Há espaço para muitas pessoas, das mais diversas idades e com os mais variados perfis.

Outra diferença importante sobre estes dois mercados e que muitos não sabem, é que o comercial é muito mais rentável financeiramente que o fashion. Ou seja, os modelos fotográficos costumam ganhar muito mais do que aqueles que sobem nas passarelas. Apesar de todo o glamour dos grandes desfiles, a remuneração, principalmente para quem está iniciando na carreira, não costuma ser muito alta. Já para uma campanha de shampoo, por exemplo, o modelo receberá um cachê muito maior, pois ela será veiculada em diversos meios, e ficará no ar por um tempo muito mais longo do que um desfile.

E muitos modelos ainda conseguem transitar facilmente pelos dois mercados como é o caso das nossas tops Carol Trentini, Alessandra Ambrósio e Gisele Bündchen, brilhando tanto nas passarelas, como em campanhas e comerciais de TV. Portanto se você não tem altura para o mercado fashion, não desista do seu sonho, pois com a ajuda dos profissionais certos, você poderá alcançar o sucesso como modelo fotográfico.

Quer saber mais sobre a profissão modelo e receber dicas para ter sucesso no mundo da moda? Então assine nossa newsletter e nos acompanhe no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário