Digital influencers: entenda a importância para o mercado da moda

Quem acompanhou a história e a evolução dos ditos digital influencers desde o início talvez não tivesse imaginado o quão prestigiadas essas pessoas se tornariam um dia. Em uma pesquisa feita pela Nielsen, nos EUA, estimou-se que 66% dos consumidores confiam em opiniões divulgadas on-line.

E é claro que essas mudanças no comportamento de compra interferiria na moda como um todo, tanto no processo de criação das coleções quanto nas campanhas e táticas de divulgação dos desfiles.

Mas como exatamente os digital influencers acabam inspirando estilistas e ganhando importância dentro do mundo da moda? Se você quer descobrir, continue a leitura!

Quem são os digital influencers?

Digital influencer é uma pessoa que, por meio de uma rede social, compartilha dicas e informações sobre um ou mais assuntos. Porém, para ser considerado um influencer, é preciso que essa pessoa realmente consiga convencer seus seguidores e impactar suas vidas, gerando o famoso engajamento.

O engajamento acontece quando os seguidores de um digital influencer curtem, comentam ou compartilham uma publicação, gerando mais visibilidade para ele dentro de uma rede social ou da internet.

Isso que dizer que ser um influencer vai muito além de acumular centenas de seguidores. É preciso que aquelas pessoas sejam fiéis ao perfil. Quanto mais engajamento gerar, mais as pessoas são influenciadas e mais visibilidade se ganha.

Qual a importância deles para a moda?

Uma grife, assim como qualquer marca, tem uma personalidade, como se fosse uma pessoa. Essa personalidade tem valores, princípios e sempre age de acordo com eles.

Assim como uma pessoa, uma marca precisa estar por dentro de tudo o que acontece no mundo: movimentos culturais, crises políticas, avanços tecnológicos e assim por diante.

Todas essas informações servem de parâmetro e inspiração para que uma coleção seja criada. Soma-se a cultura da grife com as tendências do mundo. Assim, fica muito mais fácil gerar o tal engajamento — sim, as marcas também precisam dele!

Os digital influencers fazem parte das tendências que acontecem no mundo e ganham muito destaque por terem mudado o comportamento e a rotina das pessoas. Só por isso eles já estariam na mira dos pesquisadores de tendência.

Mas existe um outro motivo pelo qual influencers são tão importantes na moda: eles são capazes de atrair novos fãs para uma marca. E, convenhamos, maioria das coisas que uma digital influencer de moda usa vira febre, não é mesmo?

Para se ter uma ideia, atualmente, a grife Saint Laurent tem quatro milhões de seguidores no Instagram, enquanto Chiara Ferragni, a blogueira de moda mais poderosa do mundo, tem 12,6 milhões.

Por que influenciam tanto?

Não é de hoje que o marketing sabe que pessoas engajam mais que marcas. Você pode até ser bem fiel àquele All Star que adora e sempre comprar ele de novo quando o seu não está mais em condições, mas é fato que você vai acompanhar sua influencer preferida sempre que ela fizer uma postagem e essa será uma experiência bem mais marcante para seu cérebro.

Pessoas se identificam com pessoas de forma mais natural. Pessoas dividem opiniões, sentimentos, experiências ou dicas que também fazem parte do cotidiano de outras. É como se elas fossem amigas.

Quem acha que todo o sucesso dos digital influencers é passageiro está enganado. Eles vieram para ficar, crescer e inovar cada vez mais. A moda agradece, afinal, todos eles são fonte de inspiração e parceria.

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