Entenda a importância de falar inglês fluentemente para ter sucesso na carreira

inglês fluente é uma habilidade que pode fazer toda diferença na sua carreira profissional. Faça uma experiência: entre nos sites de grandes empresas e verá que, entre as vagas abertas, muitas delas (ou quase todas) exigem inglês fluente ou avançado. Há muitos anos, falar inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser requisito para contratação.

Confira neste post as razões para essa mudança e a importância que falar inglês fluentemente pode ter para o sucesso da sua carreira:

Globalização

Vivemos em um mundo globalizado. Isso significa, entre outras coisas, que as empresas realizam negócios com outras empresas que têm sedes e filiais no mundo todo. O contato entre elas se dá, principalmente, em inglês.

Isso é algo que qualquer pessoa pode observar quando está no exterior: sempre que pessoas de países diferentes estão em contato, em geral, se comunicarão em inglês.

Grandes empresas

E quais as vantagens de trabalhar para uma grande empresa com sede no exterior, por exemplo? Muitas! As grandes organizações, muitas vezes, oferecem benefícios e condições de trabalho bem mais interessantes do que as pequenas empresas. Determinados ramos de negócios, como a indústria, ganham lucratividade quando atuam em grande escala. Isso faz com que seja possível que grandes empresas ofereçam licenças-maternidade mais longas, melhores planos de saúde e planos odontológicos e programas de educação continuada, por exemplo.

Além disso, grandes empresas podem oferecer mais oportunidades para profissionais que almejam crescer na carreira: ou seja, ter mais responsabilidades e também um melhor salário.

Muitos motivos fazem com que as empresas prefiram contratar pessoas fluente em inglês. Eventualmente, elas podem considerar necessário que seus funcionários tenham contato por telefone ou pessoalmente com corporações de outros países. Nesse caso, as empresas vão selecionar funcionários que consideram estratégicos para esse relacionamento.

Mas também é importante que o funcionário selecionado tenha condições de conversar e fazer uma apresentação em inglês, por exemplo, sem grandes dificuldades. É por isso que 80% dos diretores de RH afirmam que a fluência em inglês é importante para os negócios.

Nível cultural

Além disso, falar inglês com fluência é indicador de um nível cultural maior, o que também é levado em conta por empresas na hora da contratação.

O inglês é uma ferramenta muito útil na hora de estudar e de pesquisar conteúdos. Procure livros sobre engenharia: muitos só estão disponíveis em inglês. Bons conteúdos sobre marketing: o original, muitas vezes, é em inglês e a versão traduzida só chega ao mercado brasileiro meses depois.

Isso vale até mesmo para técnicas de gestão. A Revista Exame destacou que um bom nível de inglês expande o horizonte na hora de pesquisar, por exemplo, “como alavancar resultados”. Essa frase tem cerca de 2 milhões de resultados em português, mas “how to leverage results” tem mais de 50 milhões de resultados disponíveis.

A quantidade e qualidade dos materiais muda consideravelmente. Ou seja, o mundo é maior para quem tem menos barreiras de comunicação.

Capacidade cognitiva

Ainda segundo a Revista Exame, outro fator levado em conta nas seleções para vagas é que quanto mais uma pessoa aprende, mais seu cérebro refina sua capacidade lógica, de dedução, de realizar conexões entre informações e, por fim, de aprender mais.

Cada parte do cérebro atua em uma determinada especialidade: o processamento de imagens é feito pela parte posterior; as partes laterais reagem ao aprendizado auditivo; e assim por diante. Para aprender um novo idioma, usamos todas as áreas do cérebro e aumentamos nossa capacidade de aprender.

Gostou das nossas dicas sobre a importância do inglês fluente? Então siga-nos no Facebook e acompanhe nossas postagens com mais dicas e novidades!

Deixe um comentário