Habilidades sociais em crianças: descubra como desenvolvê-las

Você alguma vez já se perguntou como as habilidades sociais em crianças são desenvolvidas? Ao longo do seu crescimento, podemos ver adolescentes mais sociáveis, empáticos e extrovertidos do que outros. Isso acontece justamente em função das aptidões que cada criança aprendeu durante o seu desenvolvimento.

Assim, saber como estimular essas capacidades a fim de promover uma boa sociabilidade é fundamental para garantir mais segurança e qualidade de vida ao seu filho. Por isso, nós desenvolvemos este post que vai ajudá-lo a incentivar da maneira certa as habilidades sociais das suas crianças. Boa leitura!

Crie uma linguagem social

Ter uma linguagem social é um desafio para todos, não só para os pequenos. Quando encontramos alguma criança respondendo de forma ríspida, ou sendo rígida e crítica com outro colega, por exemplo, percebemos que falta algum direcionamento em relação ao tipo de linguagem que deve ser utilizado durante uma discussão.

Quando isso acontecer com o seu filho, seja ele quem fala de forma grosseira ou quem escuta algum desaforo, é importante promover uma conversa e ver o que ele pensa e sente sobre o assunto, ajudando-o a colocar em palavras as suas emoções para não machucar as outras pessoas.

Valorize os esforços da criança

Da mesma forma que nós gostaríamos que nossos esforços fossem valorizados, as crianças também sentem essa mesma necessidade. Isso porque, durante o processo de desenvolvimento, elas ainda estão encontrando recursos para lidar com suas dificuldades, dando o seu melhor em todos os aspectos.

Nesse sentido, reconhecer o esforço que o seu filho fez diante de um problema grande para ele é uma excelente forma de demonstrar amor e carinho. Isso o auxilia a criar a habilidade social de empatia e de solução de problemas interpessoais.

Dedique um tempo ao seu filho

Não é nenhum mistério que as crianças precisam de atenção. Assim, durante o seu crescimento, elas encontram formas de atrair o olhar dos pais para suas atitudes. Quando você dedica um tempo de qualidade para seu filho, escutando tudo o que ele tem para contar, você estimula de maneira genuína a empatia, a confiança e a colaboração.

Assim, é mostrada para o seu filho a importância de cuidar dos outros e de reconhecer o esforço de quem escuta e está presente no momento. Além disso, todo esse processo pode ser utilizado para conversar sobre as próprias habilidades sociais e permitir que a criança traga as dificuldades que ela sente em relação a isso.

Deixe a criança interagir

A comunicação é uma das habilidades mais importantes para todos os seres humanos. Saber como conversar com os outros, escutar seus amigos e colegas, expor suas ideias de maneira clara e coerente é imprescindível para sustentar boas relações e situações no futuro.

Contudo, isso só pode ser desenvolvido quando a criança interage com outras pessoas, brincando com seus amigos, criando novas formas de pensar e aprendendo a trabalhar em equipe, explorando suas maneiras de se comunicar.

Aqui, é importante fornecer tempo para que seu filho conheça esses espaços e se sinta à vontade para interagir com os outros. Também é fundamental acompanhá-lo sempre que possível, garantindo sua segurança para que cada vez mais ele desenvolva autonomia para se comunicar de forma independente e autoconfiante.

Ajude-o no desenvolvimento do autocontrole

Você lembra que no início deste artigo comentamos sobre a importância de criar uma linguagem social com a criança para que ela saiba como se comunicar de maneira não violenta? Para que aquela dica seja eficiente, é importante também auxiliar seu filho com seu autocontrole.

Muitas vezes, a raiva, a irritabilidade e a força são válvulas de escape para lidar com as dificuldades infantis. Assim, os filhos apresentam atitudes agressivas e impulsivas diante de situações conflituosas.

Para que isso não aconteça ou seja diminuído, é essencial estimular o autocontrole por meio do autoconhecimento e da autocrítica, sinalizando para a criança os comportamentos que não são legais e colocando limites concretos no seu dia a dia.

Você percebe que quando as habilidades sociais em crianças são bem desenvolvidas, elas tendem a interagir com mais facilidade, respeitar os outros, ter empatia pelos seus sentimentos e encontrar formas eficientes de comunicação? Lembre-se de disponibilizar tempo para seu filho, promover um espaço saudável de diálogo e valorizar seus esforços a fim de garantir um excelente crescimento.

O que achou do nosso artigo? Aproveite para seguir nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter. Não perca nenhuma atualização!

 

Deixe um comentário