Meu filho quer ser modelo, e agora?

“Meu filho quer ser modelo. Como devo proceder?” — eis uma dúvida recorrente para muitos pais. Afinal, eles temem não saber como apoiar e orientar a criança perante os desafios que vão existir na trajetória profissional dela.

Além disso, há o receio de que a garota ou o garoto fique vulnerável às armadilhas de pessoas que querem se aproveitar dos sonhos de quem quer seguir essa carreira. Por esse motivo, reunimos, neste post, alguns passos para garantir o crescimento e o sucesso do filho com segurança e sem sobrecarregá-lo. Acompanhe!

Saiba incentivar o seu filho e identificar quando a escolha pela carreira de modelo é dele

O primeiro passo é, sem dúvidas, ter uma conversa franca com a criança para saber se esse é realmente um desejo dela ou se a escolha pela carreira de modelo tem influência de amigos, conhecidos ou até mesmo sua. Afinal, muitos pais têm participação direta nisso, pois sonham em ver os filhos em campanhas, editoriais, passarelas e afins.

Com isso, acabam embutindo os próprios desejos neles para que sigam a profissão. Portanto, caso você ateste que seu filho, de fato, deseja ser modelo, será o momento de saber incentivar e, principalmente, prepará-lo para lidar com a rotina de trabalho.

Isso porque, embora o ramo seja bastante amplo e com novas oportunidades diárias, sempre existirá a possibilidade de receber um “não” em uma seleção ou teste, por exemplo.

Logo, ajudar a criança a lidar com eventuais rejeições será indispensável para que possa desenvolver uma boa autoestima e, em especial, uma maturidade profissional ímpar desde cedo.

Procure uma agência de modelos de confiança

Feito o passo anterior, será o momento de procurar por uma agência de modelos séria e de credibilidade, que possa orientar e auxiliar não apenas a criança, mas também a você sobre a construção da carreira dela e as especificidades do mercado.

Por isso, é muito importante sentar e conversar com os profissionais que vão ser responsáveis pelo seu filho e se informar sobre como funcionam os castings e as contratações, o percentual de comissão deles, quando fazer book e com que fotógrafo, que aspectos seu filho precisa aprimorar para conquistar mais trabalhos etc.

Justamente por essa razão, evite se deixar levar por pessoas mal-intencionadas que prometem mundos e fundos logo de cara, pois o sucesso e a trajetória profissional são coisas construídas passo a passo, não ocorrem por efeito de mágica.

Ou seja, prefira uma agência que, de fato, já tenha histórico, boa cartela de clientes e seja responsável por lançar grandes nomes no mercado nacional e internacional.

Invista em cursos e oficinas

Fora os workshops e treinamentos que a agência já vai desenvolver com o seu filho, aproveite para investir em mais cursos e oficinas que colaborem para que ele possa aprimorar habilidades que o ajudem a se destacar entre outros modelos. “Como assim?”, você deve estar se perguntando.

Bem, existem diferentes alternativas, como os de maquiagem e cabelo para que ele saiba realçar os traços físicos que possui e facilitar a produção para castings, entrevistas e afins.

Outro exemplo são os de teatro, para que a criança fique mais expressiva, perca a timidez, saiba se comunicar, tenha capacidade de improvisar e desenvolva melhor coordenação motora.

Administre a rotina do seu filho

Por fim, mas não menos importante sobre a questão “meu filho quer ser modelo”, não deixe de administrar a rotina dele com horários estabelecidos para cada atividade.

Isso é algo fundamental para evitar que ele fique imerso em trabalhos e mais trabalhos e acabe tendo o desempenho escolar afetado, seja por estar ausente em sala de aula, seja por não acompanhar as matérias e provas aplicadas no colégio.

Tenha sempre em mente que por mais jovem que ele comece a carreira, é de suma importância que continue se dedicando aos estudos. Quanto mais completa for a formação dele, melhor será para ter uma bagagem cultural e um repertório diferenciados dos demais.

Vale ressaltar que é válido estabelecer horários para o lazer da criança. Afinal, seu filho está em uma fase em que brincar, se divertir com os amigos e ter novas experiências são fundamentais para manter o bem-estar e a qualidade de vida — algo que também impacta na capacidade de socialização e comunicação.

Como você viu, lidar com a situação de “meu filho quer ser modelo” não é motivo para desespero. Ao contrário, com o seu apoio, o devido respeito à fase da vida em que ele se encontra e o auxílio de uma boa agência, a criança vai poder construir uma carreira sólida e se desenvolver cada vez mais na profissão!

E se você gostou do assunto deste post e quer saber mais sobre o mercado da moda, já sabe: assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

 

 

14 comentários

  1. Carla Elizabeth 23 abril, 2017 at 09:58 Responder

    Minha filha tem sonho de ser modelo, 11 anos, raça negra, traços finos, tem postura, muito bonita….tipo Sheron Menezes, Tais Araújo, parece que nasceu para estar nas passarelas… Mas esse meio é difícil, para começar é caro e não temos condições de arcar com tantas despesas. É uma pena! Abrs. 23/04/2017

    • Dilson Stein 24 abril, 2017 at 08:24 Responder

      Oi Carla!
      Ela já fez alguma avaliação com nossa equipe? Nos envie algumas fotos caseiras dela, através da nossa página no Facebook ou site, que iremos avaliar o perfil dela.
      Um abraço!

  2. Isadora Julia da Silva 14 dezembro, 2017 at 18:38 Responder

    Tenho uma filha com 10 que sonha em ser modelo, ela já fez alguns trabalhos aqui em Pernambuco mas o sonho só aumenta cada vez mais. Ela tem postura, elegância, carisma e toda uma delicadeza. Começou a fazer ballet com 5 e faz até hoje.

    • Dilson Stein 22 maio, 2018 at 10:36 Responder

      Olá Anna!
      A Dilson Stein New Models não é uma agência de modelos, somos uma empresa que prepara e encaminha os aspirantes a modelo para as maiores e melhores agências do país.
      Nossa empresa fica em Horizontina-RS e temos equipes que fazem a seletiva em todo Brasil.

  3. Vilneide Gonçalves Sa tanna 1 julho, 2018 at 08:06 Responder

    Bom dia! Tenho uma de 12 anos e o sonho dela é ser modelo , vejo que ela tem perfil devido altura , magra tem a pele clara cabelos cacheados , o nome da minha filha Layra . Moraramos em Domingos Martins Es . As pessoas falam que ela é muito bonita , porque não investe na carreira de modelo , gostaria de mandar algumas fotos pra você avaliar o perfil da Layra ! Muito obrigada aguardo retorno.

Deixe um comentário