Modelo plus size: quais as exigências desse mercado?

Ninguém é igual. São diferentes tons de pele, feições, cores de cabelo e formatos de corpo que representam a diversidade do ser humano. A modelo plus size — depois de muitos anos — vem conquistando o seu lugar no mundo da moda, mostrando como as curvas não precisam competir com a magreza e provando que a beleza existe em diferentes formas.

Só que não basta vestir manequim acima do 44 para fazer uma bela carreira. É preciso conhecer e atender aos requisitos do mercado. Quer saber quais são esses requisitos? Continue a leitura para descobrir!

O crescimento do mercado plus size

A moda está sempre mudando, pronta para atender ao mercado. Basta pensar que, antes dos anos 1990, praticamente não se viam negras nas passarelas e revistas, mas hoje a presença vem se tornando cada vez mais comum — e celebrada!

O mesmo se dá com a modelo plus size. Antigamente, quem vestia acima do 42 precisava se contentar com as poucas opções disponíveis (inclusive nos quesitos lingerie e moda praia). Até mesmo as tendências ignoravam os manequins maiores, reforçando a ideia de que curvas não eram bem-vindas.

Com o tempo, as pessoas começaram a perceber que esse biotipo não era necessariamente uma referência à obesidade e à doença. Na verdade era apenas um formato diferente que precisava de atenção, assim como os magros, com busto grande ou quadril largo, para ser elegante e estiloso.

As lojas, hoje em dia, oferecem seleções cada vez maiores de tamanho e modelagens. Com isso cresceu a necessidade das grifes e marcas encontrarem modelos que possam apresentar os novos looks e representar a beleza o mundo plus size.

As exigências para ser modelo plus size

Mas não adianta pensar que o mercado não tem exigências e qualquer pessoa que vista manequins maiores pode seguir carreira. Na verdade, o processo é bem parecido com o de modelos tradicionais, o que muda são as características. Veja as principais!

Altura

Esta é a maior vantagem que a modelo plus size tem em relação às modelos tradicionais. A altura exigida pelo mercado varia entre 1,65 e 1,90 m, dependendo do tipo de trabalho. As mais altas costumam ser as melhores escolhas para a passarela, mas existe flexibilidade.

Manequim

Embora o plus size se refira aos manequins do 44 ao 62, a maior procura é pelas profissionais que vistam do 46 ao 52. A preocupação é não fazer apologia à obesidade, um distúrbio que — como a anorexia — aumenta o risco de problemas de saúde.

Proporção

Assim como as modelos tradicionais, as plus size devem ter medidas proporcionais e cintura marcada — o famoso corpo de violão.

Aparência

Todas as modelos profissionais devem ter sempre muito cuidado com a aparência. Cabelos sedosos e hidratados, pele lisinha são requisitos fundamentais para cliques ou desfiles. Para quem está começando — ou se sente inseguro — a dica é investir em uma boa consultoria em imagem e no visagismo.

Também vale — muito! — a pena, aprender a se vestir de acordo com o seu biotipo.

Saúde

Vamos abandonar a ideia de que quem veste manequins maiores é fraco e flácido. Corpos sadios e tonificados são essenciais, até para conseguir aguentar o pique e a rotina de trabalhos e castings. O cuidado com a alimentação é igualmente importante, pois a comida é o nosso combustível (quanto melhor a qualidade, menores os problemas).

A importância das referências

Que tal finalizar apresentando algumas das principais modelos plus size da atualidade?

A primeira da lista é Ashley Graham, norte-americana, conhecida como a Gisele Bündchen plus size. Já apareceu nas principais capas de revista, incluindo Vogue, Harper’s Bazaar, Glamour e Elle.

A segunda é Tess Holliday, que além exercer a profissão de modelo é uma ativista em defesa da autoconfiança da mulher.

A última da lista é a brasileira Fluvia Lacerda, que acaba de lançar o livro “Gorda não é palavrão”, no qual conta sua história e ensina outras mulheres a se orgulhar do próprio corpo.

Agora é aproveitar as ferramentas para fazer o seu plano de carreira e se tornar uma modelo plus size, conquistando trabalhos pelo Brasil e — quem sabe? — pelo mundo.

Aproveite sua visita no blog e esclareça os 5 principais mitos sobre o perfil de modelo!

Powered by Rock Convert

10 comentários

  1. Evellyn Oliveira 6 janeiro, 2019 at 13:25 Responder

    Olá sr. Stain! Estou querendo começar uma carreira de modelo Comercial, tenho 13 Anos de idade, peso 35 Kg e tenho 1,64 de Altura, será que seria possível ? Como faço para enviar fotos e etc?

  2. Edivania Gonçalves 24 março, 2019 at 12:36 Responder

    Olá sou uma jovem que tem um sonho de ser modelo e a capacidade de conseguir minha altura é 1,63 peso 45 quilos cabelos ruivos e cacheados tom de pele amarela e olhos claros como faço pra conseguir mim escrever e mandar algumas fotos

  3. Ayla Li 17 abril, 2019 at 05:33 Responder

    Meninas, por favor, não mandem fotos para estranhos! Muito menos por mídias como whats app! Sejam espertas e procurem um contato profissional (com site, endereço, CNPJ e coisas assim)
    Sempre façam tudo acompanhada de um responsável. Se for menor de idade, sempre esteja acompanhada pelos pais ou tutor. Se for maior de idade, traga um amigo ou parente.

    • Dilson Stein 22 abril, 2019 at 15:22 Responder

      Olá Ayla, tudo bem?
      Concordo com você em partes.
      Sempre precisamos ter cuidado para onde enviar fotos, e com quem participar, onde investir, enfim..
      Mas a parte do whatsapp discordo.. atualmente tudo é feito praticamente via whats, redes sociais, aplicativos.. é o mundo atual e temos que nos adaptar.
      São poucas pessoas que ainda mexem em e-mails.. fazem ligação, mandam sms, etc.
      Então nossa empresa tem sim a opção de fazer envio de fotos via whatsapp, e nem por isso deixamos de passar credibilidade e ser uma empresa séria, só estamos facilitando para os dois lados.
      E claro, se a pessoa desconfiar, está no direito dela.. e sem problemas iremos passar a opção de e-mail, site, cnpj e tudo mais..
      Da mesma forma a questão de ser de menor. Nas seletivas os menores não participam se não estiverem acompanhados,é uma questão óbvia.. sempre orientamos da melhor forma.
      Mas obrigada pelo seu comentário.
      Tenha um bom dia!

  4. Eduarda Santos 3 julho, 2019 at 15:07 Responder

    Olá! Tenho 18 anos, desde bem nova sonho em ser modelo.
    Tenho 1,73 de altura e visto manequim 46, poderia me ajudar?

Deixe um comentário