O modelo masculino na passarela

O mercado de moda masculina está de portas abertas para os que sonham com a carreira de modelo. O aumento da vaidade dos homens é um dos catalisadores para isso. Segundo o site The Business of Fashion, o crescimento do consumo masculino é quase o dobro do feminino. Portanto, as marcas precisam de modelos que representem esse público que tem se mostrado mais aberto.

Diferentes marcas podem optar por diferentes perfis de modelos masculinos, e a tendência é que cada vez mais elas se abram a novas propostas estéticas para a passarela.

O padrão de beleza não é rígido, mas exige um físico saudável e uma aparência realmente máscula, mas isso não significa parecer um halterofilista. Muito pelo contrário, pois o excesso de músculos acaba deformando a roupa, dificultando o caimento e comprometendo a elegância.

O essencial continua sendo a atitude do profissional: nada é mais importante do que saber expressar a intenção das roupas que se está vestindo, o objetivo daquela coleção, seja ao desfilar, seja ao ser fotografado com as peças.

Atuação semelhante com a de modelos femininas

A formação profissional de um modelo masculino abrange praticamente todos os itens relacionados com os das modelos femininas, obviamente adaptados à personalidade do homem.

Treinar o andara postura e o gestual é importante para ambos. Assim como noções gerais de etiqueta, tratamento de pele e cabelos, os homens também precisam estar por dentro do vocabulário da moda e saber como elaborar seu book da forma mais correta.

Bom, já sabemos o que é necessário para ter um bom desempenho trabalhando como modelo, mas como chegar lá? Quais são os primeiros passos para iniciar uma carreira na área?

1. Construa um portfólio

Para começar a trabalhar como modelo, é essencial que você tenha um portfólio. Em um primeiro momento, tente conseguir o apoio do um fotógrafo profissional, que possa fotografá-lo em diversos ângulos e cenários diferentes. É importante escolher fotos que permitam uma visualização bem clara do seu corpo, além de mostrar versatilidade nos looks que você pode modelar.

E não se esqueça de mantê-lo sempre atualizado com os trabalhos que forem aparecendo! Um portfólio interessante vai ajudá-lo a chegar cada vez mais perto dos seus objetivos no mercado da moda.

2. Procure uma agência

O apoio de uma agência é muito importante para uma carreira de modelo. A equipe da agência é que vai lhe orientar sobre quais oportunidades se encaixam com o seu perfil, além de como se comportar durante as seleções e outras informações importantes sobre o mercado.

Não é obrigatório ser representado por uma agência para ser modelo, mas é um apoio importante para se colocar no mercado e fazer os seus primeiros contatos profissionais.

3. Fique atento aos castings

Tendo ou não o apoio de uma agência, é crucial que você esteja sempre atento aos castings e propostas de trabalho das marcas com as quais você quer trabalhar. Conhecer o universo criativo das grifes vai lhe garantir uma maior segurança e ajudar você a transmitir a mensagem que eles querem quando se veste uma peça.

Fique sempre de olho nos chamados e não desanime se não der certo nas primeiras vezes. Mais importante do que conseguir os primeiros trabalhos, é manter uma carreira estável: esteja sempre procurando novas oportunidades para aprimorar o seu portfólio e ir cada vez mais longe na indústria da moda.

Já na passarela, algumas atitudes podem fazer a diferença: encare-a com segurança. Os três primeiros passos ao entrar nela são decisivos para sua apresentação, por isso eles precisam ser marcantes, definidos e firmes.

Como um ator que entra no palco, o modelo precisa conquistar a plateia e estabelecer com ela uma comunicação repleta de envolvimento. Para isso, é necessário ter firmeza e autoconfiança.

4.Cuide de você

Além dos passos importantes para começar a vida profissional, os cuidados com a vida pessoal também são essenciais para o seu crescimento na carreira de modelo.

Caso a sua família tenha dificuldades de entender a sua escolha profissional, se esforce para mostrar a sua vontade de trabalhar no mercado da moda e como os trabalhos podem levá-lo a oportunidades cada vez mais interessantes no mundo todo. Estar rodeado de pessoas que o apoiam é extremamente importante para a sua estabilidade emocional.

Cuidar do próprio corpo é fundamental também, não necessariamente para alcançar um padrão estético de modelo masculino, mas principalmente para respeitá-lo como instrumento de trabalho e manter o equilíbrio entre corpo e mente.

5. Se inspire na trajetória de outros modelos

Procure conhecer as histórias de superação de profissionais que conquistaram um lugar. Se inspirar em planejamentos que deram certo pode ajudar você a fazer melhores escolhas na sua busca. Alguns nomes são: Augusto Demuner, Nicholas CostaVitor Dalmollin e Vitor Melo.

E então, preparado para começar uma carreira como modelo? Baixe o nosso e-book “O Manual da Carreira de Modelo: O Início” e tenha todas as informações necessárias para iniciar uma vida profissional de sucesso no mundo da moda!

1 comentário

  1. Leonardo 8 agosto, 2018 at 13:03 Responder

    Vocês têm um um ótimo trabalho tive oportunidade de conhecer de perto todo trabalho de Dilson stein o pessoal da empresa atendeu nós super bem e tenho fé em Deus que eu vou passar

Deixe um comentário