O que agências de modelos buscam na contratação?

Você sabe o que uma agência de modelo espera encontrar nos candidatos e candidatas no momento da seleção para um trabalho? É comum que as pessoas interessadas tenham uma noção do perfil desejado pela contratante, mas será que somente as características estéticas são observadas?

Se você deseja ajudar sua filha ou filho a se tornar modelo, é importante conhecer mais detalhes sobre os processos e qualidades que as agências valorizam nos futuros profissionais da moda, não é mesmo?

Continue lendo nosso artigo para entender como prepará-los para o mercado da moda e também aproveite nossas dicas imperdíveis para trilhar uma carreira de sucesso!

Comportamento profissional

Disciplina é uma palavra que modelos aprendem desde seus primeiros passos na carreira, por isso, quando agências estão em busca de novos talentos para integrar seus times de beldades, esse é uma característica comportamental que esperam encontrar.

Assim, é essencial explicar para o candidato, seja ele mirim ou adolescente, a importância d e ter pontualidade, respeito aos demais profissionais e modelos, responsabilidades com o que foi combinado, compromissos e, claro, ter educação para se relacionar durante as seleções e trabalhos como modelo.

Interesse e controle emocional para trilhar uma carreira de sucesso

Além dos pais, as crianças e adolescentes também precisam demonstrar interesse na carreira de modelo, pois como todos sabem, ela exige alguns sacrifícios e comprometimentos que nem sempre são fáceis de lidar.

Em seleções, candidatos e candidatas à carreira de modelo que demonstram vontade e até mesmo vocação para o mundo da moda são mais bem-vistos pelos responsáveis dos castings das agências.

Ter conversas regulares para entender seus desejos, demonstrando paciência ao ouvi-los, por exemplo, é uma atitude essencial para pais e mães que desejam apoiar a carreira de modelo de suas crianças.

Até mesmo os adolescentes podem ter questões emocionais e inseguranças que exigem atenção e carinho dos pais. Por isso, o acompanhamento deve ser feito intensamente, principalmente para que estudos e outras questões comuns da idade não sejam prejudicados por descontroles emocionais.

Beleza, estilo, atitude e carisma

Todos esses elementos fazem parte do que as agências procuram identificar em seus candidatos, e quanto mais originais e naturais, melhor. Isso significa dizer que não é preciso mudar o jeito de ser dos filhos ou mudar o estilo deles.

É a diversidade de perfis que faz a seleção se tornar cada vez mais democrática e mesmo crianças e adolescentes com timidez podem ter seus potenciais desenvolvidos a partir de cursos de fotografia, passarela etc.

Como é sempre importante reafirmar, não existe um único perfil de interesse: modelos de passarela, fotográficos, artísticos e até de beleza fitness possuem características diferentes e, ainda assim, podem trilhar carreiras incríveis no mundo da moda.

Depois de entender os pontos importantes do comportamento de quem irá seguir a carreira de modelo, é hora de organizar os próximos passos. Por isso, listamos algumas dicas indispensáveis.

6 dicas para quem deseja ser contratado por uma agência de modelos

1. Tenha a orientação de um scouter

O primeiro passo para quem deseja de fato seguir uma carreira como modelo é buscar a orientação de um scouter. Esse profissional é responsável pelo encaminhamento de modelos para o mercado de trabalho, atuando como uma espécie de olheiro ou caça-talentos das agências.

Por ter uma grande experiência sobre o mundo fashion e as atividades relacionadas ao setor, o scouter também pode passar dicas valiosas para a inserção da modelo no mercado de trabalho, apontando os pontos de melhoria e os passos necessários para construir a carreira.

2. Entenda que não existe apenas um perfil

Para conseguir uma vaga como modelo, é importante entender que as agências desejam perfis diferentes para cada tipo de trabalho e que, muitas vezes, por já terem perfis similares em seu quadro atual, preferem selecionar estilos e belezas diferentes.

Da mesma forma, os atributos desejados pelo contratante que está buscando uma modelo fotográfica podem ser diferentes de um outro que deseja uma modelo fashion ou de uma modelo comercial, por exemplo.

3. Veja as principais qualidades desejadas por uma agência de modelo

O mercado como modelo fashion costuma ser mais exigente quanto às medidas corporais (altura mínima 1,75 cm para mulheres e 1,85 cm para homens). No caso das mulheres, também devem ter cuidado com o peso e a medida do quadril, que não pode passar dos 89 cm.

Já para o trabalho como modelo fotográfico, por exemplo, é desejável que ela tenha grande desenvoltura diante das câmeras, seja fotogênica e tenha paciência para seguir as orientações do fotógrafo, de preferência sem questionamentos quanto à forma de trabalho dele.

4. Cuide da postura e da expressão corporal

De forma em geral, modelos devem ter grande cuidado com a aparência, incluindo aí a atenção com cabelos, dentes, pele e tudo que possa influenciar a imagem da candidata a modelo profissional.

A postura e a expressão corporal são de extrema importância para a carreira em qualquer um dos segmentos. Portanto, se você acredita que sua filha ainda não tem uma postura adequada ou é pouco expressiva, é importante investir em cursos que possam desenvolver essa qualidade.

Existem cursos específicos para modelos, mas cursos de teatro e outros tipos de atividades artísticas e de expressão corporal podem ajudar no desenvolvimento dessas características.

5. Atenção também à saúde

Modelos fashion precisam manter as medidas do mercado, mas a saúde do corpo é essencial para suportar as rotinas das passarelas, as viagens para desfiles, as horas de preparação e maquiagem. Em outras palavras, ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas e descansar regularmente permite manter um corpo em equilíbrio e pronto para os desafios desta carreira.

6. Demonstre profissionalismo

Demonstre profissionalismo ao entrar em contato com o scouter ou com uma agência de modelos. Tenha cuidado novamente com questões como pontualidade, respeite as demais concorrentes no momento da seleção e seja comunicativa.

A agência busca modelos que possam gerar negócios; assim, aquelas indicadas por scouters e com boa imagem no mercado sempre oferecerão uma relação transparente com suas candidatas.

Se você gostou do nosso artigo, que tal receber gratuitamente mais informações sobre o trabalho em uma agência de modelos e ficar por dentro de todas as novidades do mundo fashion? Assine agora mesmo a nossa newsletter!

15 comentários

    • Dilson Stein 1 agosto, 2018 at 17:30 Responder

      Olá, tudo bem?
      Desde que as tatuagens não chamem mais atenção que você, não tem problema, pois há trabalhos que pedem modelos com tatuagens. E em alguns casos é possível fazer a cobertura com maquiagem ou até mesmo com programas de edição de imagem.

Deixe um comentário