O que fazer para identificar talentos e afinidades nos filhos

Grandes talentos costumam demonstrar suas aptidões desde muito jovens. Geralmente, são crianças carismáticas que gostam de cantar, dançar, sabem se comunicar e arrancam sorrisos e admiração por onde passam. Mas, o que pode ser feitos pelos pais para desenvolver essas habilidades?

Certos hábitos podem e devem ser criados a fim de identificar talentos e incentivar seu filho a correr atrás do sonho de modelar e atuar. Quer criá-los no seu lar, mas não sabe nem por onde começar? Siga a leitura e descubra!

Como identificar talentos

Indivíduos especiais sempre se destacam na multidão, seja recebendo elogios pelo modo de se portar e comunicar, seja por ter atributos físicos excepcionais ou pela extroversão. Na maioria dos casos, familiares, amigos e conhecidos sempre sabem apontar quando a criança tem um “algo a mais”.

Ouviu elogios de várias pessoas de diferentes círculos? Talvez seja a hora de conversar com seu filho e ver se ele deseja tentar uma carreira na área do entretenimento e da moda. O importante, porém, é ter em mente que nem sempre uma criança que é fisicamente bonita obrigatoriamente fará sucesso no mercado.

Por isso, para além do rostinho bonito, o jovem tem que ter aptidão para posar, ser resiliente e saber colocar para fora sua personalidade — motivo pelo qual é sempre indicado procurar profissionais do ramo e agências qualificadas para uma avaliação precisa do perfil.

As principais características de um pequeno modelo

Certas qualidades se destacam em crianças talentosas — algumas podem até se desenvolver, mas quase sempre são características inatas. Bom comportamento, facilidade para interagir com outras crianças, soltar-se em público, saber seguir ordens, ter paciência etc. Conheça as principais características comuns a todos pequenos modelos altamente requisitados hoje em dia:

Independência

Crianças com maior autonomia para desempenhar as tarefas a elas dadas se portam melhor em gravações, passarelas e ensaios fotográficos, inevitavelmente conquistando mais clientes e contratos.

Embora o responsável seja obrigado a estar sempre presente para orientar e dar apoio ao jovem, ele deve ser capaz de se comportar bem por conta própria, sem exigir demais sua presença ou fazer “birra”.

Autoconfiança

É essencial que a criança conheça e acredite em seu potencial desde muito nova. Ela deve ter autoconfiança para fazer poses, ficar diante de grandes plateias e representar o ideal de uma marca, por exemplo.

Disposição

Provavelmente o seu filho terá que acumular funções, trabalhando aos finais de semana e em horários inusitados, ao mesmo tempo em que mantém os estudos em dia. Ainda, por melhor que ele seja como modelo ou ator, certamente ouvirá alguns “nãos” em sua jornada. Ele deve estar disposto e preparado para tanto.

Esteja atento também a pequenos com paixão por atuar

Alguns pequenos já demonstram desde cedo ter verdadeira paixão pelas artes cênicas. Iniciar a carreira e ganhar visibilidade pode ser uma boa opção, desde que ele esteja disposto a fazê-lo. O essencial é confiar no feeling da criança e não convencê-la a perseguir sonhos que, na verdade, são apenas dos pais.

Não é trabalho do pai ou do próprio jovem se preocupar com as exigências do mercado. A verdade é que existem serviços para todos os perfis de candidatos a modelo (e atores/atrizes mirins). Lembre-se: bons recrutadores e agências têm a experiência necessária para tornar a jornada do seu filho rumo ao estrelato mais simples e curta.

Como desenvolver habilidades nos filhos

Uma vez identificada a afinidade do seu pequeno, assim como disposição para perseguir o sonho, é hora de desenvolver habilidades e fazer com que ele aperfeiçoe seus talentos.

Para tanto, vale a pena pesquisar o mercado e investir em aulas de teatro, caso ele opte por atuar, cursos de modelagem, para aumentar sua naturalidade e profissionalismo diante das câmeras e até mesmo aulas de canto, para que conheça as técnicas envolvidas nas áreas em que já demonstra aptidão.

E então, entendeu como identificar talentos e afinidades nos seus filhos? Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro do assunto!

 

2 comentários

Deixe um comentário