Por que é importante que seu filho ajude nas tarefas de casa?

Seus filhos podem começar a ajudar nas tarefas de casa a partir de 2 anos. Você sabia disso? Muito mais cedo do que você imaginava? Se torceu o nariz para essa informação, saiba que alguns afazeres são extremamente importantes para o desenvolvimento da criança.

É claro que as tarefas devem ser escolhidas conforme a idade do pequeno. O ideal é começar devagar (pedindo para que a criança guarde os brinquedos, por exemplo) e ir aumentando a responsabilidade aos poucos.

Quer saber a importância dessa ajudinha? Então, está no lugar certo! Vamos lhe mostrar o porquê de pedir ajuda para os seus filhos e daremos umas dicas que vão auxiliar no início do processo! Veja!

Por que devo incluir os meus filhos na tarefa de casa?

Talvez você esteja se perguntando por que engajar os filhos nas tarefas de casa é tão importante, certo? A resposta é simples: toda a criança precisa de pequenas responsabilidades para se tornar um adulto autônomo e bem resolvido.

Lembre-se de que os seus filhos um dia precisarão se virar sozinhos. Nesse momento, eles deverão ser maduros o suficiente para encarar a situação. E é nas tarefas de casa que as crianças desenvolvem algumas habilidades importantes, como a capacidade de negociação, a criatividade, a empatia e a eficiência na resolução de problemas.

Além disso, ao delegar uma tarefa a uma criança, ela se sentirá útil, querida e parte da família. O que para um adulto é algo simples, para os pequenos pode conter um grande significado. Afinal, elas adoram copiar os hábitos dos pais, não é mesmo?

Como escolher as tarefas adequadas?

Obviamente, não podemos pedir que uma criança de três anos troque a roupa de cama. Portanto, deve-se usar o bom senso na escolha das funções, que precisam estar de acordo com a idade e com o grau de desenvolvimento do pequeno.

Para lhe ajudar, separamos algumas atividades de acordo com faixas etárias. Veja:

Crianças de dois anos

A partir dos dois anos, já é possível introduzir algumas tarefas básicas no dia a dia da criança. Você pode pedir para que ela guarde os seus próprios brinquedos, tente vestir a roupinha, entre outros. Nesse momento, é importante que os pais ensinem cada tarefa.

Crianças de três a quatro anos

Nesta faixa etária, você pode pedir que o seu filho lhe ajude a organizar alguns objetos da casa (como colocar o papel higiênico no lugar, por exemplo). Além disso, é possível incentivar o pequeno a arrumar a própria mochila e levar os seus pratinhos até a pia.

Crianças de cinco a sete anos

Aos cinco anos, a criança já começa a ter melhores noções de responsabilidade e cuidado. Desse modo, você pode pedir para que ela tente arrumar a cama, dobre algumas roupinhas, regue as plantas, entre outras atividades simples.

A partir dos oito, você pode começar a orientar o pequeno a desempenhar tarefas mais complexas, sempre respeitando o seu desenvolvimento pessoal. Peça para ele ajudar a arrumar a mesa, carregar as compras, limpar o quarto, etc. Quando ele errar, não brigue. Converse, mostre porque aquilo não está bom e ensine o jeito certo de se fazer.

Como posso incentivar esse comportamento?

Não basta apenas aprender a desempenhar uma função. Para continuar fazendo aquilo corretamente, a criança precisa estar motivada. Por isso, tenha cautela com as críticas e sempre o elogie quando ela fizer algo certo.

Uma boa dica é colocar um quadro de tarefas na casa e dar um “ok” sempre quando alguma for cumprida. Ao final de uma semana, você pode surpreender a criança com um pequeno agrado!

Lembre-se que é importante não fazer distinção de gênero. Se você tem um menino e uma menina em casa, dê os mesmos afazeres para ambos. Desse modo, ambos, se tornarão adultos cientes de que as mulheres não são as únicas responsáveis pela casa.

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais e incentive outras mamães e papais a permitirem que seus filhos ajudem nas tarefas de casa!

Deixe um comentário