Qual a importância da fonoaudiologia para a criança que quer ser artista?

O seu filho sonha em ser artista? Então, você já deve ter notado que, para realizar o desejo do pequeno, é preciso passar por uma série de etapas. Cursos, treinamentos e muitas práticas são comuns no meio artístico. Porém, o que poucos pais imaginam é que a fonoaudiologia para criança também é fundamental ao longo do processo.

Muitos artistas utilizam a voz para várias funções, como cantar, dublar, interpretar um personagem e se articular com mais facilidade com o público. E, por mais que a criança pareça extremamente preparada, há sempre algo que pode ser melhorado para que ela se destaque no mercado e alcance o sucesso.

Pensando nisso, listamos neste post os principais motivos para você procurar o acompanhamento com um fonoaudiólogo. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Oportunidade de equilíbrio entre a voz e a emoção do artista

Você já deve ter ouvido falar no fonoaudiólogo, certo? Este nada mais é do que um profissional da área da saúde especializado em audição, voz, linguagem, articulação, deglutição e motricidade.

No universo artístico, esse especialista é tão importante quanto um educador físico é para os atletas olímpicos. Entender a razão disso é simples: o fonoaudiólogo é responsável por aprimorar a comunicação dos artistas, sempre em busca do equilíbrio entre a emoção e a voz.

Ao se consultar com esse profissional, o seu filho terá mais facilidade para controlar a entonação da voz e driblar qualquer problema vocal — tudo sem podar a personalidade e a espontaneidade da criança. 

São diversas as alterações que podem ser tratadas com o auxílio desse especialista. Veja abaixo as principais delas:

  • gagueira;
  • rouquidão;
  • dificuldade para ler;
  • oclusão dentária prejudicada.

Acaba com os vícios de linguagem

A maioria das pessoas apresenta vícios de linguagem na fala. Embora seja um detalhe bastante comum, isso pode atrapalhar em muitos momentos, ainda mais se o seu pequeno quiser investir na carreira artística. Entre os vícios de linguagem mais comuns estão:

  • erros de concordância verbal, regência ou colocação de palavras;
  • frases com ambiguidade, o que causa uma interpretação de duplo sentido;
  • frases com ecos;
  • gírias constantes;
  • pleonasmo, quando há redundância desnecessária na comunicação.

Outra complicação frequente é quando a criança troca as letras durante a fala — o “p” pelo “b”, por exemplo. Normalmente, isso ocorre logo no início da alfabetização e, quando não solucionado em tempo, acaba prejudicando no desempenho escolar e, claro, no seu desenvolvimento como artista.

Quanto mais cedo os vícios de linguagem forem eliminados do vocabulário infantil, melhor. E a maneira mais indicada para contornar o problema é investindo na fonoaudiologia infantil.

Melhora a dicção da criança

Ter uma boa dicção é fundamental para quem deseja atuar na área artística. Caso não saiba, a dicção é a forma como pronunciamos as palavras durante uma fala ou diálogo.

Para que essa comunicação seja realmente clara e consiga transmitir o que desejamos, é importante que a dicção esteja perfeita e que a cada dia seja melhorada. Não tem saída: a única maneira de conseguir amadurecer a dicção é praticando exercícios junto ao fonoaudiólogo.

Durante o tratamento, o profissional ensinará métodos de respiração, bem como aquecimento da língua e dos músculos da face. Com o tempo — e muita disciplina — esse trabalho só trará resultados positivos para o desenvolvimento profissional do seu filhote.

Cria um padrão respiratório

Além de todas as vantagens citadas, a fonoaudiologia para criança pode ajudar a melhorar o padrão respiratório. Não é difícil encontrar jovens que sintam dificuldade para respirar e, por isso, realizam esse processo através da boca.

Infelizmente, essa prática causa uma série de danos, tanto à saúde quanto ao desempenho do pequeno, como:

  • problemas de dicção;
  • diminuição da imunidade;
  • mudanças na anatomia da face.

A melhor recomendação é procurar um otorrinolaringologista para identificar qualquer doença respiratória e, posteriormente, continuar o tratamento com exercícios de fonoaudiologia.

Lembre-se de que com o acompanhamento do fonoaudiólogo, a criança ficará mais confiante para realizar qualquer atividade, seja no âmbito escolar ou nas aulas de canto ou teatro, por exemplo.

E aí, gostou de conhecer mais sobre a importância da fonoaudiologia para criança? Para se aprofundar ainda mais, aproveite a visita aqui no blog e descubra os 6 benefícios do teatro para o seu filho!

Deixe um comentário