Quero ser modelo! Por onde começar?

“Quero ser modelo!” — essa frase deve ser uma das mais ditas por milhares de adolescentes mundo afora. O glamour, os holofotes e a beleza da indústria da moda são alguns dos fatores que atraem tanta gente para essa profissão, que também pode ser competitiva, árdua, tensa e decepcionante para quem não está preparado.

Ingressar no mundo fashion exige mais do que um rostinho bonito e dedicação. A carreira  depende de um grande sistema operacional que define não só as tendências, mas também os corpos, rostos e biotipos ideais para exibi-las.

Anime-se: nada é impossível para quem realmente deseja ter sucesso profissional. Se ser modelo é o seu sonho, descubra agora dicas imprescindíveis para dar os primeiros passos em direção ao que você tanto almeja.

1. Conte com seus pais

Não tem nada mais importante do que o apoio da sua família! No caso de quem quer ser modelo, esse suporte deve ser irrestrito, já que muitas vezes os aspirantes ao mundo fashion começam bem cedo. O ideal é que todas as decisões sejam tomadas em conjunto. Não duvide: a opinião e a presença de seus pais são extremamente importantes para você seguir bem nessa carreira.

2. Conheça a profissão

O interesse em moda não é fator suficiente para tornar alguém um bom modelo. Conheça a fundo o mercado: estude, pesquise e aprenda o máximo que conseguir. Livros, blogs, sites, revistas conceituadas do ramo, programas de televisão especializados — tudo isso é fonte inesgotável de informações.

3. Preocupe-se com sua aparência

Essa é uma carreira voltada para a beleza, portanto tente manter pele, cabelos e dentes sempre bem cuidados. Adote rotinas saudáveis, como lavar o rosto duas vezes ao dia, remover a maquiagem antes de dormir, usar produtos de beleza adequados para seu tipo de pele e cabelos e fazer visitas periódicas ao dentista. Além disso, conheça bem suas medidas (altura, peso, tamanho de roupas e sapatos, quadril, cintura e busto) e seus atributos (cor de pele, olhos e cabelos).

4. Cuide de sua alimentação

Apesar de a carreira ser ligada, na maior parte das vezes, à magreza, isso não quer dizer que você deva deixar a saúde de lado. Por isso, tenha bons hábitos alimentares, conheça seu metabolismo e procure a ajuda de um nutricionista para manter seu corpo dentro dos padrões desejáveis, mas com qualidade de vida. E siga as regrinhas básicas de sempre: alimente-se bem e regularmente, beba muita água, pratique exercícios físicos e evite o consumo de álcool.

5. Não caia em ciladas

Há muito oportunista por aí tentando dar golpes em quem está começando a carreira. Se for abordado na rua por um suposto caça-talentos, ouça o que ele tem a dizer, pegue seu contato e pesquise se é um profissional confiável e reconhecido na área. Ao procurar uma agência, busque referências — trabalhos realizados, clientes conhecidos, outros modelos que prestaram serviços.

6. Procure uma agência para abrir portas

Conheça o trabalho das agências e busque oportunidades junto às que são muito conhecidas no mercado da moda. Uma boa agência não apenas abre portas para trabalhos relevantes, como ajuda você a produzir um portfólio atual. Além disso, ela pode orientá-la quanto às habilidades que devem ser trabalhadas, quais os tipos de jobs se encaixam no seu perfil, dentre outras coisas.

​7. Aprenda a ouvir “não”

Receber respostas negativas faz parte do caminho que você decidiu trilhar. Muitas vezes, o seu perfil não vai atender à demanda de uma agência ou de um cliente. Não deixe que isso afete sua confiança. Em vez de desanimar, redefina suas metas e batalhe em causa própria.

8. Tenha profissionalismo

Muitos modelos são taxados de arrogantes, intratáveis e mal-educados. Não permita que essas características sejam aplicadas a você. Trate todos de forma respeitosa e cordial, cumpra rigorosamente os horários e mantenha seu material e agenda de trabalho organizados. Uma boa reputação também ajuda a abrir portas.

Preparado para que a frase “quero ser modelo” deixe de ser apenas um sonho distante? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades do mercado da moda, tire dúvidas, conheça histórias de sucesso, tendências e muito mais!

19 comentários

  1. Luana 28 março, 2017 at 15:20 Responder

    Olá me chama luana de Souza fiz o cadastro no site. E fui no hotel em Copacabanano RJ no ano passado. Fiz a seleção e foi preenchida na entra do evento. E gostaria de faz a escrições e esto tentado entra no site para me escreve, mas não estou conseguindo. Desde já espero um resposta e pode me ajuda.

  2. Schirley Gonçalves Lorençoni 10 abril, 2017 at 10:06 Responder

    Bom dia. Qual a idade mínima da criança que pode estar participando? Tem restrições quanto a altura e peso ? E como faço para increve los. Obrigada

    • Dilson Stein 24 abril, 2017 at 08:21 Responder

      Oi Nayara!
      Nós ainda não temos uma data definida para retornar ao RJ, mas você pode enviar fotos através do nosso site ou página do Facebook, que faremos uma avaliação online.
      Um abraço!

  3. Arthur 24 abril, 2017 at 09:08 Responder

    Bom dia, sou de Betim, BH, passei em todas as etapas e fiquei de receber um telefonema de vcs para acertar o pagamento do evento em abril!

  4. Grasiella 26 abril, 2017 at 04:25 Responder

    Olá! Me chamo Grasiella, meu maior sonho é ser modelo, amaria em ser descoberta por vocês, faria o possível pra agradar a todos e dar o meu melhor.

    • Dilson Stein 26 abril, 2017 at 11:34 Responder

      Oi Grasiella!
      Envie algumas fotos tuas através da nossa página no Facebook ou do nosso site, para que possamos avaliar o teu perfil.
      Um abraço 🙂

  5. Aline Melo 12 maio, 2017 at 00:25 Responder

    Olá, qual a idade mínima que vocês selecionam tenho uma sobrinha de sete anos de idade e que tem vontade de ser modelo.?

    • Dilson Stein 16 maio, 2017 at 10:18 Responder

      Oi Aline!
      Normalmente trabalhamos com modelos que estejam com 08 anos completos na data do Weekend, mas se a criança realmente apresentar perfil para a carreira, podemos abrir exceções.
      Nos envie algumas fotos dela para daniele@dilsontein.com.br
      Um abraço 🙂

    • Dilson Stein 17 maio, 2017 at 09:40 Responder

      Oi Carol!
      Como o mercado amplo, há modelos das mais variadas idades. Porém nós trabalhamos com modelos de até 25 anos.
      Um abraço!

  6. Amanda 18 maio, 2017 at 12:49 Responder

    Oi tenho 15 anos e tenho 1,68 de altura, tenho a ltura adequada? Minha vida é esse meio de moda pretendo ser modelo e tenho medo de não crescer mais!

Deixe um comentário