Você sabe o que é um casting de modelos?

Para conquistar o mundo da moda, como modelo, é preciso muita dedicação, esforço, conhecimento do mercado, disposição e ter consciência de que essa é não é uma caminhada fácil.

Entre os diversos passos para que um modelo comece a mostrar seu talento e realizar bons trabalhos está o casting de modelos: um processo seletivo em que o cliente pode escolher os profissionais que melhor se encaixem no perfil exigido.

E quem administra essa relação cliente/modelo são as agências. Por isso, é de extrema importância que o modelo conheça muito bem a agência com a qual trabalha, valorize sua experiência no mercado e confie na sua capacidade de orientá-lo e encaminhá-lo para os melhores trabalhos.

Entenda como funciona

O casting de modelos funciona da seguinte forma: o cliente entra em contato com a agência e deixa claro o perfil dos profissionais que procura. Nesse primeiro contato, ele descreve as características que deseja ver no modelo como altura, cor dos olhos, tom de pele, tipo de cabelo.

De posse dessas informações, a agência realiza uma pré-seleção entre seus profissionais e envia as fotos de cada um deles para a aprovação do cliente. Muitas vezes, o cliente prefere que essa seleção seja feita pessoalmente.

Os castings presenciais podem ser estressantes e cansativos para quem não está preparado, já que atender às exigências físicas como altura, peso e biotipo não são os únicos requisitos observados. É importante que o modelo saiba como se apresentar, o que vestir e qual comportamento adotar diante do cliente.

Saiba como ter um bom desempenho

O modelo deve ter em mente que ele é o foco central do casting e não sua produção. Por isso, é recomendado o mínimo de maquiagem, uma roupa simples e básica, usar acessórios discretos, manter os cabelos o mais naturais e saudáveis possível e calçar sapatos que mostrem sua destreza para desfilar, por exemplo, mas que também sejam confortáveis.

Outro ponto que não pode ser esquecido é que, em um casting presencial, o cliente fica de olho na personalidade e na atitude do modelo. É essencial que se tenha um ar confiante, pois isso mostra segurança. É indispensável uma postura profissional, nunca esquecendo de ter em mãos o book e o composite.

Há ainda outras dicas indispensáveis para se destacar num casting:

  • demonstrar conhecimento sobre si mesmo, sabendo suas medidas e mostrando que sabe conversar sobre os trabalhos já realizados;
  • ter um comportamento amigável e simpático;
  • mostrar profissionalismo sendo sempre pontual;
  • manter a calma durante todo o processo;
  • saber conter a ansiedade para não demonstrar insegurança durante a seleção.

 

Seja sempre profissional

Um modelo deve observar que se foi convidado a participar de um casting é porque já tem características que atendem àquele perfil. Para ser selecionado para realizar o trabalho, seu comportamento e postura é que terão maior peso para o cliente.

Sendo assim, deve confiar na agência com a qual trabalha. Ela é o principal contato com os clientes e que pode encaminhá-lo para os trabalhos que melhor destacarão suas qualidades físicas e pessoais.

Para se tornar um modelo bem-sucedido é preciso vivenciar todas as experiências que essa profissão pode propiciar, como o casting de modelos. Por isso, mantenha-se por dentro do mundo da moda e saiba mais dicas valiosas para se destacar no mercado assinando nossa newsletter.​

24 comentários

  1. Alexandre 2 junho, 2017 at 01:09 Responder

    eu faço 16 anos mês que vem e tenho 1,66 de altura, ainda tenho chances de crescer, e se não tiver, tenho chance de conseguir contratos/trabalhos com essa altura?

    • Dilson Stein 5 junho, 2017 at 17:35 Responder

      Alexandre você ainda pode crescer, isso varia conforme cada pessoa. Quanto as chances, o mercado de modelos comerciais as medidas não interferem como no fashion. Um abraço.

  2. Marciele Luz 15 junho, 2017 at 15:23 Responder

    Olá, boa tarde, gostaria de saber se vcs tem alguma agência aqui no Rio de Janeira?! Pois moro na Ilha Grande (exatamente, em uma ILHA.Kkk), mas nas minhas férias eu sempre vou pra casa da minha tia em Campo Grande. Por isso, estava pensando em mandar minhas fotos, mas se não for no Rio, não sei se conseguirei comparecer na agência (caso for aceita é claro!.). Porém, decidi mandar msm assim, sei q, se eu não fizer, me arrependeria no futuro. Prefiro tentar, ao invés de desistir sem ao menos ter dado um passo!
    Desculpe pelo textão. Kkk

    • Dilson Stein 23 junho, 2017 at 09:19 Responder

      Olá Marciele!
      Na verdade nós não somos uma agência, nós trabalhamos com a descoberta, orientação e encaminhamento de modelos para as maiores e melhores agências do país.
      No momento não temos uma data definida para nova seleção no RJ, mas você pode fazer uma avaliação online enviando fotos através do nosso site. é só clicar aqui nesse link: http://dilsonstein.com.br/fotos/ preencher todos os campos e enviar tuas fotos.
      Vamos avaliar e entrar em contato para informar o resultado.
      Abraço!

  3. Fatiana 3 julho, 2017 at 19:09 Responder

    Boa noite !sou mãe da participante Sophia Araújo estamos acompanhando todas as dicas e contando os dias para a etapa final aqui no Rio de janeiro em novembro! obrigada pelas orientações!! até.

    • Dilson Stein 18 julho, 2017 at 17:48 Responder

      Olá Fatiana!
      Esperamos que nossas dicas possam ajudar a Sophia a se aperfeiçoar cada dia mais na busca do seu sonho de ser modelo.
      Nos encontramos no Weekend do Rio de Janeiro.
      Um grande abraço!

  4. Isabella 8 agosto, 2017 at 21:58 Responder

    Olá! Eu gostaria de saber se há algum problema modelos que usam óculos participarem do casting (como por exemplo ter que tirar os óculos durante o teste na passarela). Obrigada!!

    • Dilson Stein 10 novembro, 2017 at 15:58 Responder

      Oi Ana, tudo bem?
      No momento não temos seletiva marcada a sua cidade, mas para que você não perca a oportunidade, pode participar da nossa avaliação online.
      Para avaliação, pedimos que tire fotos caseiras, recentes, nítidas, com boa iluminação, sem nenhum tipo de edições, filtros, acessórios e maquiagens.
      São fotos naturais, sem chapinha ou baby liss, com roupa do dia a dia.
      As fotos são de rosto, corpo e perfil, e podem ser enviadas pelo site http://www.dilsonstein.com.br
      Abraço

  5. Sandra Villalba 16 outubro, 2017 at 07:34 Responder

    Bom dia, vi nos comentários algo sobre Weekend em novembro, o que seria??
    Encaminhei as fotos da minha filha hoje.
    Desde já agradeço

    • Dilson Stein 10 novembro, 2017 at 15:57 Responder

      Oi Sandra, tudo bem?
      O Weekend é nossa última etapa, é o evento que realizamos onde os candidatos tem a oportunidade de serem apresentados as agências.
      É um final de semana completo, que ocorre em um hotel, onde temos fotos, video, medidas, desfile, palestras e o mais importante, que é a apresentação dos candidatos para grandes agências!

Deixe um comentário