5 cuidados essenciais que você precisa ter com a pele no outono

Com a chegada do outono, o clima seco toma conta, os ventos fortes começam a aparecer e o frio volta timidamente. Tudo isso influencia a qualidade da nossa pele, já que ela está sempre exposta às mudanças climáticas.

Por isso, ampliar os cuidados da pele no outono é fundamental para garantir uma cútis saudável e sempre bonita. Se você ainda não sabe como fazer isso, fique tranquilo! Nós desenvolvemos este artigo com as principais práticas para incluir na sua rotina de cuidados diários. Boa leitura!

1. Beber bastante água

A pele é o maior órgão do nosso corpo e, por isso, precisa de atenção especial. Da mesma forma que a água é fundamental para manter a nossa saúde física, ela é capaz de rejuvenescer os tecidos epiteliais, hidratando todo o corpo.

Tenha em mente que o outono é uma estação mais seca, que pode facilitar o ressecamento da pele. Tomar pelo menos dois litros de água por dia mantém a derme hidratada e evita esses processos de ressecamento.

2. Utilizar protetor solar

Um dos maiores erros com os cuidados com a pele é deixar de lado o protetor solar assim que o verão acaba. Mesmo com frio e nuvens, os rios UV ainda penetram na pele e causam alterações nas moléculas.

Dessa maneira, utilizar cotidianamente o protetor solar, tanto no outono quanto nas outras estações, é um passo fundamental para ter uma pele sempre saudável. A dica de ouro é aplicá-lo antes do hidratante facial, para garantir o máximo de proteção.

3. Evitar banhos quentes

Principalmente no outono, em que os ventos começam a aparecer e o frio vai tomando conta, temos a tendência de esquentar a água do chuveiro para ter um momento relaxante. Acontece que a água quente é um dos principais agentes que causam problemas de pele, como ressecamento.

As células mortas são removidas antes da hora com as altas temperaturas, dificultando o processo de renovação celular e trazendo consequências para a saúde da sua pele. Por isso, invista em banhos mornos e rápidos, com aquecedores no banheiro para manter o ambiente mais quentinho.

4. Manter os lábios protegidos e hidratados

Com a chegada do frio, é comum sentir os lábios rachados e secos. Afinal, essa região é composta por camadas finas da derme sem a presença de glândulas sebáceas — que lubrificam os tecidos —, e os ventos fortes são capazes de deixar a pele desidratada, ocasionando lesões e incômodos.

Por isso, é importante lançar mão de protetores labiais com FPS, aplicando todos os dias pela manhã. Ainda, você pode utilizar manteiga de cacau ou protetores com aloe vera, que potencializam a hidratação e mantêm seus lábios sempre saudáveis.

5. Reforçar a limpeza diária do rosto

Não é nenhum mistério que os cuidados da pele do rosto devem ser mais intensos, já que ela é mais fina, não é mesmo? Por isso, para garantir que a cútis não desidrate e fique ressecada, aprimore sua limpeza diária nesse período, utilizando esfoliantes e sabonetes para remover as células mortas, além de hidratantes mais leves, para não deixar a sua derme carregada.

O ideal é utilizar o esfoliante pelo menos uma vez na semana, sendo que as peles oleosas precisam aplicá-lo mais vezes, de duas a três vezes na semana, usando o protetor solar e o hidratante em seguida. E mais, procure utilizar produtos específicos para o seu tipo de pele para trazer resultados ainda melhores, ok?

Você percebe como os cuidados da pele no outono são fundamentais para deixá-lo preparado para as alterações climáticas? Além de manter uma rotina de limpeza e hidratação, utilizar protetor solar e beber bastante água, lembre-se de desenvolver uma dieta balanceada para potencializar sua saúde e beleza.

E então, gostou do nosso artigo? Conhece amigos e amigas que gostariam de desenvolver novos cuidados com a pele? Compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude-os também!

Deixe um comentário