Afinal, o que é modelo sênior?

Não há como negar: muita gente associa a carreira de modelo como algo exclusivo para pessoas jovens. Porém, modelar não se resume à idade. Prova disso é que as agências cada vez mais apostam em uma nova categoria: a de modelo sênior — isto é, pessoas mais experientes (geralmente acima dos 40 anos) que estão se dedicando à profissão e participando dos mais diversos projetos.

Isso acontece, principalmente, graças ao mercado comercial que, por ser ligado à publicidade, está sempre em constante mudança e com oportunidades para os mais variados perfis — incluindo desde diferentes alturas e pesos até faixa etária e biotipo, por exemplo. E é para falar sobre algumas das áreas em que esse grupo pode atuar que preparamos este post! Acompanhe!

Comerciais

Para começar, é claro, há os comerciais. Afinal, existem inúmeras empresas que ofertam serviços e/ou produtos para consumidores de todas as idades — uma tendência que só tende a crescer com o envelhecimento da população.

Logo, elas querem se tornar mais inclusivas e representar também essas pessoas. Com isso, a procura por modelos mais velhos só aumenta e é cada vez mais comum ver esses profissionais como os rostos que representam as marcas em não somente uma, mas, sim, em várias campanhas.

Catálogos

Fora a opção anterior, há os populares catálogos. Eles são frequentemente produzidos para lançamentos e divulgações (tanto impresso quanto on-line) de marcas de roupas, empresas de calçados e acessórios, companhias de cosméticos e perfumes e por aí vai.

O que muda, de fato, é que o modelo sênior vai se desenvolver e se especializar em trabalhos fotográficos. Contudo, não é difícil ver aqueles que modelam para esse tipo de material também estrelarem campanhas para a TV.

Editoriais de moda

Uma terceira alternativa de atuação são os editoriais de moda que trazem produções mais elaboradas para divulgar e enaltecer, especialmente em grandes revistas de moda com tiragem nacional ou internacional, aquilo que será tendência nesta ou na próxima estação.

Geralmente, as fotografias buscam valorizar cada detalhe, como a make, os cenários, o mix de texturas e tecidos e o estilo das composições (casual, chic, retrô etc.) — o que contribui para imagens mais conceituais.

Desfiles

“Desfiles não fazem parte do mercado fashion? Também há oportunidades para modelo sênior nessa área?”. Pois bem, embora o ramo comercial ofereça um leque maior de projetos para esse perfil, não se pode desconsiderar que há, sim, diversas possibilidades para quem deseja brilhar nas passarelas.

E a razão disso é simples: grandes estilistas e grifes de todo o mundo procuram se reinventar constantemente e lançar coleções para diferentes públicos. Portanto, nada mais natural que eles utilizem profissionais dessa categoria ao promover as peças para um público mais maduro, não é verdade?

Como você viu, o universo da moda não para de gerar oportunidades para quem deseja seguir carreira de modelo sênior e ser reconhecido como um profissional de sucesso no ramo, como é o caso de Daphne Selfe e Carmen Dell’Orefice. Portanto, independentemente da faixa etária, vale a pena investir em ambos os mercados e contar com o suporte de uma boa agência nessa trajetória!

E se você gostou de saber mais a respeito dos modelos mais experientes, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades da profissão!

Quer saber como fazer parte da nossa agência?

Preencha seu e-mail e descubra.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

17 Comentários

    Excelente matéria. Quando jovem nos anos 70/80, trabalhei como modelo. Agora aos 68 anos estou de volta ao mercado. Essa matéria me encoraja a continuar. Obrigado

    Nossa eu gostaria muito é um sonho da adolescência

      Olá, tudo bem?
      Nos mande algumas fotos no whats 55 9 9630 4359 🙂

        Olá, qual a cidade código de área? Que posso mandar algumas fotos?

          Olá,
          Pode mandar fotos para avaliação no whats 55 9 9630 4359

    Eu também gostaria, porem gostaria de mais informações principalmente por onde começar.

      Olá Ana!
      Nos mande algumas fotos para avaliação no whats 55 9 9630 4359 🙂

    Também gostaria de recomeçar. Quando mais jovem minha mãe não quis que eu fosse modelo…fiz apenas trabalhos pequenos .
    Tenho 43 anos,1,80 manequim 40 ,cabelo pouco grisalho e corte maquina 2. Pratico corrida,musculação leve,yoga e pilates.

      Olá, bom dia!
      Atualmente a idade para participar conosco é de 05-25 anos, mas você pode pesquisar que há agências no mercado em busca de pessoas acima dessa idade.

    Maria Luiza
    Tenho 62 anos e sempre sonhei em ser modelo fotográfico, quero muito realizar esse sonho se me for dada a oportunidade

      Olá, tudo bem?
      Atualmente a idade para participar conosco é de 05-25 anos, mas você pode pesquisar que há agências no mercado em busca de pessoas acima dessa idade.

    Olá. Estou na casa dos 30 , será que ainda dá para ser modelo? Adorei a matéria, bjs

      Olá, tudo bem?
      Conosco a idade é de 05-25 anos, mas há sim agências no mercado em busca de pessoas acima dessa idade.

    gostaria de fazer parte desta conceituada agencia.

      Olá, tudo bem?
      Encaminhe algumas fotos para avaliação através do nosso site no http://www.dilsonstein.com.br

    Olá

    Comecei lendo algumas matérias e achei bem interessante está possibilidade de ser modelo após os 40. Ainda recebem fotos para avaliação?

    Obrigado

      Olá!
      Solicite informações para participar pelo whatsapp 55 9 9717 6426.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.