Afinal, você sabe quanto ganha um modelo mirim?

A carreira dos modelos mirins está em ascensão. Existem boas oportunidades no mercado e ampla variedade de mídias em que uma criança pode trabalhar. Além disso, existe uma busca muito grande por diferentes perfis, o que proporciona oportunidades ainda mais amplas.

Mas tantas opções podem atrair aproveitadores. É preciso tomar cuidado ao depositar sua confiança em uma agência, assinar contratos e deixar crianças com pessoas estranhas.

Quer conhecer mais sobre esse mercado? Então descubra quanto ganha um modelo mirim e saiba o que é necessário para começar a carreira desde cedo!

O que determina o cachê de um modelo mirim?

Apesar de existirem muitas oportunidades no mercado, o salário de um modelo mirim vai depender de algumas coisas.

A primeira questão é a experiência da criança. É natural que o salário aumente de acordo com a vivência do modelo na área. Por isso, a primeira dica para alcançar resultados maiores é construir um bom portfólio.

A segunda questão, que influencia diretamente no cachê dos modelos, é o tamanho da agência que cuida da carreira da criança. Quanto maior a agência, maior a probabilidade de ela conseguir trabalhos melhores.

Uma agência maior também oferece mais qualidade na administração dos trabalhos e nos materiais de apresentação. Isso é imprescindível para que a carreira da criança ganhe cada vez mais valor.

Qual a importância do contrato?

O contrato é a garantia de que os acordos entre os pais e a agência serão cumpridos. Dentro desse acordo está a descrição do cachê do modelo, os dias e horários de trabalho e outras questões pertinentes.

É muito importante ler o contrato com calma, sem a necessidade de ter que assinar nada na mesma hora. Outro detalhe importante é, sempre que possível, buscar por um advogado que possa revisar o contrato para que não haja contratempos depois.

Se você encontrar uma agência que não queira trabalhar por contrato, desconfie! Nessas ocasiões, é comum que exista algo de errado, já que qualquer empresa comprometida fará questão de construir uma relação de trabalho dentro da lei.

Os pagamentos são feitos em dinheiro?

A forma como os pagamentos são feitos depende do acordo que a agência definir no contrato. Além de receber em dinheiro, pode ser que você se depare com algumas propostas de permuta.

A permuta nada mais é do que receber o pagamento por um trabalho por meio de presentes ou privilégios, como roupas, brinquedos ou participações exclusivas. Essa é uma prática comum, mas é preciso estar atento.

Até que ponto você aceita que seu filho trabalhe em troca de presentes? É importante saber controlar a permuta entre os trabalhos para que ela não vire uma rotina. Saber se a empresa com a qual seu filho está trabalhando pretende fazer pagamentos apenas com permuta é essencial.

Afinal, quanto ganha um modelo mirim?

Como você já deve ter percebido, o cachê de um modelo mirim pode sofrer uma boa variação.

Por isso mesmo, é muito difícil fazer uma estimativa real em valores. Essa variação acontece porque existem muitos lugares onde um modelo mirim pode trabalhar: na TV, como figurante, na moda, desfilando ou fotografando, participando de campanhas, comerciais e por aí vai.

O cachê vai depender da empresa que está contratando e também da comissão que fica com a agência que cuida da carreira do seu filho.

Como nós dissemos no começo do post, o tempo em que seu filho está no mercado e o portfólio dele também contam. Artistas como Larissa Manoela receberam cachês pequenos no começo da carreira, mas hoje já faturam mais que muitos adultos!

Para determinar quanto ganha um modelo mirim, primeiro devemos analisar todas essas questões.

Lembre-se de que, no começo da carreira, o ideal é deixar a preocupação com o valor do cachê de lado e garantir que a criança esteja participando de algo saudável para ela.

Os frutos vêm com o tempo e cabe a você, junto com a agência, assegurar o equilíbrio entre a infância do seu filho e o trabalho que ele realiza.

E se você gostou dessas dicas, assine nossa newsletter e receba mais orientações como as deste artigo para acompanhar seu filho na carreira de modelo!

Deixe um comentário