5 dicas para você vencer a ansiedade na carreira de modelo

A ansiedade pode se apresentar em vários momentos de nossas vidas, principalmente naquelas situações para as quais criamos grandes expectativas. Por isso, ficar ansioso, estressado e com medo do futuro de sua carreira de modelo é algo normal.

Porém, mesmo sendo uma reação esperada, é essencial procurar maneiras de controlar essa ansiedade na carreira, a fim de evitar que isso crie problemas de saúde e acabe até mesmo atrapalhando seu desempenho.

Pensando nisso, reunimos 5 dicas sobre como você pode controlar a ansiedade na carreira e ter tranquilidade. Para conferir, acompanhe o post!

1. Tenha um olhar realista sobre a carreira

Um dos maiores gatilhos para que fiquemos ansiosos sobre algo é colocar expectativa. Sonhamos em realizar desejos, ter uma boa performance, ser saudável, bonito e talentoso, mas poucas vezes levamos em consideração os percalços que podem surgir no caminho.

A verdade é que a carreira de modelo traz muitos desafios, e cada um deles precisa ser superado com os pés no chão e otimismo. Por isso, para vencer a ansiedade, evite alimentar expectativas irreais; sonhe e crie metas com o foco na realidade.

2. Investigue os gatilhos que causam ansiedade

O processo de ansiedade se instala muito antes que percebamos e, quando nos damos conta, os sintomas já estão presentes. Assim, pode ser desafiador entender o que desencadeia esse processo e cair em um ciclo sem fim e sem controle.

Por isso, invista na investigação dos sintomas. Quando se sentir ansioso, perceba de onde vem esse sentimento e o que faz com que ele se manifeste. Pode ser uma questão de insegurança com a própria imagem, um trauma de infância ou o medo de errar.

Quando se identifica o gatilho, fica muito mais fácil tratar a raiz do problema em vez de cuidar apenas dos sintomas que ele causa e, assim, acabar de vez com a ansiedade.

3. Pratique o autoconhecimento e se descubra

A cultura ocidental não tem o hábito de incentivar a prática do autoconhecimento, como acontece em países asiáticos. Porém, essa ferramenta é essencial para nos tornamos mais fortes, confiantes e firmes em situações mais estressantes.

Existem muitas maneiras de praticar o autodescobrimento, desde que você entenda que essa é uma busca interior e não exterior. A meditação é uma das formas mais clássicas de se descobrir. É importante entender por que você reage como reage, pensa e sente, o que o leva a tomar certas decisões e o que o faz verdadeiramente feliz.

4. Converse com alguém de confiança

Muitas vezes, o que mais precisamos é liberar os sentimentos que nos aprisionam, como medos e incertezas. Falar sobre nossos medos em voz alta faz com que eles pareçam menores do que realmente pintamos em nossa mente.

Por isso, não pense duas vezes em desabafar com alguém de confiança, principalmente seus pais, um irmão mais velho ou um amigo próximo. Você se sentirá muito melhor depois disso, pode apostar!

5. Foque sua mente no momento presente

Fazer planos e ter metas é importante, mas a verdade é que a vida é imprevisível e nem sempre é possível controlar os acontecimentos. Portanto, foque sua mente no momento presente e entenda que um bom futuro depende dos atos que temos hoje.

Uma boa dica é estabelecer metas a curto prazo, mantendo o foco em conquistas possíveis para o momento que você está vivendo.

Para vencer a ansiedade na carreira, é preciso ser gentil com você mesmo e trabalhar dentro de suas possibilidades. Vencer desafios e se superar é importante, mas se sobrecarregar com cobranças não vai levar a lugar nenhum.

Faça o seu melhor e se preocupe em plantar boas sementes hoje, tendo em mente que será inevitável colher frutos no futuro.

Agora que você já aprendeu como controlar a ansiedade, que tal entender melhor como a autoconfiança pode ajudar na carreira de modelo?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.