Aprenda a fazer um planejamento de carreira artística

O planejamento de carreira é essencial na vida de qualquer pessoa que pretende trilhar um caminho profissional, independentemente da área de atuação. Isso inclui a carreira artística que, ao contrário do que muitos pensam, precisa de objetivos bem definidos a médio e longo prazo.

Esse plano, juntamente com os objetivos definidos, serve como um guia para que você não se perca no caminho, não concentre esforços no lugar errado e nem abra espaço para a desmotivação.

Se você ainda não sabe por onde começar a fazer seu planejamento de carreira artística, não perca este post! Temos dicas para você iniciar hoje mesmo, então, continue a leitura.

Faça uma avaliação pessoal

Já se perguntou quais são os motivos que levam você a querer seguir uma carreira artística? Esse sonho é seu ou foi incentivado por outra pessoa? Você escolheu esse caminho por causa dos ganhos financeiros?

É importante responder a essas questões como uma prática de autoconhecimento. Afinal, quando nossa verdade não está alinhada com nossas ações, fica muito mais fácil se frustrar e desistir no caminho.

Nessa etapa, é essencial avaliar seus talentos, interesses, personalidade e preferências para que o restante do planejamento seja mais assertivo.

Inicie uma pesquisa de campo

O segundo passo para criar um plano de carreira eficiente é entender os desafios de cada profissão, assim como os requisitos para alcançar bons resultados. Para isso, é importante realizar uma pesquisa, conversar com pessoas do ramo e procurar boas referências.

Antes de sonhar com o sucesso, é preciso conhecer a realidade do dia a dia como profissional. Na carreira de modelo, por exemplo, muitas pessoas pensam que receberão milhões por um desfile ou sessão de fotos. Mas a verdade é que os cachês aumentam com o tempo e com a dedicação do profissional e que uma sessão de fotos pode durar um dia inteiro.

Trace metas e objetivos

Nossa terceira dica é que você não saia tomando decisões sobre sua carreira sem antes traçar algumas metas e objetivos de médio e longo prazo. Como dissemos no começo do post, esse plano será como um guia para que você não se perca no caminho.

Lembre-se de ir com calma durante essa etapa. Metas muito distantes da realidade causam frustração, então comece por onde é possível. Fazer um curso, conquistar uma nova habilidade, se inscrever em um teste ou lançar uma página na internet são exemplos de metas e objetivos que você pode estabelecer.

Também é essencial criar táticas para alcançar as metas, como investir em networking, tirar fotos mais profissionais e assim por diante.

Vá atrás de especialização

Nascer com uma habilidade ou talento não é sinônimo de carreira de sucesso. A especialização é essencial em qualquer carreira e principalmente no ramo artístico, e isso não se limita apenas ao início da caminhada.

Outro ponto é a seleção de quais tipos de especialização procurar, mantendo em mente que quantidade não é qualidade. Não adianta fazer um curso atrás do outro e não absorver conteúdo relevante! Selecione aquilo que vai agregar na sua carreira e sempre coloque os conhecimentos obtidos em prática.

Encontre inspirações

Sempre existem referências dentro de uma carreira para nos inspirarmos e isso é muito comum entre artistas. Procurar entender os passos dados por essas pessoas pode ser muito útil dentro de seu plano de ação.

Mas atenção! Se inspirar não é copiar. A vida artística, mais do que qualquer outra, depende da sua personalidade. Isso quer dizer que copiar outras pessoas não vai funcionar. Use essas referências de forma inteligente e absorva o melhor delas para sua carreira, mas nunca deixe de ser você.

Elaborar um plano de ação é essencial para quem quer ter sucesso na vida artística. Existem muitas ramificações e possibilidades para essa carreira, além de muitos desafios que podem fazer com que o foco se dissipe.

O planejamento de carreira é um mapa que guia os passos que devem ser seguidos para atingir determinados objetivos. Monte-o com muita clareza e transparência, transformando sua dedicação em combustível para colocar tudo em prática.

Ainda não segue a Dilson Stein nas redes sociais? Postamos dicas no Instagram, no Facebook e também no Twitter!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.