Cabelo de modelo: como as mudanças podem afetar sua carreira

Você, certamente, já deve estar cansado de ouvir que o cabelo de modelo — assim como o porte físico e as medidas — é parte fundamental da imagem de um bom profissional, não é verdade?

Acredite, não é exagero, afinal, quem está começando a dar os primeiros passos no mercado da moda muitas vezes desconhece o impacto que pode causar à própria carreira ao fazer alguma alteração de última hora.

Acontece que essas modificações, mesmo que pequenas, são capazes de transformar a sua aparência, além de destacar áreas indesejadas do rosto e mudar os contornos da face, fazendo com que você possa ser dispensado pelo simples fato de as empresas desejarem um modelo com características físicas bem específicas.

Portanto, caso queira repaginar o visual, fique atento às dicas que reunimos neste post. Dessa forma, você garante que não vai perder nenhuma oportunidade de trabalho. Acompanhe!

Reflita sobre a área que pretende seguir

Antes de qualquer coisa, reflita sobre qual a área que você quer seguir. Isso porque quem deseja ser modelo comercial, por exemplo, precisa levar a sério o estilo, o formato e a aparência das madeixas.

Basta ter em mente que não serão raras as vezes em que você vai participar de campanhas, anúncios, VTs publicitários, editoriais e afins de um mesmo cliente — tornando-se a cara que representará, para o público, a marca dele. Contudo, para que isso seja possível, será preciso manter a mesma aparência, algo que pode ser até mesmo exigido em contrato.

Em algumas áreas da profissão de modelo, os cabelos importam mais que em outras. Mesmo assim, a realidade é que manter cabelos bonitos e saudáveis é um requisito básico dentro da moda.

Aliás, uma boa aparência em geral ajuda a chamar a atenção e também demonstra que você tem essa preocupação. Além dos cabelos, unhas, pele e dentes precisam estar em dia, assim como o corpo e a saúde como um todo.

Possibilidades como modelo de cabelo

Outra questão a ser considerada é a possibilidade de conseguir trabalhos como modelo de cabelo, uma mercado específico dentro da moda. Nesse caso, as vagas são voltadas para feiras e eventos de beleza, onde é importante contar com modelos que tenham o perfil de cabelo adequado para cada marca.

Mesmo que você procure trabalhos como modelo comercial ou até mesmo de passarela, os trabalhos como modelo de cabelo podem ajudar financeiramente e sempre agregam experiência a qualquer profissional.

Para isso, é essencial manter os cabelos bem cuidados, conforme as dicas que elaboramos no próximo tópico.

Cuidados com o cabelo para fazer bonito

Na moda não existe um tipo de cabelo ideal. Cada cliente pode solicitar um perfil diferente, como cabelos lisos, claros, escuros, crespos e por aí vai. Tudo vai depender de cada trabalho, marca e objetivo.

De qualquer forma, a única exigência geral é que seja um cabelo bem cuidado, hidratado e sem sinais de danos visíveis. Para isso, é preciso adotar algumas medidas que contribuem para a manutenção dos fios, tornando-os mais brilhantes e saudáveis. Veja só:

  • mantenha uma alimentação balanceada;
  • beba água suficiente para suprir as necessidades do seu corpo;
  • faça hidratações semanais em casa e sempre que possível em um salão;
  • nutra os fios com óleos essenciais e naturais;
  • corte as pontas a cada 3 meses;
  • use pentes de madeira para pentear;
  • evite realizar químicas muito fortes;
  • use proteção térmica ao colocar fontes de calor nos fios.

Consulte a agência antes de fazer qualquer mudança

Outra dica importante é procurar a agência antes de decidir fazer qualquer coisa com o seu cabelo. Assim, você será orientado a respeito de a mudança valer ou não a pena, se não vai prejudicar a sua imagem e até mesmo ter novas ideias para criar um visual mais moderno e que valorize as suas feições.

De quebra, seu agente pode recomendar um cabeleireiro ou hair style de renome e bastante qualificado para ser o responsável por essa repaginada — o que aumentará (e muito) as chances de o resultado ficar como o esperado.

Aliás, essa é uma das vantagens de se procurar uma agência responsável para ajudar a cuidar de sua carreira: eles podem orientar o que vai servir como impulso e o que pode prejudicar, em todos os sentidos.

Mesmo que você tenha boas intenções, será muito mais fácil administrar sua carreira, focando em medidas assertivas.

Prefira mudanças temporárias e reversíveis

Caso tenha dúvidas do que fazer e não queira radicalizar logo de cara com o seu cabelo de modelo, há uma ótima sugestão: prefira aquelas mudanças mais simples que não só são temporárias, como também facilmente reversíveis.

Penteados diferentes, franjas falsas, texturas (com babyliss e chapinha) e coloração dos fios (como as tradicionais mechas) com tinta spray à base d’água são só algumas opções versáteis e práticas.

Conheça seus melhores ângulos e versões

Embora seja importante manter um visual clean para ser modelo, o profissional não pode deixar de expressar sua personalidade. Para isso, a melhor dica é que você conheça suas melhores versões. Um corte de cabelo faz toda a diferença em um rosto, podendo valorizar os traços ou desvalorizar seus ângulos.

Saber o que funciona para você ajuda a tomar decisões melhores na hora de realizar mudanças e não te deixa na mão dos profissionais cabeleireiros por onde passar.

Outra dica é que você crie um look padrão, que funcione como sua marca registrada. A modelo Gisele Bündchen, por exemplo, já participou de inúmeros editoriais, capas de revista e desfiles de moda e em muitas dessas ocasiões ela teve de mudar seus cabelos.

Fora dos trabalhos, sua marca registrada em termos de cabelos sempre foi o loiro dourado, com ondas leves e raiz mais escura. Até hoje, mesmo depois de aposentar as passarelas, ela ostenta esse look.

Como você viu, todo cuidado é pouco quando o assunto é cabelo de modelo. Afinal, qualquer alteração pode modificar a sua imagem e, inclusive, dificultar trabalhos com clientes que buscam perfis bem definidos de profissionais.

Por isso, pense e repense antes de mudá-lo e não se esqueça de ter uma rotina de cuidados com os fios (como aparar as pontas, hidratar o couro cabeludo, aplicar máscaras, alimentar-se bem etc.) para mantê-los sempre impecáveis, certo?

E se você gostou de saber mais sobre o assunto, aproveite e assine já a nossa newsletter para dicas essenciais para a carreira de modelo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

3 Comentários

    Eu quero ser atris modelo e camtora

      Olá, tudo bem?
      Encaminhe algumas fotos para avaliação através do nosso site no http://www.dilsonstein.com.br

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.