Como se preparar para apresentação em uma agência de modelo?

O mundo da moda é cercado por mitos e crenças que nem sempre podem ser seguidos à risca. Entre eles, um dos maiores erros cometidos por iniciantes da área é acreditar que basta ser bonito, fazer uma apresentação em agência de modelo e conseguir excelentes trabalhos, de imediato.

Grande engano! Ser modelo vai muito além disso — essa atividade requer preparação, dedicação e, claro, bastante talento. Por isso, a seleção na empresa é um momento decisivo, já que será nessa etapa que o profissional mostrará as suas grandes habilidades.

Mas afinal, quais são os requisitos para vencer esse desafio? Nós temos a resposta para essa pergunta! Neste post, você vai aprender como se apresentar em uma agência de modelo e aumentar as chances de ser selecionado em um casting. Confira!

Treine sua expressão corporal

É muito comum que modelos iniciantes não tenham o domínio completo de seus corpos e de suas expressões. Contudo, isso é uma habilidade essencial na hora de modelar.

Cada marca tem sua personalidade e você, como profissional qualificado, deverá representar todas elas. Por essa razão, é importante saber como o seu corpo e a sua expressão se transformam ao longo de cada trabalho.

Comece a prestar mais atenção em você, em como seu rosto muda com diferentes reações — essa atividade pode ser realizada, até mesmo, diante do espelho. Aproveite para fazer fotos, tirar selfies e gravar vídeos demonstrando diferentes emoções. Depois, observe suas feições e analise o que conseguiu alcançar.

Outra maneira muito interessante de adquirir mais consciência corporal é por meio da dança, sabia? Considere ensaiar alguns passos em sua própria casa ou, também, se matricular em uma aula do seu estilo musical preferido.

Aprenda a desfilar

Desfilar não é só caminhar: é preciso saber como manter a postura correta, o posicionamento exato da cabeça, dar passos firmes e, até mesmo, fazer o famoso “carão”.

E para a apresentação em agência de modelo, o ideal é já chegar ao local dominando essa habilidade. Saber andar de salto — no caso das mulheres — é extremamente importante para quem quer seguir carreira fashion. Por isso, o treino diário não pode ficar de fora.

Nesse caso, a recomendação é investir em um curso preparatório, como os ministrados na Dilson Stein New Models. Além de ensinar a desfilar, abordam temas relevantes, como as técnicas de desinibição, de improvisação, de postura, entre outras competências.

Esqueça a vergonha em casa

Na profissão de modelo, não pode existir vergonha, uma vez que esse profissional é exposto, constantemente, aos mais diversos trabalhos — entrevistas, testes, ensaios fotográficos são alguns deles. Ou seja, ficar muito “na sua”, é algo que pode acabar prejudicando o seu desempenho e sucesso na carreira.

Isso não quer dizer que você deva ser uma pessoa que não é. Pelo contrário: a personalidade do modelo deve ser mantida sempre! Por outro lado, libertar o seu lado mais espontâneo, com certeza, chamará a atenção em uma seleção.

Não sabe como se tornar mais desinibido para essas apresentações? O primeiro passo é pedir para um amigo ou familiar fazer uma entrevista e algumas fotos, como se estivessem em um verdadeiro editorial. Acredite: o resultado será fantástico!

Saiba se posicionar nas fotos

A expressão do corpo é determinante para o bom resultado em uma foto, mas nem todos os iniciantes dominam poses e posturas na hora de um ensaio fotográfico. Ao longo de um trabalho, você precisa ser natural e passar a mensagem da marca, sendo fundamental se preparar com certa antecedência.

Treinar em casa é uma boa forma de começar. Teste diversas poses — de preferência, em frente ao espelho — e veja o que é mais espontâneo. Uma boa dica é tentar reproduzir poses das modelos que admira, desde que não tente ser uma cópia delas. Assim que possível, invista também em um curso especializado no assunto.

Fique de olho em concursos

Já imaginou participar de alguns concursos para entrar nesse mundo de uma vez? Atualmente, existem várias opções espalhadas por todo o país e que são responsáveis por selecionar modelos para conseguir contratos efetivos com agências conceituadas.

Uma vez conquistado o prêmio, os vencedores podem aproveitar viagens, além de ter o acompanhamento de especialistas na área. Em toda a duração do acordo, você terá a oportunidade de alcançar cada vez mais conhecimento, conhecer pessoas importantes do ramo e desenvolver as suas melhores habilidades.

Como uma maneira de não perder nenhum evento como esse, não deixe de estar sempre em dia com os principais portais de moda do Brasil. Entre em contato com agências conceituadas, estejam elas na sua cidade ou fora dela. Vale muito a pena!

Busque apoio de empresas sérias

Uma das etapas cruciais para se sair bem nessa profissão é contar com o apoio de organizações sérias e renomadas do setor. Para tanto, vale pesquisar na internet até encontrar uma agência de modelos qualificada e que se encaixe no que você está buscando.

Peça recomendações de pessoas conhecidas, leia os feedbacks de outros profissionais e, se possível, visite o espaço pessoalmente. Também é válido enviar os seus dados e fotos por e-mail para que os especialistas analisem o seu perfil e, futuramente, marquem uma entrevista.

Só tome cuidado para não cair em ciladas. Antes de firmar uma parceria ou adquirir qualquer produto, peça para analisar os trabalhos realizados pela empresa e saia em busca de possíveis reclamações do local. Assim, você terá mais tranquilidade para fazer a escolha certa e arrasar em qualquer apresentação!

Entenda tudo sobre moda

Podemos dizer que a função de um(a) modelo é representar uma marca por meio de seu corpo. Entretanto, ao contrário do que se acredita, isso não quer dizer que você deve deixar os seus estudos a respeito da moda de lado.

Caso ainda não entenda muito sobre esse assunto, saiba que esse é um ótimo momento para começar a se aprofundar no universo fashion e alcançar novos diferenciais para o seu currículo. Para se destacar entre a multidão, você precisa entender de estilo e carregar as suas características por onde passar.

Fora isso, é interessante saber quem são os maiores designers, inclusive dentro do seu próprio país, além de conhecer sobre a história da moda, os principais eventos do mercado e quais são as últimas tendências em alta nas ruas.

Essa tarefa pode ser concluída de uma maneira bem prática — realizando buscas na internet, lendo bons livros e sempre se atualizando sobre as novidades do segmento. Isso vai fazer com que se torne uma pessoa preparada, com mais chances de chamar a atenção. Pense nisso!

Viu só como ser modelo vai muito além da beleza? Comece a colocar nossas dicas em prática, encarando cada momento de dedicação como um verdadeiro investimento na sua carreira. Estar preparado é essencial em uma seleção e, por isso, não deixe a oportunidade escapar!

Agora que já sabe tudo sobre como fazer uma boa apresentação em agência de modelo, o que acha de aproveitar essa leitura e assinar agora mesmo a nossa newsletter? Dessa forma, será possível continuar acompanhando as novidades desse mundo e estar sempre por dentro de dicas e acontecimentos imperdíveis.

Quer saber como fazer parte da nossa agência?

Preencha seu e-mail e descubra.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

20 Comentários

    Adorei as dicas,como mãe irei insentivar a minha filha a buscar mais conhecimentos sobre a profissão. Obrigada !

    O meu maior sonho é ser modelo

      Olá, tudo bem?
      Nos encaminhe algumas fotos para avaliação em nosso site http://www.dilsonstein.com.br

    Meu nome é Fábio tenho 18 anos tem um sonho de ser modelo já ganhei dois desfile tirou foto para loja

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    Meu sonho ser modelo tenho 12 anos e gostaria de entrar nessa agência se vcs mim deren essa oportunidade de mostrar que posso ser uma estrela obrigado por ter lido esse comentário…

      Olá, bom dia
      Encaminhe algumas fotos para avaliação através do nosso site no http://www.dilsonstein.com.br

    Meu sonho é ser modelome ajuda

      Olá, tudo bem?
      Encaminhe algumas fotos para avaliação através do nosso site no http://www.dilsonstein.com.br

    Meu sonho é ser modelo

      Olá, tudo bem?
      Encaminhe algumas fotos para avaliação através do nosso site no http://www.dilsonstein.com.br

    Tenho uma filha de 17 anos. Gostaria muito de trabalhar como modelo

      Olá, tudo bem?
      Encaminhe algumas fotos dela para avaliação através do nosso site no http://www.dilsonstein.com.br

    Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    Eu. Queria. Um. Chase

      Olá, tudo bem?
      Encaminhe algumas fotos para avaliação através do nosso site no http://www.dilsonstein.com.br

    Eu quero se modelo

      Olá, tudo bem?
      Solicite informações através do nosso Whatsapp no 55 9 9717 6426.

    Sou iniciante no ramo da moda
    As suas dicas são de extrema importância pra mim
    Pq me ajudará a ter auto-confiança
    Tanto na passarela quanto em estúdio fotográfico
    Ainda tenho muito pra evoluir
    Espero poder mostrar todo o meu potencial futuramente

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.