VERÃO:  5 cuidados com a saúde que você precisa ter

Nosso corpo precisa de cuidados e merece atenção o ano inteiro, mas é no verão que ficamos expostos a situações mais intensas, causadas principalmente pelo sol e pelas altas temperaturas.

Por isso, problemas como cabelos ressecados e pele acneica são tão comuns nessa estação, mas não para por aí. A saúde também pode ser afetada com queimaduras de sol, quedas de pressão e outras questões mais sérias.

Para se proteger, é preciso manter os cuidados com a saúde no verão, afinal, quem não gosta de curtir ao máximo essa época do ano? Pensando nisso, nós elegemos 5 dicas essenciais para que você aproveite essa estação! Confira a seguir!

1. Mantenha o corpo hidratado

Cerca de 75% do nosso corpo é composto de água e, embora essa não seja mais uma novidade para a maioria das pessoas, existe muita gente que se esquece de se hidratar corretamente.

Quando o corpo está desidratado, os sintomas mais comuns são:

  • boca seca;
  • indisposição;
  • cansaço;
  • dor de cabeça;
  • prisão de ventre;
  • pouca produção de urina.

Para ter disposição e enfrentar o dia a dia, é preciso incluir a água na sua rotina, mas é importante atentar à quantidade. Embora seja comum ouvir que 2 litros por dia é o ideal, essa quantidade muda de acordo com peso, clima, metabolismo e outras situações.

2. Prefira uma alimentação leve

A sensação de cansaço após uma refeição pesada é bem mais intensa nos dias quentes e existe uma boa razão para isso. É nessa época do ano que o corpo sente mais dificuldade para manter os 36 ºC ideais para que fiquemos bem.

Assim, o metabolismo fica mais lento para que toda a energia seja direcionada ao resfriamento do corpo. Isso significa que refeições pesadas sobrecarregam nosso sistema.

Por isso, dê preferência a alimentos mais leves e refrescantes, como saladas, vegetais e sucos e frutas como melancia, melão e abacaxi.

3. Dê atenção especial para a pele

A pele é a barreira que protege a parte interna do nosso corpo dos agentes externos, mas é no verão que esse órgão fica muito mais exposto, principalmente aos raios UVA e UVB, emitidos pelo sol.

A melhor solução para esse problema é fazer uso do protetor solar regularmente, principalmente na praia e na piscina, mas também no dia a dia.

Também é importante usar produtos adequados ao seu tipo de pele, de acordo com seu fototipo. Tome cuidado com aspectos como oleosidade, ressecamento, nível de sensibilidade da pele, entre outras características.

4. Não deixe de proteger seus fios

Os cabelos também podem sofrer danos no verão, ficando mais oleosos na raiz e mais secos nas pontas. Quando expostos ao sol, os fios podem sofrer queimaduras, assim como a pele.

Para evitar esse problema, é essencial usar produtos que garantam proteção solar, como leave-in, primer e sprays térmicos. Se houver proteção extra contra a ação do cloro e do sal do mar, o produto será ainda mais vantajoso para seus fios.

5. Use a moda a seu favor

Quem disse que não dá para aliar estilo e bem-estar no verão? Use a moda a seu favor e abuse de chapéus, bonés e óculos, que ajudam a proteger o corpo do calor e principalmente dos raios solares.

Hoje existem até mesmo tecidos com proteção solar, principalmente na moda praia, em bodys, maiôs e saídas.

Se você sonha em trilhar uma carreira de modelo de sucesso, os cuidados com a saúde no verão são ainda mais importantes. O corpo é a principal ferramenta de trabalho nessa profissão e exige uma atenção especial em relação aos aspectos físicos.

Além disso, como a rotina de um modelo é bem dinâmica, um ensaio fotográfico, por exemplo, pode durar muitas horas, o que exige preparo físico e saúde em dia.

E falando em carreira de modelo, que tal aprender mais sobre esse assunto? Descubra como se tornar um modelo de comerciais de televisão!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.