Descubra agora como ser um youtuber de sucesso

O mercado audiovisual, especialmente aquele voltado a mídias sociais, está em constante ascensão no mundo todo. Uma das plataformas sociais mais populares no Brasil, que só perde para os Estados Unidos em tempo de visualização de vídeos — segundo uma reportagem feita pela Folha de São Paulo — é o Youtube. Segundo a pesquisa, 24 dos 100 canais mais populares e rentáveis de todo o mundo são brasileiros.

Com isso, a profissão de youtuber acabou surgindo e ganhando força nos últimos tempos, principalmente entre adolescentes e jovens adultos brasileiros.

Se você, assim como muita gente, também sonha em ficar famoso e ganhar dinheiro sem sair de casa, então confira as nossas superdicas de como criar um canal e fazer sucesso no Youtube! Ficou curioso? Então continue a leitura!

Escolha o assunto do canal

Literatura, moda, culinária, beleza, música e maquiagem são apenas alguns dos inúmeros assuntos que você pode escolher para abordar no seu canal. É preciso, contudo, saber do que você gosta e tem mais conhecimento e afinidade. Afinal, uma das coisas que mais faz um canal crescer é justamente a “paixão” do youtuber pelo assunto que ele se propõe a criar conteúdo.

Defina seu público-alvo

A definição do público ao qual seu canal será destinado é tão importante quanto a escolha do assunto. Isso porque essa é uma das etapas mais importantes do planejamento de qualquer negócio, inclusive de canais no Youtube.

É preciso fazer um estudo e levar em consideração questões como sexo, idade, nível de escolaridade, hábitos, estilo de vida, preferências e aspectos geográficos. Depois desse perfil definido, será mais fácil estabelecer a linguagem do vídeo, o cenário, os tipos de edição etc.

Escolha o nome do canal

Um título criativo, que tenha uma palavra-chave relevante para o perfil de público do canal, é um quesito importantíssimo para que ele ganhe popularidade.

Por exemplo, se você vai criar um canal com conteúdo de moda, a dica é utilizar palavras-chave que o público usa para buscar este conteúdo, como: estilo, tendência, fashion, look, entre outros.

Desse modo, é bem provável que o nicho de usuário que você estabeleceu acabe encontrando seu canal “sem querer” ao buscar por conteúdos similares aos que você cria.

Invista em equipamentos e cenários

Como todo negócio, o Youtube também requer alguns investimentos iniciais. Confira alguns equipamentos essenciais para iniciar na profissão de youtuber:

  • uma câmera de qualidade (no começo, pode-se até usar o smartphone, mas o aconselhável é adquirir uma câmera no mínimo semiprofissional);
  • tripés para os smartphones ou câmeras;
  • um bom microfone;
  • equipamentos de iluminação;
  • um editor de vídeo de qualidade (software) que não deixe seu conteúdo com cara de amador.

Além disso, é interessante também investir no cenário, já que gravar no fundo branco não vai chamar a atenção de muita gente, não é mesmo? Papéis de parede, quadros, objetos decorativos e luminárias são alguns itens bastante utilizados para a montagem do ambiente. Mas tome cuidado para não fugir da proposta do seu canal e do seu público-alvo!

Atualize constantemente seu canal

Se você prometeu aos inscritos do seu canal que postaria vídeos a cada X dias, então você precisa cumprir com a sua palavra!

É claro que imprevistos podem acontecer, mas eles devem ser a exceção e nunca a regra. Ter um conteúdo regular ajudará você a estreitar seus laços com seus inscritos, fidelizando-os e fazendo com que indiquem seu canal para outras pessoas.

Como visto, existem várias dicas para se tornar um youtuber de sucesso, mas talvez a mais importante delas seja sempre ser você mesmo e apostar na sua personalidade para cativar o público.

Além disso, é importante que você sempre trabalhe a sua imagem de youtuber e faça bons vídeos, da forma o profissional possível. O ideal, aliás, é que, para isso, você conte com uma ajuda especializada para desenvolver novas habilidades. Combinado?

E então, gostou do artigo? Aproveite e baixe nosso e-book: confira dicas exclusivas sobre casting de modelo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    Eu gostaria muito de ser dessa familia

      Olá, tudo bem?
      Encaminhe algumas fotos para avaliação através do nosso site no http://www.dilsonstein.com.br

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.