Entenda qual a importância dos videobooks na vida do ator

Quem deseja seguir a carreira artística precisa se preparar para cumprir as exigências do mercado. Além de uma boa formação, profissionalismo, cuidado com a aparência e saúde, é fundamental preparar um videobook para divulgar o próprio trabalho nas agências de casting e emissoras de TV.

Quer saber por que você deve investir em um para realizar seu sonho de se tornar ator/atriz em filmes, novelas e propagandas e como produzir o videobook para conseguir o melhor resultado? Confira no post!

O que é o videobook?

Como se destacar no universo artístico e aumentar as chances de conseguir um trabalho? O videobook é uma das melhores ferramentas para se atingir esses objetivos. Ele é um currículo em formato audiovisual que tem por objetivo principal mostrar sua capacidade de atuação, fotogenia e presença de cena.

Por que esse material é tão importante?

Muitas produtoras, agências e até mesmo emissoras de TV hoje em dia não abrem mão do videobook na hora de fazer a seleção de elenco de suas produções ou para seus clientes. Isso porque fica mais fácil e prático fazer a análise preliminar de profissionais nesse formato, em vez dos castings presenciais.

Além disso, por meio do vídeo, você consegue disponibilizar seu trabalho para que muito mais pessoas vejam. Basta deixar o link no seu currículo, nas inscrições de casting ou mesmo nos seus perfis profissionais em redes sociais e/ou site.

Como criar um ótimo videobook?

Uma boa ferramenta é aquela que ajuda a realizar as tarefas da melhor forma, certo? O mesmo acontece com o videobook. Para criar um material fantástico e destacar positivamente, fique atento às dicas de ouro a seguir.

Opte por gravação de alta qualidade

Hoje em dia, muitos celulares têm câmera para gravação em alta qualidade (HD), facilitando a produção do videobook. Com ele e um tripé — e alguém da sua confiança para controlar a gravação — você já pode começar a produção.

Lembre-se de:

  • iluminar bem o seu rosto — lâmpadas quentes, posicionadas nos lados da câmera, evitando sombras desfavoráveis);
  • conferir o som — as pessoas precisam entender o que está sendo dito;
  • gravar na horizontal — o vídeo em formato deitado facilita a reprodução em TV e monitores.

Escolha o cenário e o figurino

Quem deve se destacar no vídeo é você. Portanto, opte por um fundo que valorize a sua presença (verde, azul). A roupa deve ser em cor neutra, contrastando com o fundo (preto sem estampas é a escolha mais clássica).

Apresente-se

Comece com uma boa apresentação, exatamente como faria numa seleção presencial. Diga seu nome artístico completo, idade e indique seus objetivos profissionais (dublagem, narração, atuação) e em quais meios deseja trabalhar (teatro, cinema, TV, publicidade).

Já tem experiência? Indique o tempo de profissão.

Ensaie cenas diferentes

O videobook é uma maneira de mostrar aos clientes o seu potencial. Portanto, ensaie cenas que favoreçam seu estilo, mostrando a sua versatilidade como intérprete. Pode ser uma fala de um filme ou de uma peça de teatro. Se você já está no ramo, inclua na gravação alguns trabalhos já realizados.

Mostre o seu potencial

Sabe falar mais de um idioma fluentemente, faz balé ou tem algum talento especial que ajude no seu desempenho como artista? Aproveite para incluir a informação na sua apresentação.

Deixe seu videobook disponível online

Existem muitas plataformas online onde é possível disponibilizar o seu vídeo gratuitamente. Aproveite as oportunidades e coloque seu trabalho na internet, incluindo o link no currículo escrito.

Esperamos que nossas dicas ajudem a produzir um videobook fantástico para fazer decolar a sua carreira. Na dúvida, lembre-se de que o essencial é mostrar ao mundo todo o seu potencial. A simplicidade com alta qualidade é sempre a melhor opção.

Quer receber outras dicas para se tornar um artista de sucesso? Então assine a nossa newsletter agora mesmo!

Deixe um comentário