Fashionista: entenda como se tornar uma em 5 passos

Se você costuma procurar conteúdos sobre moda com frequência, com certeza já deve ter ouvido o termo “fashionista”. Mas você sabe o que isso significa?

Uma pessoa considerada fashionista é aquela que faz da moda seu estilo de vida, cria looks originais, estuda as tendências, acompanha as novidades desse universo e aplica tudo em seu estilo de uma maneira única.

Existem muitos fashionistas espalhados pelo mundo, como a blogueira Chiara Ferragni, muito popular na internet, e a brasileira Camila Coelho. Essas pessoas muitas vezes lançam tendências e, por isso, sempre ganham visibilidade no mundo da moda.

Quer 5 dicas para se tornar uma fashionista? É só acompanhar este post!

1. Analise sua personalidade

Embora existam tendências de moda e seja importante estar por dentro de todas elas, o primeiro passo para se tornar uma fashionista é entender sua própria personalidade.

Uma das características mais valorizadas nessas pessoas é sua originalidade. Portanto, é essencial entender o que funciona ou não para você. Uma boa maneira de entender seu estilo é observar o formato do seu corpo, entendendo quais peças valorizam ou quais deixam você desconfortável.

2. Estude sobre moda

Muito do que vemos hoje na moda são releituras e inspirações que já foram tendência no passado. Estudar a história da moda é importante na hora de buscar referências, pois ser um fashionista é mais do que compor um bom look.

Além disso, por meio da pesquisa, é possível conhecer a história das marcas, dos designers, fotógrafos e modelos e, assim, criar um bom repertório para construir um estilo único.

3. Acompanhe as tendências

As tendências de moda mudam com muita rapidez e um fashionista depende delas para compor looks modernos e inspiradores. Por isso, é importante se atualizar sempre sobre o assunto.

Para isso, é possível seguir suas fashionistas favoritas nas redes sociais, acompanhar blogs de moda, ler revistas sobre o assunto, acompanhar os desfiles que acontecem nas trocas de estações e observar as mudanças culturais onde você vive.

4. Procure se destacar

Para ser considerado um fashionista, é preciso que seu estilo se destaque da maioria das pessoas. Mesmo um combo clássico e simples, como jeans e camiseta, precisam de detalhes e acessórios que garantam personalidade.

O que você precisa fazer é começar a selecionar melhor as peças que vai adquirir. Procure propostas diferentes do usual e evite comprar todas as suas roupas em lojas de fast fashion, pois o estilo dessas peças costuma ser padronizado.

Uma boa dica é garimpar alguns achados em brechós, procurar acessórios ou peças confeccionados por pequenos produtores ou customizar suas próprias roupas.

5. Tenha referências

Se inspirar em ícones da moda não é proibido para um fashionista, desde que o estilo não seja uma cópia e sim uma inspiração. Contamos com ícones de diversas décadas, países e estilos, e estudar a forma de se vestir dessas pessoas é uma estratégia muito bacana, principalmente para aqueles que estão começando agora.

Para quem quer seguir carreira na moda ou até mesmo uma carreira artística, se tornar um fashionista é essencial. Ter um estilo próprio demonstra personalidade, e isso é muito importante nesses dois ramos. O segredo para dar certo é simples: nunca vista um look que deixa você desconfortável e pouco confiante. Esse é o primeiro passo para ser uma fashionista de sucesso.

Ainda não segue a Dilson Stein nas redes sociais? Postamos dicas no Instagram, no Facebook e também no Twitter!

Deixe um comentário