Meu filho quer ser modelo, e agora?

“Meu filho quer ser modelo. Como devo proceder?” — eis uma dúvida recorrente para muitos pais. Afinal, eles temem não saber como apoiar e orientar a criança perante os desafios que vão existir na trajetória profissional dela.

Além disso, há o receio de que a garota ou o garoto fique vulnerável às armadilhas de pessoas que querem se aproveitar dos sonhos de quem deseja seguir essa carreira. Por esse motivo, reunimos, neste post, alguns passos para garantir o crescimento e o sucesso do filho com segurança e sem sobrecarregá-lo.

Ficou interessado? Continue a leitura!

Entenda como uma agência de modelos funciona

Um dos primeiros passos que os pais devem tomar, antes mesmo de pesquisar por uma empresa específica, é entender a maneira de trabalho das agências de modelo no Brasil. Primeiro, é preciso entender que negócios sérios e éticos não podem garantir o trabalho para o modelo.

Isso porque a função das agências é selecionar novos talentos (chamados de news faces, nesse meio) realizando testes, produzindo books e fornecendo cursos de passarela, de posicionamento para fotos, expressão corporal, etiqueta etc.

Depois, esses novos talentos são indicados aos clientes, mas a decisão de contratar ou não determinado modelo é somente deles, e não da agência. Dessa forma, podemos dizer que essas empresas servem como uma ponte entre o modelo e as produtoras de eventos de moda, marcas, revistas, agências de publicidade e propaganda etc.

Qual é o processo de contratação?

De maneira geral, o cliente solicita à agência que mande os books de modelos que estejam dentro de um determinado perfil para aquele trabalho. A agência, por sua vez, fará uma pré-seleção dos seus agenciados, indicando aqueles que preenchem os requisitos solicitados pelo cliente.

Após a escolha do modelo, a empresa tem a função de comunicá-lo e explicar o tipo de trabalho que será exercido por ele. Depois, ela informará ao cliente seus valores e formalizará o contrato.

Após a finalização do trabalho, o cliente faz o pagamento do valor estipulado pela agência, e essa faz o repasse do cachê aos modelos. Antes, retira seu percentual, que foi devidamente estabelecido em cláusulas contratuais.

Em geral, a maioria das agências fixam essa taxa entre 20 a 35% do cachê do modelo. Afinal, essa é a única maneira de manter o funcionamento da empresa, que tem gastos fixos (aluguel, imposto, energia elétrica, funcionários) e precisa ter algum lucro.

Existe alguma forma de facilitar todo esse processo?

Sim! Existe um atalho para os modelos iniciantes, que nada mais é do que uma plataforma que permite o envio de fotos diretamente pelo participante. Assim, facilita que ele seja encontrado pelas agências.

Estamos falando da Dilson Stein Agência, que conta com uma plataforma desenvolvida para reduzir a distância entre as agências que são parceiras de Dilson Stein, e que estão em busca de modelos, manequins, atores ou digital influencers!

Trata-se de uma oportunidade altamente exclusiva e que aumenta de maneira significativa as chances de o modelo chamar a atenção e de ser contratado pelas melhores agências do nosso país!

Mais que isso: os participantes terão acesso a conteúdos exclusivos que o auxilarão nessa jornada pelo mundo da moda, ficando por dentro das dicas e novidades mais quentes que o farão sair na frente dos concorrentes.

Caso o modelo seja menor de idade, como é o relacionamento com os pais?

Relacionar-se adequadamente com os pais de seus agenciados é uma função bastante importante de uma agência. É preciso esclarecer a eles e mantê-los atualizados sobre tudo o que está acontecendo na carreira de seu filho. Isso inclui trabalhos que exijam viagens mais longas (inclusive fora do Brasil), cortes de cabelo e mudança no visual, cursos necessários para capacitação etc.

Toda a equipe da agência deve ter um comportamento que priorize a transparência e educação, trazendo segurança aos familiares do modelo. Os pais ainda podem exigir que todo e qualquer assunto seja tratado diretamente com eles e não com a agência. Mas é preciso ter consciência de que pode haver prejuízos se o retorno demorar a acontecer, já que, nesse meio, tudo acontece de maneira muito rápida, ágil e objetiva. Não há tempo a perder!

Saiba incentivar o seu filho e identificar quando a escolha pela carreira de modelo é dele

O primeiro passo é, sem dúvidas, ter uma conversa franca com a criança para saber se esse é realmente um desejo dela ou se a escolha pela carreira de modelo tem influência de amigos, conhecidos ou até mesmo sua. Afinal, muitos pais têm participação direta nisso, pois sonham em ver os filhos em campanhas, editoriais, passarelas e afins.

Com isso, acabam embutindo os próprios desejos neles para que sigam a profissão. Portanto, caso você ateste que seu filho, de fato, deseja ser modelo, será o momento de saber incentivar e, principalmente, prepará-lo para lidar com a rotina de trabalho.

Isso porque, embora o ramo seja bastante amplo e com novas oportunidades diárias, sempre existirá a possibilidade de receber um “não” em uma seleção ou teste, por exemplo. Logo, ajudar a criança a lidar com eventuais rejeições será indispensável para que possa desenvolver uma boa autoestima e, em especial, uma maturidade profissional ímpar desde cedo.

Procure uma agência de modelos de confiança

Feito o passo anterior, será o momento de procurar por uma agência de modelos séria e de credibilidade, que possa orientar e auxiliar não apenas a criança, mas também a você sobre a construção da carreira dela e as especificidades do mercado.

Por isso, é muito importante sentar e conversar com os profissionais que vão ser responsáveis pelo seu filho e se informar sobre como funcionam os castings e as contratações, o percentual de comissão deles, quando fazer book e com que fotógrafo, que aspectos seu filho precisa aprimorar para conquistar mais trabalhos etc.

Justamente por essa razão, evite se deixar levar por pessoas mal-intencionadas que prometem mundos e fundos logo de cara, pois o sucesso e a trajetória profissional são coisas construídas passo a passo, não ocorrem por efeito de mágica.

Ou seja, prefira uma agência que, de fato, já tenha histórico, boa cartela de clientes e seja responsável por lançar grandes nomes no mercado nacional e internacional.

Invista em cursos e oficinas

Fora os workshops e treinamentos que a agência já vai desenvolver com o seu filho, aproveite para investir em mais cursos e oficinas que colaborem para que ele possa aprimorar habilidades que o ajudem a se destacar entre outros modelos. “Como assim?”, você deve estar se perguntando.

Bem, existem diferentes alternativas, como os de maquiagem e cabelo, para que ele saiba realçar os traços físicos que tem e facilitar a produção para castings, entrevistas e afins. Outro exemplo são os de teatro, para que a criança fique mais expressiva, perca a timidez, saiba se comunicar, tenha capacidade de improvisar e desenvolva melhor a coordenação motora.

Há, inclusive, cursos de boas maneiras, ensinando o agenciado a se portar adequadamente em casa ocasião, além de ter uma boa apresentação pessoal, disciplina e educação.

Administre a rotina do seu filho

Por fim, mas não menos importante, sobre a questão “meu filho quer ser modelo”, não deixe de administrar a rotina dele com horários estabelecidos para cada atividade. Isso é algo fundamental para evitar que ele fique imerso em trabalhos e acabe tendo o desempenho escolar afetado, seja por estar ausente em sala de aula, seja por não acompanhar as matérias e provas aplicadas no colégio.

Tenha sempre em mente que, por mais jovem que ele comece a carreira, é de suma importância que continue se dedicando aos estudos. Quanto mais completa for a formação dele, melhor será para ter uma bagagem cultural e um repertório diferenciados dos demais.

Vale ressaltar que é válido estabelecer horários para o lazer da criança. Afinal, seu filho está em uma fase em que brincar, se divertir com os amigos e ter novas experiências são fundamentais para manter o bem-estar e a qualidade de vida — algo que também impacta a capacidade de socialização e comunicação.

Como você viu, lidar com a situação de “meu filho quer ser modelo” não é motivo para desespero. Ao contrário, com o seu apoio, o devido respeito à fase da vida em que ele se encontra e o auxílio de uma boa agência, a criança vai poder construir uma carreira sólida e se desenvolver cada vez mais na profissão!

E então, gostou do artigo? Se você é apaixonado por esse universo, gostou do assunto deste post e quer ficar pode dentro de tudo o que envolve o mercado da moda, já sabe: assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Quer saber como fazer parte da nossa agência?

Preencha seu e-mail e descubra.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

24 Comentários

    Minha filha tem sonho de ser modelo, 11 anos, raça negra, traços finos, tem postura, muito bonita….tipo Sheron Menezes, Tais Araújo, parece que nasceu para estar nas passarelas… Mas esse meio é difícil, para começar é caro e não temos condições de arcar com tantas despesas. É uma pena! Abrs. 23/04/2017

      Oi Carla!
      Ela já fez alguma avaliação com nossa equipe? Nos envie algumas fotos caseiras dela, através da nossa página no Facebook ou site, que iremos avaliar o perfil dela.
      Um abraço!

    Tenho uma filha com 10 que sonha em ser modelo, ela já fez alguns trabalhos aqui em Pernambuco mas o sonho só aumenta cada vez mais. Ela tem postura, elegância, carisma e toda uma delicadeza. Começou a fazer ballet com 5 e faz até hoje.

      Olá Isadora,
      Caso você tenha interesse, nos encaminhe algumas fotos da pequena para avaliação.
      Nosso site é http://www.dilsonstein.com.br
      Beijo!

    Bom dia! Minha filha tem 12 anos gostaria de trabalhar como modelo fotográfico.

      Olá, tudo bem?
      Você pode nos mandar algumas fotos dela para avaliação no whats 55 9 9630 4359? 🙂

    Olá eu sou a Anna Luisa queria saber onde fica a agência de vocês?

      Olá Anna!
      A Dilson Stein New Models não é uma agência de modelos, somos uma empresa que prepara e encaminha os aspirantes a modelo para as maiores e melhores agências do país.
      Nossa empresa fica em Horizontina-RS e temos equipes que fazem a seletiva em todo Brasil.

    Oii tenho o sonho de ser modelo tenho 15 anos

      Olá, tudo bem?
      Nos mande algumas fotos para avaliação no whats 55 9 9630 4359 🙂

    Bom dia! Tenho uma de 12 anos e o sonho dela é ser modelo , vejo que ela tem perfil devido altura , magra tem a pele clara cabelos cacheados , o nome da minha filha Layra . Moraramos em Domingos Martins Es . As pessoas falam que ela é muito bonita , porque não investe na carreira de modelo , gostaria de mandar algumas fotos pra você avaliar o perfil da Layra ! Muito obrigada aguardo retorno.

      Olá, tudo bem?
      Nos mande algumas fotos dela para avaliação no whats 55 9 9630 4359 🙂

    O meu sonho e ser modelo

      Olá, tudo bem?
      Nos mande algumas fotos para avaliação no whats 55 9 9630 4359 🙂

    Olá bom dia, estava eu passando e vi esse artigo. Pois tenho uma filha linda e que como outras tem o sonho de seguir a carreira de modelo, ela tem 14 anos e adora fotos. Gostaria de obter mais informações obg.

      Olá, tudo bem?
      Encaminhe algumas fotos dela para avaliação no whats 55 9 9630 4359 🙂

    Oie tudo bem! Meu filho tem 6 anos desde que nasceu que tira fotos incríveis,e fez um curso pra modelos e tem certificado eu como mãe procuro o melhor pra ele hoje ele 6 anos e adora fotos já participou em cusos.

      Olá, tudo bem?
      Encaminhe algumas fotos dele para avaliação através do nosso site no http://www.dilsonstein.com.br

    Ola boa noite tbm tenho uma filha de 12 anos e tem um sonho de ser modelo

      Olá, tudo bem?
      Encaminhe algumas fotos para avaliação através do nosso site no http://www.dilsonstein.com.br

    Tenho um filho 6 anos ele sonha em modelar 95991751037

      Olá, tudo bem?
      Encaminhe algumas fotos dele para avaliação através do nosso site no http://www.dilsonstein.com.br

    Eu queria ser modelo

      Olá, tudo bem?
      Encaminhe algumas fotos para avaliação através do whats no 55 9 9717 6426 🙂

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.