Modelo de mão: o que você precisa saber sobre essa carreira

Você sabia que é possível atuar como modelo de mão? Sim, é isso mesmo. O universo da modelagem vai muito além de fotografias, televisão e desfiles de roupas de grife famosas. Curioso, não é mesmo?

Apesar de ser um ramo pouco conhecido, esse tipo de trabalho existe por toda a parte, se pararmos para pensar — comerciais de joias, esmaltes e até mesmo como dublês de artistas famosos. Na verdade, é um mercado bastante concorrido. Por isso, é importante ter cuidados com as mãos e deixá-las sempre lindas e macias.

Quer saber como ingressar nessa profissão? Neste artigo vamos abordar algumas dicas que vão te ajudar a seguir na carreira de modelo de mão. Acompanhe a leitura.

Como ser modelo de mão?

É importante que o profissional que deseja fazer carreira nesse ramo tenha as qualidades certas para o mercado de modelo de mão. Trata-se de um segmento exigente e que requer algumas características específicas e padrões determinados. Apesar de ser uma área predominante de mulheres, também existem homens que conseguem fazer carreira.

Seus dedos são compridos ou pequenos? Largos ou finos? O formato das unhas é bem delineado? As mãos são macias, ou apresentam calos e cicatrizes? A pele é hidratada? Todos esses aspectos vão influenciar na escolha de um modelo de mão.

Quais são as características necessárias para ser modelo de mão?

Vamos apresentar, a seguir, os principais aspectos para ser uma boa modelo de mão.

Ter mãos bonitas

A mão precisa ter um formato harmônico e com uma aparência bem cuidada e hidratada. Afinal, mesmo que seja utilizada uma pequena quantidade de maquiagem, isso não é o bastante para corrigir os defeitos.

Nesse sentido, é essencial que essa parte do corpo não apresente marcas de nascença, pintas, verrugas, cicatrizes e outros tipos de manchas. De um modo geral, quanto mais harmônica e delicada for a sua mão, maiores as chances de obter sucesso nesse ramo.

Ter mãos firmes

Esse trabalho pode exigir que o modelo segure um objeto por muitas horas sem nenhum apoio — joias, produtos de beleza e outros itens. Portanto, é necessário ter uma boa firmeza e precisão nos movimentos para evitar fotos tremidas, ou ter que repetir muitas cenas de vídeo.

Portanto, é necessário ter uma mão consistente para repetir o mesmo movimento por várias vezes. Afinal, a gravação de comerciais pode levar muito tempo até ser devidamente concluída — uma publicidade de 20 segundos pode ter uma de mais de 10 horas, por exemplo.

Manter uma dieta equilibrada

A carreira de modelo de mão também exige uma alimentação saudável, mesmo que não seja necessário mostrar o corpo. Isso porque alguns alimentos podem propiciar tremores e aumentar os sintomas de ansiedade — cafeína, sal e açúcar em excesso. Além disso, uma dieta com alimentos nutritivos deixa a pele da mão mais hidratada e a unha mais forte e bonita.

Praticar a paciência

O modelo de mão pode ter que ficar muito tempo com a mão na mesma posição ou, então, repetir as fotos e gravações por inúmeras vezes, até que fique bom, de verdade. Essa tarefa pode ser cansativa e até mesmo entediante. Portanto, é necessário deixar a ansiedade de lado e ter paciência para não prejudicar o trabalho e satisfazer o cliente — e ser chamado para novos jobs!

Ter cuidado com as mãos

O modelo também precisa ter cuidados específicos com as mãos. Afinal, elas são o seu instrumento de trabalho! Portanto, fique longe de tarefas que exijam o manuseio de produtos químicos e de limpeza, ou que possam causar arranhões, como cortar e picar alimentos.

Além disso, é importante usar óleos e cremes hidratantes com bastante frequência, durante o dia e à noite, antes de dormir, pois o efeito costuma ser potencializado durante o período do sono.

Dependendo do trabalho, pode ser importante pintar e retirar as cutículas. Portanto, tenha sempre um profissional de confiança para fazer a cutilagem e a pintura das suas unhas. Além disso, é importante ter cautela para que elas não fiquem manchadas com o esmalte. Por isso, sempre tenha o cuidado de passar uma base fortificante e incolor antes de aplicar o esmalte.

Quais os principais passos para se tornar modelo de mão?

Vamos explicar, a seguir, como dar os primeiros passos nessa carreira.

Criar um portfólio

O portfólio é como se fosse o book para os modelos. Esse material deve conter fotos de qualidade que favoreçam as mãos e sejam tiradas do seu melhor ângulo. O ideal é investir um pouquinho mais e contratar um fotógrafo profissional para isso.

Gravar vídeos curtos pode ser um grande diferencial nesse momento. Afinal, eles oferecem uma visão melhor das mãos e trazem mais noção sobre o formato dessa parte do corpo.

Confira os cuidados que você deve ter nesse momento:

  • tire fotos em ambientes bonitos;
  • escolha o melhor ângulo;
  • inclua fotos da palma das mãos, dorso e unhas;
  • pesquise quais são as poses mais usadas em revistas e faça igual.

Contatar agências de modelos

A maioria das agências de modelos comuns costuma trabalhar com modelo de mãos também. Portanto, entre em contato com o gestor de RH, envie o seu portfólio e marque uma entrevista.

Geralmente, será necessário fazer um teste prático para verificar a sua habilidade com as mãos. Não se esqueça de se preparar e ter uma postura bem profissional. Nesse momento, você precisa ser persistente e ter motivação.

Assinar o contrato com o cliente

Antes de assinar o contrato, verifique as cláusulas e condições. Tenha a certeza de que se trata de um agente confiável e idôneo. Pesquise referências na internet e converse com outras pessoas sobre isso. O cuidado deve sempre ser algo primordial.

O mercado de modelo de mão é bastante promissor e concorrido, apesar de ser pouco conhecido pelo público comum. Se você deseja construir uma carreira nesse ramo, saiba que será necessário ter dedicação e paciência. Ainda, tenha em mente que as coisas vão dar certo com o tempo. Siga as nossas dicas e você vai ter ótimos resultados.

Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe as futuras publicações sobre o universo da moda!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

2 Comentários

    tipo sou negra e as pessoas da minha cidade n acredita que eu posso ser uma modelo pfv me ajuden

      Olá, tudo bem?
      Encaminhe algumas fotos para avaliação através do nosso site no http://www.dilsonstein.com.br

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.