Modelo Kids e Teen, qual a melhor maneira de iniciar a carreira?

Muitas vezes, os pais reconhecem nos filhos a vontade ou o perfil para o mundo da moda e não sabem como proceder. O mercado de modelo kids e teens oferece muitas oportunidades. Há sempre chance para crianças e adolescentes, já que, nesse meio, são inúmeras as campanhas publicitárias em TV, internet e catálogo de produtos e revistas.

Diferentemente do que muita gente pensa, a carreira de modelo vai além do glamour: é preciso dedicação, especialização e muito trabalho duro. Por isso, o acompanhamento e o apoio dos pais é indispensável, já que serão eles os principais responsáveis por várias etapas do caminho que o futuro modelo irá percorrer.

No entanto, é natural que se tenham dúvidas e questionamentos sobre a melhor forma de iniciar uma carreira para aqueles que pretendem se tornar modelo kids e teen. Por isso, consultamos Emiliana Matarazzo, proprietária da agência Pequeno Gênio, e listamos algumas dicas que podem ajudar os pais a iniciarem seus filhos no mundo da moda. Confira!

Papel dos pais é importante

Nenhum trabalho como modelo kids e teen é realizado sem a concordância dos pais. É deles a responsabilidade inicial no encaminhamento e direcionamento da futura carreira de crianças e adolescentes. E o primeiro passo é respeitar a vontade do filho e deixar de lado suas próprias ambições. Além disso, ter disponibilidade para acompanhar testes e trabalhos futuros é primordial.

Se seu filho quer ser modelo, precisa saber que essa é uma carreira difícil e desgastante. Os pais precisam deixar isso claro para seus filhos. Portanto, jogar limpo é importante, já que as crianças e adolescente irão, em algum momento, abrir mão do tempo livre, passar por cobranças e pressões, enfrentar horas de testes e jobs e ter uma rotina rígida para equilibrar estudos e carreira.

Futuros modelos devem se aprimorar

A imagem que se construiu em torno da carreira de modelo não corresponde à realidade, por isso, adquirir conhecimento e se aprimorar é um grande diferencial. Assim, os pais devem incentivar os futuros modelos a buscar cursos, oficinas e workshops sobre evoluir na carreira. Como crianças e adolescente aprendem rápido, vão se aperfeiçoando cada vez mais na área.

Além disso, certos conhecimentos extras poderão ser um plusAprender uma segunda língua, dar importância às artes cênicas, ter prática em algum esporte e se interessar por música, dança e cinema podem fazer toda a diferença na carreira do modelo kids e teen.

Bom comportamento e postura são diferenciais

Como essa é uma carreira muito competitiva, saber de que modo se portar pode ser uma boa forma de estabelecer contato e criar boas oportunidades. Nem sempre beleza é a única característica procurada por produtores de casting e agências de modelos. Ter motivação e atitude ajuda a aumentar as chances de ser aprovado em testes.

O que se espera de crianças e adolescentes que levam a profissão a sério é educação, dedicação e muita personalidade. Inevitavelmente, o modelo kids e teen irá se tornar o centro das atenções, trabalhando com agentes, fotógrafos e profissionais da área. É preciso construir nos pequenos um temperamento equilibrado, em que se supere a timidez, se sinta confortável, ganhe confiança e seja extrovertido.

Escolhendo uma agência de modelos

Uma boa agência pode abrir portas e administrar a carreira dos pequenos modelos de forma eficaz e coerente. Em vias gerais, na hora de escolher uma agência na qual seu filho irá trabalhar, é preciso levar em consideração o tempo de mercado, a cartela de clientes, a influência que ela exerce no ramo e como conduz a carreira do modelo.

Geralmente, as agências contam com profissionais experientes, preparados para orientar e guiar as crianças e adolescente para o caminho que elas desejam seguir, seja nas passarelas, como modelos fotográficos, estrelando comerciais, entre outras.

Rotina é essencial

Quando uma criança ou adolescente se interessa pela carreira de modelo, cabe aos pais criar uma rotina que equilibre a vida escolar com os compromissos da profissão. Assim, eles continuam podendo estudar e têm a chance de participar de testes e jobs.

Além disso, é necessário que eles se acostumem à rotina de trabalho, que pode ser exaustiva. É comum que haja espera ou mais de uma atividade no dia, o que tende a irritá-los e cansá-los. Além disso, os jobs acontecem em horários e dias variados, o que inclui fins de semana, sessões noturnas e feriados. Quando o modelo kids e teen está preparado para enfrentar esse tipo de rotina, se sai melhor nos testes.

Ouvir “não” é inevitável

Algo iminente nesse tipo de carreira são as recusas. De forma geral, a criança e o adolescente podem ouvir, com frequência, “nãos”. É extremamente necessário que os pais ajudem seus filhos a lidar com as negativas que, certamente, acontecerão. Uma dica preciosa é não criar expectativas em si e neles.

É comum que o modelo kids e teen não tenha o perfil buscado pelo cliente. E mesmo se saindo bem nos testes, a rejeição será inevitável. Em muitos casos, as agências ajudam a lidar com o “não”, esclarecendo que os testes são apenas uma fase do processo.

Processo de seleção Dilson Stein

Considerada umas das agências de modelo mais influentes do País, a Dilson Stein já descobriu e lançou no mercado modelos muito famosas, como Gisele Bündchen, Alessandra Ambrosio e Caroline Trentini. Seu processo de seleção é dividido em três etapas: Selection, Training e Weekend. Na primeira etapa, os candidatos a modelo são avaliados por profissionais especializados e orientados sobre a carreira.

Na etapa seguinte, os modelos passaram por treinamentos que ensinam técnicas de interpretação, noções de passarela, postura diante das câmeras, entre outros. Na etapa final, os aspirantes a modelo passam um fim de semana dedicado a serem encaminhados e orientados no mundo da moda. Assim, eles são colocados em contato com as principais agências nacionais e interagem com profissionais de primeira linha.

Agora que você já sabe um pouco do que é preciso para iniciar a carreira como modelo kids ou teen, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do mercado. Você também irá receber dicas, referências e notícias sobre o mundo da moda!

 

  • Quer saber mais sobre carreira de modelo, e receber dicas sobre o mercado? Então acesse nosso Facebook e Instagram e assine nossa newsletter. Todo dia temos muitas novidades que vão te ajudar a encaminhar a carreira do seu filho da melhor maneira.

Mariana Faria e Manuella Faria, irmãs descobertas por Dilson Stein

52 comentários

    • Dilson Stein 20 abril, 2017 at 09:05 Responder

      Larissa no momento nós estamos trabalhando com crianças a partir de 08 anos.
      Mas você pode pesquisar, pois há excelentes agências no mercado que trabalham com modelos da idade do teu filho.
      Um abraço!

  1. elisandra 24 agosto, 2017 at 16:56 Responder

    ola eu tenho 21 anos tenho uma filha já , mais queria muito ser modelo fotográfica , sou muito fotogenica e é meu sonho exercer a funçao sera que tenho chances ??

    • Dilson Stein 29 agosto, 2017 at 14:53 Responder

      Oi, Elisandra!
      Você pode tentar a carreira de modelo sim. Há muitas modelos que já têm filhos e conseguem conciliar a carreira com a maternidade.
      Nos envie algumas fotos para avaliação. É só clicar nesse link: http://dilsonstein.com.br/fotos/ preencher todos os campos e enviar as suas fotos.
      Um abraço!

  2. Lisianeis schmidt 11 setembro, 2017 at 20:18 Responder

    Oii meu nome é Lisiane e tenho 13anos eu queria saber se alguns dia no futuro eu trabalhar para alguma agência de modelos terei que morar na mesma cidade que se encontra?

    • Dilson Stein 14 setembro, 2017 at 12:12 Responder

      Oi, Lisiane!
      Isso vai depender muito da quantidade de trabalhos que você terá e também da tua disponibilidade para viagens.
      É uma decisão que precisa ser tomada juntamente com a agência.

  3. Felipe de Souza Costa 14 setembro, 2017 at 16:32 Responder

    Ola meu nome é Felipe Souza,tenho 16 anos e meu sonho é ser modelo,sou muito fotogenico,mas não sei por onde começar,e eu gostaria de saber como dar o primeiro passo para seguir carreira,obrigado!

  4. ana paula dos santos 25 outubro, 2017 at 22:32 Responder

    Ola tenho uma filha de 6 anos que sonha em ser modelo gostaria de saber se não tem outra forma de ela começar a modela nessa idade

    • Dilson Stein 10 novembro, 2017 at 15:32 Responder

      Olá, boa tarde! Tudo bem?
      Atualmente a idade para participar conosco é de 8-25 anos, pois nossas agências parceiras trabalham com essa idade. Mas use esse tempo para ela se preparar melhor, e assim que possível poderá participar conosco

  5. Taevelli 2 dezembro, 2017 at 13:50 Responder

    Olá Meu Nome e taevelli brito ,tenho 13 anos meu sonho e ser modelo,quero focar nisso por favor mim ajudem a alcançar essa meta ,mim ajude a começar minha carreira

    • Dilson Stein 11 dezembro, 2017 at 09:20 Responder

      Olá Taevelli, tudo bem?
      Gostaria de fazer uma avaliação online com nossa equipe? Para isso é só clicar no link: http://dilsonstein.com.br/envie_fotos.php preencher todos os campos que aparecerão e enviar tuas fotos (fotos naturais, feitas em casa mesmo) que devem ser sem edição ou acessórios como óculos e bonés.
      Iremos analisar e entraremos em contato.

      Grande abraço

  6. Váleria 28 março, 2018 at 10:28 Responder

    Olá bom dia eu gostaria de saber se posso mandar umas fotos da minha filha Hemilly ela tem 8 anos e o sonho dela é ser modelo eu moro na cidade de Santa fé PR obrigada

  7. Ludmila silva 11 junho, 2018 at 21:32 Responder

    Tenho 12 anos e quero ser modelo fotográfica para mim começa queria saber se tem chance de consegui mim de um conselho meu nome Ludmila Silva

  8. Marieli Santos da siva 27 junho, 2018 at 22:40 Responder

    Olá meu nome é marieli Santos da Silva tenho 10 anos e meu sonho é ser modelo como faço para ser modelo manda os passos beijos

  9. Yasmim Sofia 25 julho, 2018 at 23:10 Responder

    Olá, eu tenho 12 nos e o meu sonho é ser modelo de passarela ou fotogênica. E eu amo tirar fotos e gosto bastante de desfilar. Eu sei desfilar mais ou menos, mais eu posse aprender mais certo? Então…. Eu tenho chances?

  10. Dafanny 28 outubro, 2018 at 14:42 Responder

    Oi meu nome e Dafanny, tenho 12 anos e morro no interior da Bahia, meu sonho e ser modelo, por mora em um lugar muito pequeno, não tenho oportunidades, mais não quero desistir do meu sonho, o que faço?

  11. Ingrid caroline 24 janeiro, 2019 at 02:21 Responder

    Olá, meu nome é Ingrid Caroline, tenho 13 anos e a minha irmã se chama Iasmin Camili, ela tem 12, nós somos de caico, e queriamos experimentar modelar

  12. Sakura 9 fevereiro, 2019 at 06:26 Responder

    Olá!! Tudo bem? Meu nome é Sakura
    Eu tenho uma questão, altura da pessoa conta muito? Por exemplo tenho 20anos, mas tenho 1,53 cm, é possível entrar na carreira de modelo com essa altura?

    • Dilson Stein 12 fevereiro, 2019 at 09:12 Responder

      Olá, tudo bem?
      Teremos seletiva em breve na sua cidade.

      24 de Março de 2019
      Domingo
      Ritter Hotéis
      Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55 – Centro
      15h, 18h, 20:30h

      Para participar da seletiva basta comparecer em algum dos horários no local indicado. Não é obrigatória a inscrição antecipada, mas você deve levar um kilo de alimento não perecível. É aberta ao público e gratuita. Menores de 18 anos devem ir acompanhado de um pai ou responsável.
      Na seletiva ocorre uma avaliação de perfil, que são tiradas algumas fotos e suas medidas. Também falamos um pouco sobre como funciona nosso trabalho e o processo da carreira de modelo. Esperamos por você!

  13. cleiciany 20 fevereiro, 2019 at 21:01 Responder

    ola meu nome e cleiciany e tenho uma filha de 13 anos e o sonho dela e de ser modelo e eu ñ gosto de ver ela triste pelos cantos triste então eu achei essa página no Chrome e falei pra ela que eu achei uma forma dela ser mais isso depender de vcs ai

Deixe um comentário