O que é necessário para começar uma carreira de modelo infantil?

Passarelas, câmeras, luzes e holofotes são elementos presentes na carreira de modelo que estampam os sonhos de quem almeja estrelar na profissão. Mas o universo repleto de charme e encantamento também envolve dúvidas e incertezas, principalmente, para quem é modelo infantil, que deve se perguntar constantemente: “por onde começar?”.

Se você é mãe de uma criança que já demonstrou interesse em ser modelo, é preciso estar atenta a alguns procedimentos fundamentais para evitar futuros contratempos. Além de ser comunicativo, o seu filho deve ter um bom relacionamento interpessoal e personalidade, qualidades fundamentais para trilhar uma carreira de sucesso.

Vocês devem estar conscientes de que o trabalho é árduo, porém, é uma excelente oportunidade para adquirir experiências e desenvolver habilidade social. Quer esclarecer mais dúvidas? Continue lendo nosso post e saiba dos cuidados e responsabilidades que a carreira de modelo infantil requer!

Escolha uma agência séria e com boa reputação

A porta de entrada é a escolha de uma boa agência de modelos. São elas que farão a intermediação com os contratantes. Portanto, não tome nenhuma decisão antes de pesquisar sobre a empresa que representará o seu filho e avalie todos os cuidados que a agência terá com ele. Procure conhecer a equipe e entender como o ambiente funciona, desde o cachê ao tratamento concedido.

Vale ressaltar que se tornar um agenciado não significa que os trabalhos surgirão imediatamente. Para protagonizar uma propaganda de xampu, por exemplo, o modelo infantil precisará ser selecionado pela produtora e pelo cliente final do comercial.

Invista em cursos

Como em qualquer outra profissão, os cursos são importantes para desenvolver habilidades e atrair oportunidades de trabalho na carreira de modelo. Portanto, sempre que for possível, incentive seu filho a buscar especialização e cursos que podem ajudá-lo a atrair a atenção de contratantes em potencial.

Tanto para quem deseja trabalhar como modelo de passarela quanto para quem almeja ser modelo fotográfico, pode ser interessante participar de um curso de teatro ou oficina para atores. Esse tipo de curso ajuda a criança a se tornar mais desinibida e facilita na hora em que os contratantes precisam de um modelo que precise interpretar uma espécie de personagem na hora das fotografias ou do desfile.

Outros cursos de especialização, que ensinem como desfilar nas passarelas, cursos de automaquiagem, ou mesmo que ensinem noções sobre moda podem se tornar um diferencial na hora da seleção.

Participe de eventos de moda

As agências de modelo organizam com certa frequência alguns eventos para seleção dos chamados New Faces — ou seja, uma seleção de modelos iniciantes com grande potencial de arrasarem nas passarelas e agradarem aos clientes do mundo fashion.

Esses eventos são de extrema importância para a carreira de modelo infantil, afinal de contas, a criança está dando os primeiros passos na vida profissional e, geralmente, ainda não tem muitos contatos que podem indicá-la para trabalhos.

Além disso, esses eventos atraem a atenção de “Scouters” (ou olheiros de moda), que podem descobrir o talento do seu filho e dar um “upgrade” na carreira dele. Contudo, é fundamental que você inscreva seus filhos em eventos de agências sérias e qualificadas. Dessa maneira, você garante que a seleção não é uma “furada” e evita que você e seu filho percam tempo em um evento que não trará nenhum benefício para o seu filho.

Faça um ensaio fotográfico

Para ser conhecido, é preciso ser visto. E a forma como os aspirantes a modelo fazem isso é por meio da divulgação das suas fotos, o velho e conhecido book fotográfico — o portfólio do modelo.

O book impresso ainda é bastante utilizado, mas é preciso ter atenção para evitar gastos desnecessários. Faça o book do seu filho somente quando ele estiver agenciado, caso contrário, pode ser desperdício de dinheiro, pois cada agência trabalha com um determinado tipo de foto. Receba as orientações para ter em mãos um formato de divulgação adequado!

Respeite as necessidades físicas da criança e não abra mão dos seus direitos

Durante a execução de um trabalho longo, a criança não pode ser forçada a nada. A atividade deve ser paralisada caso o modelo infantil se sinta indisposto. Em meio a uma sessão de fotos, deve haver uma pausa para o lanche, para um descanso breve e até para brincadeiras.

O importante é que o modelo se sinta à vontade, confortável e não tenha nenhum direito privado para aproveitar o momento e explorar o seu talento.

Fique de olho nos aspectos legais

Ao conseguir um trabalho por meio de uma agência, tenha bastante atenção sobre os aspectos legais envolvidos na negociação, especialmente, se houver a assinatura de um contrato de prestação de serviços.

Antes de assinar o contrato, leia todas as cláusulas que estão descritas nele, a fim de identificar se você concorda com a forma de trabalho da agência, se você e seu filho terão disponibilidade de cumprir os compromissos, se está de acordo com os valores estabelecidos, enfim, leia absolutamente tudo com muita atenção, para que não haja futuros problemas.

É comum que, na ansiedade pela busca de uma agência ou de um contrato de trabalho, os pais ou responsáveis legais não façam uma leitura detalhada do contrato, se submetendo a cláusulas abusivas ou mesmo em desacordo com a legislação vigente sobre o trabalho infantil.

Por isso, tenha bastante cuidado ao examinar o contrato, busque retirar todas as dúvidas sobre ele e solicite os esclarecimentos sobre termos que não forem do seu conhecimento ou sobre partes que não estejam suficientemente explicadas.

Converse bastante com o seu filho

Nunca se esqueça de trabalhar a autoestima da criança e o seu psicológico para as eventuais rejeições que podem acontecer. A carreira de modelo infantil pode dar certo, ou não, e cabe a você, responsável, dar o suporte emocional. Não deixe de explicar sobre os compromissos e responsabilidades. O apoio dos pais é fundamental para o prosseguimento da carreira.

E então, gostou do nosso artigo sobre o que é necessário para começar a carreira de modelo infantil? Que tal descobrir se o seu filho tem o perfil necessário para esse tipo de trabalho? Baixe agora mesmo o nosso e-book e receba gratuitamente um material completo que vai ajudar a avaliar se essa carreira é a ideal para seu filho!

21 comentários

  1. Diana 4 maio, 2017 at 21:56 Responder

    Sempre muito bom contar com sua equipe obrigada por tudo foi muito bom ter participado de sua seleção modelos acompanhei minha filha Dienifer foi tudo de bom Diana.

  2. Maria Helena 15 maio, 2017 at 16:27 Responder

    Minha filha participou da seleção e estamos aguardando o evento de dezembro.Ja conversei bastante com ela sobre a questão de ser ou agenciada.Como tem apenas 9 anos,fica um pouco mais difícil lidar com a frustração mas creio que com as dicas recebidas e com as constantes conversas estará pronta para o sim ou para o não.
    Obrigada!
    Maria Helena

    • Dilson Stein 16 maio, 2017 at 10:14 Responder

      Oi Maria Helena!
      Parabéns pela tua atitude com tua filha. E desde já, toda nossa equipe está na torcida pelo sucesso dela.
      Se precisar de alguma coisa, estamos sempre à disposição.
      Um abraço 🙂

  3. Cleide 5 junho, 2017 at 15:17 Responder

    Minha filha Maria Eduarda participou da seleçao…Agora estamos esperando o evento de desembro….Ja conversei bastante com ela, esta muito entuziasmanda para ir no evento,mais ou mesmo tempo esta siente que nao vai ser muito facil….se for escolhida ou nao por uma agencia o importande e participar….Obg Cleide Perico

    • Dilson Stein 5 junho, 2017 at 17:27 Responder

      Cleide, parabéns pela forma como está trabalhando a participação dela em nosso evento, é importante seu apoio a ela.
      Um abraço e até dezembro!

  4. Margareth dias dos Reis. 15 agosto, 2017 at 23:01 Responder

    Amanda tem 9 anos..mora em senador Canedo GOIÁS, e ja mandei fotos dela..e gostaria de uma resposta .se ela pode ter o perfil..ela é bem fotogenica, e tem muita disposição.

    • Dilson Stein 5 setembro, 2017 at 09:16 Responder

      Oi, Susana!
      teremos três eventos em São Paulo, em dezembro. Para mais detalhes você pode entrar em contato por nossos telefones (55) 3537-6116 / (55) 98434-8495 – WhatsApp, que nossa equipe vai explicar tudo a você.
      Um abraço!

  5. Liliane Cristina Ferreira 29 agosto, 2017 at 22:02 Responder

    Ótimas dicas!!! Procuraremos sempre seguir os conselhos. Torceremos ansiosas por uma aprovaçao de vossa equipe.

  6. Vanessa Rocha 30 agosto, 2017 at 02:43 Responder

    Meu filho passou nas seleções, e já venho conversando com ele, ele na verdade me surpreendeu sempre muito tímido, e quando falei dessa proposta ele ficou interessado, agora com 8 anos está aguardando o evento em Uberlandia em maio de 2018,. No começo achei que ele não ia querer não ia aceita devido a timidez mais foi bem atento em tudo e agora está gostando da ideia de ser modelo . Obrigada Dilson sua equipe foi top aqui em Patos de Minas.

    • Dilson Stein 5 setembro, 2017 at 09:44 Responder

      Oi Vanessa!
      Desde já estamos torcendo pelo sucesso dele!
      E continue nos acompanhando, que sempre traremos dicas que podem ajudá-lo a se desenvolver.
      Um abraço!

  7. sandra regina 30 agosto, 2017 at 09:40 Responder

    Parabéns pra toda equipe pela dedicação …Meu filho Marcos Vinicios de Siqueira participou da seletiva
    estamos aguardando o evento em Dezembro…vai ser tudo de bom só em participar já estamos felizess…bjos pra toda equipe! sandra regina

    • Dilson Stein 5 setembro, 2017 at 11:09 Responder

      Vocês vão adorar o Weekend, Sandra 🙂
      E nós já estamos na torcida pelo sucesso do Marcos Vinicios.
      Sempre que tiverem alguma dúvida, é só entrar em contato conosco.
      Um abraço!

    • Dilson Stein 11 dezembro, 2017 at 09:27 Responder

      Olá Nívia, tudo bem?
      Preparamos e encaminhamos modelos para as maiores agências do Brasil e para participar, os candidatos devem ter entre 8 a 25 anos 🙂

      Um grande abraço

Deixe um comentário