Passo a passo: como fazer a pré-produção de um vídeo para o Youtube

Você sabia que em 2016 foi realizado uma pesquisa afirmando que em 2019, 80% do tráfego da internet seria destinado a vídeos? O fato é que, para gravar vídeos excelentes e conquistar o coração do seu público, é fundamental investir na pré-produção. Neste artigo separamos as seis etapas para a construção eficiente do seu vídeo. Acompanhe!

Criar o estúdio

Começamos pelo básico: a criação do seu estúdio. Aqui, você precisa prestar atenção em aspectos técnicos como cenário, acústica e iluminação para garantir um excelente resultado. Confira mais detalhes sobre esses três pilares a seguir:

  • cenário: deve ser coerente com seu conteúdo, sem ser chamativo para não desviar a atenção;
  • acústica: é fundamental evitar os barulhos da rua e escolher um microfone de alta qualidade;
  • iluminação e cores: o uso de box de luzes ou mesmo o flash da câmera é uma excelente forma de melhorar a qualidade do seu vídeo.

Escrever o roteiro

Com o estúdio preparado, está na hora de dedicar um tempo para a criação do seu roteiro. Nesse momento, separe o lápis e a caneta e coloque todas as suas ideias no papel, respondendo estas perguntas:

  • qual é o meu objetivo?
  • que público quero alcançar?
  • que linguagem devo utilizar?
  • preciso de entrevistados?

Definir o figurino

Aqui, é fundamental definir uma roupa que combine com o cenário utilizado — optando sempre por tonalidades neutras ou análogas ao ambiente. Isso porque as peças que você utiliza podem causar distrações nos telespectadores.

Produzir a maquiagem

Em seguida, você precisa cuidar da sua maquiagem. Dependendo do conteúdo oferecido e do figurino utilizado, ela deverá ser mais neutra ou chamativa, tendo em vista que ambas podem fixar ou desviar a atenção do seu público ao longo do vídeo.

Enquadrar a filmagem

Para finalizar e começar a colocar a mão na massa, você precisa enquadrar a filmagem. Confira algumas dicas de como fazer isso com perfeição:

  • deixe uma margem acima da cabeça e aos lados do corpo para as edições;
  • busque referências de vídeos na internet para conferir seus enquadramentos;
  • invista em softwares de edição de vídeo para fragmentar as cenas.

Você percebe como a pré-produção de um vídeo para o YouTube garante a qualidade do seu conteúdo? Lembre-se de seguir todos esses passos para criar vídeos perfeitos, ok? Ainda, aproveite para continuar a sua leitura e descubra como ser um youtuber de sucesso!

Quer saber como fazer parte da nossa agência?

Preencha seu e-mail e descubra.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.