Por que a linguagem corporal é importante para modelos e atores?

Demonstrar segurança, confiança e autoridade em um processo de seleção é fundamental para garantir bons resultados e conquistar o trabalho dos sonhos, sobretudo para quem quer ser modelo e ator. Para diminuir a ansiedade em um casting e apresentação, muitos profissionais lançam mão da linguagem corporal positiva, você já conhece?

Ela facilita toda e qualquer relação, seja de trabalho, estudo ou amizade, afinal, promove uma melhora na desenvoltura social, facilitando a construção de uma autoimagem confiante e segura.

Se você deseja ser modelo ou ator, precisa investir nela. Neste post separamos as melhores dicas para você trabalhar a sua linguagem corporal e entender a sua importância. Boa leitura!

Desenvolva uma boa postura

A postura diz muito sobre o ser humano, não é mesmo? Quando você pensa em alguém triste, qual é a imagem que vem à sua mente? Provavelmente uma pessoa cabisbaixa, sem um sorriso no rosto e com a postura curvada.

No entanto, se ela alterar a sua postura, sua imagem muda, fazendo com que ela se sinta mais confiante e presente no momento. Para os modelos e atores, é essencial desenvolver uma boa postura para transmitir segurança no seu trabalho, permitindo que os clientes também o enxerguem desse jeito.

Assim, o interlocutor se sente mais confortável em estabelecer uma boa relação com você, abrindo novas oportunidades de trabalho e crescimento profissional.

Para isso, confira algumas atitudes para você investir no seu dia a dia:

  • manter as pernas em 90°: demonstra abertura e receptividade;
  • deixar os braços soltos e movimentá-los levemente: apresenta uma posição confortável e segura;
  • manter o peito aberto e os ombros abaixados: demonstra autoconfiança;
  • inclinar levemente o corpo para frente durante uma conversa: manifesta interesse no interlocutor e no assunto;
  • espelhar sutilmente os movimentos do interlocutor: apresenta empatia, gera um sentimento de confiança, proporcionando uma conversa fluida.

Olhe diretamente para o interlocutor

Assim como a postura diz muito sobre qualquer pessoa, o olhar também é capaz de revelar sentimentos e emoções que estão escondidos dentro de cada um. Para conquistar aquela oportunidade de trabalho perfeita, é preciso trabalhar o seu olhar e a sua autoimagem.

Por exemplo, uma pessoa que não se sente segura, não se acha bonita ou não confia no próprio corpo, dificilmente sustentará o contato visual, buscando sempre outra figura de referência.

Os modelos e atores precisam conquistar a habilidade de olhar nos olhos dos outros e se sentirem bem com isso, para transmitir segurança para o cliente e aos outros que estão o observando.

Por isso, procure manter o contato visual e prestar atenção na conversa e evite desviar o olhar constantemente. Assim, você melhora a sua autoestima e autoconfiança e, ainda, conquista mais oportunidades de trabalho.

Mantenha a cabeça reta

Para demonstrar confiança no seu trabalho, nada melhor do que manter a cabeça reta e alinhada com a sua postura. Além disso, esse movimento transmite interesse no assunto, assim como segurança no seu próprio corpo e uma presença potente.

No entanto, qualquer atitude que envolva a linguagem corporal deve ser feita com leveza, sobretudo com a cabeça, evitando movimentos travados. Por isso, invista no treino constante, olhando-se no espelho e analisando em qual posição você se sente confortável para começar.

Trabalhe o tom de voz

Por fim, não tenha medo de trabalhar o seu tom e o controle da sua voz. Quando estamos muito nervosos, a voz distorce, ficando mais aguda ou grossa e mais baixa ou alta.

Embora seja um processo natural e defensivo, transmite insegurança para o interlocutor, e você já deve ter percebido que para ser modelo ou ator é necessário demonstrar segurança em si e nos outros para garantir bons trabalhos.

Por isso, procure manter um ritmo de fala equilibrado e trabalhe o tom de voz para emiti-lo com profundidade, trazendo autoridade, segurança e consistência na sua fala.

Investir na linguagem corporal é essencial para trilhar uma carreira de sucesso. Por isso, nós desenvolvemos o programa Training voltado para compartilhar conhecimentos técnicos e práticos sobre ser modelo, ajudando você a desenvolver uma boa postura, olhar e fala.

Agora que você já sabe como trabalhar a linguagem corporal, aproveite para colocar as dicas em ação e conhecer mais sobre os caminhos para ser modelo com os nossos eventos.

Deixe um comentário