Qual é o momento de fazer o primeiro book fotográfico do seu filho?

Seu(sua) filho(a) quer iniciar a carreira de modelo e a primeira coisa que você pensa é fazer o primeiro book fotográfico dele(a), certo? Será que esse é o momento ideal de fazer o ensaio ou será que existe oportunidade mais adequada? São muitas as dúvidas que surgem quando pensamos na construção de uma carreira de sucesso.

Se você ainda não sabe as respostas para essas perguntas, tranquilize-se! Neste artigo você vai conhecer mais sobre o primeiro book fotográfico, os cuidados com a agência de modelos e outras dicas importantes relacionadas a esse assunto. Acompanhe!

Devo fazer um book fotográfico antes de procurar uma agência?

Existe uma ideia generalizada de que, ao ir a uma agência de modelos com o seu filho, já é necessário ter um book fotográfico pronto para conseguir um trabalho. Por diversos motivos, essa ideia é um grande mito.

Vamos pensar juntos: se o seu filho tiver potencial para desenvolver um trabalho ou tem determinado perfil que é procurado pelos clientes daquela agência, o convite para testes vai acontecer naturalmente. Além disso, a agência pode avaliar os pontos fracos e de melhoria para que o seu filho consiga seguir uma carreira profissional como modelo.

É normal que os pais, na ansiedade de ajudar os filhos nesse sonho, caiam na armadilha de pagar caro pela produção de books que não despertam o interesse dos contratantes ou ainda na produção de fotos de qualidade duvidosa.

As grandes agências podem indicar os profissionais confiáveis para fazer o book fotográfico de maneira eficaz e com uma produção de boa qualidade, que valha a pena o investimento — além de garantir a segurança do seu filho.

O ideal é resistir à tentação de fazer um book fotográfico para o seu filho com pressa, procurando inicialmente uma agência de confiança que providencie todas as informações necessárias para você iniciar a carreira da criança com tranquilidade.

Que cuidados devo tomar antes de escolher uma agência?

Procure sempre uma agência renomada, que tenha revelado grandes talentos conhecidos pela mídia. Uma boa dica é buscar referências na internet antes de se dirigir ao local, verificando a opinião de outras pessoas que já tiveram contato com ela e observando a infraestrutura do local quando fizer uma visita.

Também é preciso verificar se os funcionários da agência oferecem todas as informações solicitadas com clareza e objetividade. Se o seu filho for convidado para um ensaio, verifique se a agência oferece um contrato com os detalhes do trabalho a ser realizado.

Meu filho conseguirá muitos trabalhos se fizer um book?

É importante frisar que um book fotográfico não é uma garantia de que seu filho consiga trabalhos como modelo. Além da necessidade do material ser produzido prezando pela qualidade, o acompanhamento por uma agência com credibilidade dentro dessa área de atuação é o que faz as oportunidades aparecerem.

É muito comum algumas agências prometerem trabalhos aos futuros modelos, dando a impressão de que, ao fazer um book com eles, conseguirão seguir carreira. Em muitos casos os pais gastam dinheiro com a produção dos books e os trabalhos prometidos não são concretizados.

Por isso, reforçamos a ideia de que não é porque o seu filho tem um book de qualidade que ele terá trabalhos garantidos dentro do universo da moda. O mais importante é ter uma boa agência que providencie e oriente o futuro modelo nessa jornada profissional.

Como preparar meu filho para o book fotográfico?

Agora que você já sabe que não é somente por meio de boas fotos que seu filho terá uma carreira promissora, está na hora de aprender como prepará-lo para o book. Afinal, ainda que o book não seja o elemento principal na conquista de novos trabalhos, ele é uma ferramenta fundamental para apresentar a desenvoltura do seu filho na profissão.

A seguir, separamos as principais dicas para você preparar o seu filho antes do primeiro book fotográfico. Vamos lá?

Faça testes em casa

Uma excelente forma de elevar a autoconfiança do futuro modelo e trabalhar a sua desenvoltura com as câmeras é por meio de testes caseiros. Em outras palavras, você faz pequenas simulações com seu filho, tirando fotos e analisando-as no final de cada sessão.

Além de ser um momento descontraído, o seu filho fica cada vez mais à vontade com as câmeras e com os feedbacks que receberá ao longo da construção do book fotográfico.

Conheça seu filho

Essa é uma das dicas mais importantes para a preparação do seu filho. Ao conhecer a criança e abrir um espaço para que ela fale sobre seus medos e suas angústias em relação à futura profissão, você faz com que ela se sinta à vontade em mostrar as suas vulnerabilidades, além de lidar melhor com a frustração.

E mais: você consegue trabalhar com ela aqueles medos que podem impedir um bom trabalho, como a timidez e a posição defensiva que ela pode assumir após uma resposta negativa durante o ensaio.

Peça para a criança realizar o ensaio

Outra técnica bastante eficaz para preparar o futuro modelo é a inversão de papéis. Embora isso não seja possível no primeiro book fotográfico, em uma pequena simulação em casa pode ser feito com praticidade e rapidez.

Nesse caso, solicite que o seu filho faça um ensaio seu ou de outro familiar, orientando as poses, analisando os ângulos e percebendo como a movimentação do modelo faz diferença nos resultados. Isso vai ajudá-lo a ficar mais solto durante os ensaios.

Ajude na escolha das roupas

Você sabia que a produção e o estilo muitas vezes garantem o sucesso do book? As peças utilizadas são fundamentais para conquistar excelentes resultados, já que podem harmonizar não só com o fundo, mas também com o estilo do seu filho e outros elementos utilizados na sessão.

Uma forma de prepará-lo é ajudando-o a escolher os melhores looks, testando cada peça antes de levá-las para os ensaios — isso pode deixá-lo mais confiante e seguro para posar.

Incentive o registro fotográfico desde cedo

Por fim, a nossa última dica é incentivar o registro fotográfico do seu filho desde cedo. Não tenha medo de tirar fotos diferentes, com poses, sorrisos e caretas engraçadas. Isso estimula a autoconfiança da criança, além de deixá-la mais confortável com as câmeras.

Quais são os benefícios de ter uma boa desenvoltura frente às câmeras?

Ao longo deste artigo, frisamos a importância de ter um bom book fotográfico alinhado a uma excelente agência de modelos para garantir o sucesso profissional do seu filho. Isso tudo só é possível quando ele se sente à vontade nos ensaios fotográficos.

Afinal, estar na frente de diversas pessoas analisando sua pose, seu rosto, suas roupas e sua confiança não é tarefa fácil. É por isso que o processo de preparação é fundamental, pois é ele que estimula a autoconfiança e permite que seu filho fique tranquilo nessas situações.

O momento certo para fazer o primeiro book fotográfico do seu filho é relativo. Na maioria das vezes, quem dita a necessidade de ter um ensaio profissional é a própria agência de modelos. Por isso, é fundamental ter uma agência de confiança para garantir trabalhos seguros e benéficos para o seu filho.

O que achou do nosso artigo? Aproveite para continuar a sua leitura e descubra como desenvolver as habilidades sociais em crianças!

 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.