Qual o corpo ideal do modelo masculino?

Conquistar um espaço no mundo da moda é o sonho de infância de muitas mulheres. Mas, apesar de haver uma associação maior entre a carreira de modelo e o público feminino, não podemos esquecer que existem muitos homens de sucesso na profissão.

Assim como elas, os garotos também precisam se dedicar e enfrentar os desafios da carreira com muito profissionalismo. E isso começa com os cuidados constantes com o corpo e com a saúde.

Mas será que você sabe o que é considerado o corpo ideal do modelo masculino? Nós vamos responder essa questão e ainda dar algumas dicas de como manter a forma! Acompanhe.

Perfil ideal do modelo masculino

Na verdade, não há somente um perfil ideal de modelo masculino, uma vez que existem diversos tipos de nichos que demandam perfis distintos. Entenda melhor abaixo como funciona essa diversidade.

Modelo de passarela (manequim)

Muitas pessoas sonham em construir suas carreiras na passarela, desfilando para grifes do mundo todo, mas é importante saber que não existe apenas esse caminho. O perfil desse profissional é mais exigente do que para modelos comerciais, que podem ter características variadas, sem a exigência de um padrão único.

O modelo de passarela precisa ter um corpo magro, tonificado e firme, porém, nunca excessivamente musculoso. Então, a prática de exercícios é essencial em seu dia a dia, mas é preciso ficar atento ao tipo de atividade para evitar que a musculatura se desenvolva demais.

No verão, um perfil levemente mais musculoso e definido pode ser aceito, pois acontecem muitos desfiles de moda praia e o corpo do modelo vai valorizar ainda mais as roupas.

As medidas que a maioria (não todas, existe diferença de padrão para mais e para menos em todas as medidas) das agências adotam são:

  • altura: mínimo de 1 metro e 83 centímetros;
  • busto: 88 centímetros;
  • cintura: 64 centímetros;
  • quadril: 88 centímetros.

É bom lembrar que essas medidas servem apenas como base e não precisam ser levadas à risca. Há um componente de fatores que vão além dessas medidas que podem significar o sucesso ou não do modelo nesse fashionista de passarela.

Modelo comercial

Também conhecido como modelo fotográfico, esse tipo de perfil não exige medidas preestabelecidas, sendo bem mais maleável e democrático. Há uma ampla gama de possibilidades que vão desde as campanhas fotográficas nos mais variados segmentos (moda, serviços, tecnologia etc.) até aparições em programas de televisão, showrooms de marcas, entre outras tantas demandas.

No entanto, apesar de ser mais abrangente e tolerante, ainda existem algumas regras adotadas por esse mercado. Os modelos não precisam ser necessariamente muito altos, mas ter pelo menos 1 metro e 75 centímetros. O corpo deve ser bem cuidado, de preferência magro (ainda é o padrão) e com músculos definidos. Corpos hipertrofiados (aqueles com muita massa muscular) não são tão visados, uma vez que a imagem de qualquer pessoa na fotografia tende a aumentar e parecer maior.

Modelo publicitário

Muitas pessoas confundem os modelos comerciais com os publicitários, mas a diferença é bastante simples: o perfil publicitário visa pessoas com feições e físicos mais comuns, nada muito além do homem “real”, com imperfeições e beleza natural. Isso porque o mercado publicitário abrange uma ampla variedade de serviços e produtos, destinando-se desde ao público infantil até terceira idade, o que exige uma identificação com qualquer tipo de público.

Contudo, para fazer sucesso nesse ramo, o modelo precisa ter carisma, fotogenia, desenvoltura com a câmera, bem como técnicas de expressão gestual e facial. Além disso, para fazer algum papel de atuação em comercial que vão além da figuração (ou seja, que tenha alguma fala), muitas agências exigem que o modelo tenha DRT — registro profissional de atores e atrizes.

Modelo Plus Size

Alguns anos atrás, o mundo da moda percebeu que existia uma deficiência de mercado, uma vez que, antigamente, nem se cogitava a possibilidade de fabricar roupas de alta-costura para o público GG+. Algumas marcas conseguiram aproveitar essa “carência” do público e faturar alto, primeiro com a moda feminina e, mais recentemente, com a masculina. A partir disso, veio a necessidade de modelos que vestem essa numeração, os quais ganham cada vez mais destaque (inclusive de altas grifes).

Mas, como nem tudo são flores, há sempre algumas regrinhas: por exemplo, para ser bem-sucedido, o modelo plus size precisa ser proporcional, ou seja, não pode ter gordura localizada somente na região abdominal nem ter pernas ou braços curtos/finos/grossos demais.

Cuidados necessários com o corpo

Quem trabalha com moda está diretamente ligado à estética. Portanto, cuidados com a aparência são fundamentais e isso vai muito além da prática de atividades físicas. Confira algumas coisas que precisam da sua atenção constante.

Alimentação

Não adianta passar horas treinando na academia se não houver uma alimentação de qualidade. Isso não só interfere no corpo do modelo, mas também no seu desempenho no dia a dia. É indispensável consultar um nutricionista e seguir uma alimentação balanceada, evitando gorduras, frituras e fast foods — alimentos comuns na rotina de quem não tem muito tempo.

Invista em frutas, verduras, legumes, proteínas e grãos. Também não se esqueça de beber bastante água.

Exercícios

Procure fazer atividades que tonificam o corpo e não deixam você desenvolver músculos em excesso. Exercícios aeróbicos, como corrida, ciclismo e pular corda são excelentes para perder gordura e manter o corpo magro.

Se você precisa de mais tônus, a musculação traz resultados rápidos. Tome apenas cuidado para não exagerar e ficar forte demais. Uma alternativa interessante são as artes marciais, como o Muay Thai, que é muito eficiente para dar definição e manter o físico esguio.

Estética

A ferramenta de trabalho do modelo masculino é seu corpo, portanto, é fundamental cuidar dele por inteiro. Então não se dedique apenas à alimentação e à prática de exercícios. Cuide da sua pele — principalmente do rosto. Faça consultas periódicas com um dermatologista para evitar espinhas e manchas e não deixe de fazer tratamentos preventivos com um esteticista.

Mantenha a saúde dos seus dentes em dia e invista para que seu sorriso seja o mais bonito possível. Ele é o cartão de visita do seu rosto e uma dentição ruim pode fazer com que você perca trabalhos.

Por fim, vá além de sua aparência. Se você tem o perfil do modelo masculino e cuida bem do corpo, não se esqueça de procurar uma agência para gerenciar sua carreira, montar um bom portfólio e ajudar você a enfrentar todos os desafios impostos pelo mercado. Lembre-se de que, além da beleza, você deve ter muita dedicação para conquistar seu espaço no mundo da moda.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite e faça o download gratuito do nosso e-book e tire todas as dúvidas sobre o que rola nos testes de agências para modelos masculinos e, ainda, veja dicas de como se preparar para eles!

21 comentários

  1. Ângelo Rodrigues souza 5 junho, 2018 at 21:33 Responder

    Eu sempre pensei em ser modelo, além disso eu levo o maior jeito. Sou magro um pouco alto tenho cabelo cacheado sou branco do tipo barbie tenho olho verde escuro..

    • Dilson Stein 30 janeiro, 2019 at 17:27 Responder

      Olá, tudo bem?
      Em caso de aprovação, você é convidado a participar do Weekend, evento que realizamos onde tens a oportunidade de ser apresentado as agências.

  2. Thalles Henrique 22 janeiro, 2019 at 14:44 Responder

    Eu sempre tive esse sonho de ser modelo.
    Tenho 21 anos 1,83 de altura peso 57 kilos.
    Sempre tive esse sonho comigo, e muitas pessoas dizem que tenho potencial pra isso.
    Gostaria de receber informações, pra que eu posso seguir em frente e tornar meu sonho em realidade.
    Obrigado.

  3. Carlos Eduardo 25 janeiro, 2019 at 20:27 Responder

    Olá, tudo bem? Sempre quis ser modelo, sou meio alto, magro, moreno claro, com maxilares “cravados”, além do sorriso bonito.

  4. Eduardo 10 fevereiro, 2019 at 18:01 Responder

    Eu adoro modelar, mas as oportunidades não aparecem eu tenho 1,83 pele parda cabelo cacheado, Magro. Eu queria viajar, amo tirar fotos . Meus amigos sempre me falam que eu deveria fazer .

Deixe um comentário