Quer participar de testes para novelas? Saiba o que é preciso fazer!

Hoje em dia, não é raro encontrar garotas que sonham em trabalhar como modelo. E se você acredita que veio ao mundo para brilhar, mas ainda não conseguiu uma boa visibilidade, talvez seja a hora de considerar fazer um teste para novela. Já pensou nisso?

A princípio, ideia pode soar a um tanto estranha, mas confie: muitas adolescentes conseguem tirar um bom proveito disso. Ao aparecer na televisão, principalmente, em emissoras conceituadas, como Globo, SBT ou Record, você conseguirá aumentar o círculo de contatos e, de quebra, fazer com que a sua carreira fique ainda mais diversificada.

Afinal, o que é preciso para participar desse universo? É o que contaremos a seguir. No post de hoje, você encontrará dicas de ouro para participar de uma seleção em uma emissora de grande porte e ser comandada por ótimos diretores. Confira!

Conheça os principais requisitos

A primeira dica para quem deseja abraçar essa ideia é prestar atenção aos pré-requisitos. Como você já deve imaginar, esse trabalho costuma ser bastante disputado e somente um rostinho bonito não fará com que você consiga um bom papel nas telinhas.

Se possível, é aconselhável investir em um curso de teatro, atuação ou artes cênicas e, posteriormente, solicitar um registro de atriz, que deve ser obtido na Delegacia Regional do Trabalho (DRT).

Com esse documento em mãos, você conseguirá provar que está preparada para trabalhar nessa área. Conseguiu concluir o curso? Ótimo! Mas não se acomode, viu? É importante continuar estudando e se especializando — quanto mais você estiver aberta ao aprendizado, melhor!

Descubra como se cadastrar

Se você deseja fazer um teste para novela, tenha em mente que esses processos de seleção não são muito divulgados. Por isso, a recomendação é acessar, diariamente, os sites das emissoras para conferir se já é possível fazer a inscrição. Ainda assim, cada uma delas estabelece algumas regrinhas exclusivas e é o que contaremos a seguir.

Globo

Quando o assunto é teledramaturgia, a Globo é a número um. Anualmente, a emissora investe milhões nas suas produções, fazendo com que as novelas sejam um sucesso absoluto. Para atrair a atenção da empresa e ser chamada para uma seleção, é preciso fazer um cadastro pessoalmente no Banco de Talentos da Globo. Ou seja, você precisará comparecer à sede da emissora, seja em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Record

Já para se inscrever na Record, há duas opções. A primeira delas é enviar o currículo por e-mail para: elenco@rederecord.com.br. Ou, também, existe a possibilidade de encaminhar o material pelos Correios, aos cuidados do Departamento de Elenco. O endereço é: Estrada dos Bandeirantes, nº 23505, Vargem Grande. Rio de Janeiro — RJ. CEP: 22785-091.

SBT

Poucos sabem, mas o SBT conta com um departamento especial para o segmento artístico. E é justamente com esse núcleo que você deverá entrar em contato. Para se tornar uma atriz famosa na emissora, é preciso enviar um currículo artístico para o setor. De preferência, inclua no material alguns links de propagandas ou ensaios fotográficos já realizados. Ter uma cópia do DRT também fará toda a diferença. Para facilitar ainda mais esse trabalho, vale a pena contratar os serviços de uma agência especializada no segmento.

Veja quais documentos e materiais são necessários

Independentemente da empresa em que você deseja atuar, é fundamental ter em mãos um bom currículo, portfólio e documentos. Não sabe quais são esses materiais? Veja a nossa lista:

  • currículo artístico devidamente atualizado;
  • Carteira de Trabalho;
  • cópia do registro DRT;
  • fotografia 10 x 15;
  • mídias (fotos e vídeos armazenados no pen-drive ou disponibilizados na nuvem).

Dica amiga: dedique um bom tempo a criar um conteúdo de vídeo ou fotos de qualidade. De preferência, monte diferentes modelos de vídeo, como o monólogo padrão, e exemplos de curtas, comerciais, filmes ou séries de que você já tenha participado. Pouco importa se o trabalho não foi remunerado, desde que haja uma boa atuação e produção. Invista nessa ideia!

Viu só? Com as nossas dicas, ficou mais fácil se inscrever em um teste para novela e fazer a sua carreira decolar. Para continuar por dentro de outros conteúdos como este, aproveite e siga já a nossa página no Facebook, Instagram e Twitter!

Deixe um comentário