Quer ser modelo de comerciais de televisão? Veja como conseguir!

Engana-se quem imagina que o mercado da moda se limita aos desfiles nas passarelas e fotos para grifes de luxo. Muito além disso, esse segmento é bastante variado e permite que os profissionais atuem nas mais diversas áreas. Por conta disso, não é raro encontrar meninas que desejem mostrar os seus talentos como modelo de comerciais de televisão.

Isso mesmo! O mais interessante, é que para atuar na área, as pessoas não precisam seguir nenhum tipo de padrão — como acontece com as modelos de passarela, por exemplo. A altura, a idade e outras características dependerão, unicamente, dos critérios exigidos por cada comercial publicitário, aumentando, assim, as chances de diferentes profissionais conseguirem ingressar na área.

Mas não é só isso, viu? Para se destacar, é preciso apresentar algumas habilidades, como a de interpretação que, em muitos casos, pode ser aprendida ao longo do tempo. E se você sonha em atuar no setor, veio ao lugar certo. Ao longo deste post, mostraremos algumas dicas essenciais para que você consiga alcançar boas oportunidades e garantir um futuro brilhante. Continue lendo para saber mais!

Como é a carreira de modelo de comerciais de televisão?

Quando falamos sobre a carreira de modelo, automaticamente, as pessoas imaginam o mundo glamoroso das passarelas e dos editoriais luxuosos para marcas renomadas no mercado. Contudo, esse segmento é mais diversificado do que você pode imaginar. 

Para entender como o setor funciona, é preciso ter em mente que existem duas categorias de modelos: os fashion e os comerciais. Os primeiros, são especializados nos desfiles de moda e, portanto, precisam seguir algumas exigências relacionadas a altura e medidas. Já para os segundos, como é o caso dos jovens que atuam nas propagandas da TV, os pré-requisitos são outros. 

Explicamos: cada tipo de comercial pode ser direcionado a um público diferente, o que faz com que os seus produtores busquem os mais variados perfis de modelos para atuar no projeto. Por isso, em vez de atentar ao padrão físico do modelo, é comum analisar se a pele e o cabelo do profissional estão bem cuidados, se a pessoa é fotogênica e se as suas medidas são harmoniosas. 

Fora isso, é importante apresentar uma certa habilidade de interpretação, já que, de acordo com o comercial de TV, será preciso representar diferentes personagens. Mas não se preocupe: essa capacidade pode ser aprendida com a prática ou com a realização de cursos exclusivos

As vantagens desse mercado

Poucas pessoas imaginam, mas há muitas vantagens ao atuar como modelo de comercial de TV. A primeira e mais notória delas, é que este é um segmento capaz de alcançar um grande público e, consequentemente, trazer uma enorme notoriedade para o profissional. 

Muitos modelos, inclusive, costumam transitar pelos dois mercados, sabia? Bons exemplos são os das tops brasileiras Carol Trentini e Gisele Bündchen, que, além de desfilarem em passarelas pelo mundo inteiro, brilham como ninguém nas mais variadas campanhas para a TV. 

Outro ponto bacana, e que merece ser destacado, é que o universo comercial é bem mais atrativo, financeiramente, do que o fashion. Isso quer dizer que, na maioria das vezes, os modelos que atuam nesse setor podem ganhar bem mais do que aqueles que caminham pelas passarelas. É bem interessante!

Como conseguir boas oportunidades nessa área?

Agora que você já está por dentro da carreira de modelo de comerciais de TV, deve estar se questionando como conseguir entrar nesse ramo, correto? Assim como nas demais profissões da atualidade, será preciso cumprir algumas exigências e, principalmente, dedicar um bom tempo no aprimoramento do seu perfil. 

E como queremos que você se dê bem nessa missão, listamos abaixo o que é necessário para brilhar nesse mercado. Anote tudo!

Tenha o perfil 

Não tem jeito: para atuar como modelo de comerciais de televisão, é preciso se encaixar no perfil dessa profissão. Além de manter a aparência em dia, ter simpatia e autoconfiança, você precisará se identificar com os trabalhos realizados no segmento — e o de representar diferentes papéis é um deles. 

Muitas vezes, ao participar de um projeto publicitário, os modelos precisam interpretar falas com clareza e bastante naturalidade. Portanto, se você tem muita timidez e não consegue “se soltar” em público, é melhor rever os seus conceitos. Em linhas gerais, é preciso se identificar, não somente com esse tipo de trabalho, mas também com as marcas e os clientes que surgirão ao longo do caminho. 

Faça os contatos certos 

De nada adianta ter muito talento se, no fim das contas, você não tem os contatos certos para entrar no mundo comercial. Aqui, o bom e velho ditado “quem não é visto, não é lembrado” faz total sentido. Para que você comece a ganhar destaque no segmento, procure conversar com pessoas que já são experientes e renomadas.

Fale sobre os seus desejos profissionais e a sua vontade de crescer e decolar na área. Esse bate-papo pode ser feito tanto pela internet, por meio das redes sociais, quanto em eventos exclusivos do setor da moda, que são compostos por grandes nomes do segmento e acontecem frequentemente, como o Fashion Day, por exemplo. 

Cuide da aparência 

Como falamos, o ramo comercial exige que os modelos cuidem bem da sua aparência — por mais bela que a pessoa possa ser. Em alguns casos, esses cuidados valem até mais que o próprio perfil do profissional, uma vez que não existe um padrão a ser seguido e cada marca pode estar em busca de características diferentes. Dos principais cuidados, podemos citar: 

  • cabelos: hidratar semanalmente e cortar as pontas com frequência; 
  • dentes: se consultar com um dentista e garantir um sorriso bonito é essencial;
  • pele: os cuidados com a cútis devem ser seguidos todos os dias — para isso, considere pedir conselhos ao seu dermatologista. 

Tenha um bom material fotográfico

Outra dica valiosa para ser modelo de comerciais de televisão é contar com um bom material fotográfico. É por meio desse documento que os produtores conseguirão identificar os profissionais e, posteriormente, contratarão aqueles que melhor se encaixarem nas exigências do cliente. 

Não se esqueça: na hora de montar as fotos, procure registrar diferentes poses e se manter o mais natural possível. Esse detalhe fará toda a diferença na hora da seleção!

Qual a melhor área para a sua carreira?

Por último, não deixe de analisar se esse mercado, de fato, é o mais indicado para o seu perfil. Dessa maneira, você terá mais facilidade para realizar todo e qualquer tipo de trabalho e decolar na profissão. Como isso pode ser feito? É simples: 

  • verifique se você tem naturalidade para se portar na frente das câmeras
  • veja se você se interessa pelas novidades do mundo da moda; 
  • garanta que você é uma pessoa que gosta de cuidar da saúde e aparência
  • certifique-se de que você tem facilidade para lidar com outras pessoas. 

Ao seguir essas dicas, ficará mais fácil trabalhar nos mais variados comerciais e alcançar sucesso na sua carreira. Comece desde já!

E então, agora que você já sabe tudo sobre como ser uma modelo de comerciais de televisão, o que acha de aproveitar o momento e ficar por dentro do Fashion Day? O evento é perfeito para quem deseja entrar no universo da moda ou da TV. Aproveite!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

5 Comentários

    Amei seu artigo, estou acompanhando seu blog há alguns dias e posso dizer é estou adorando. Sempre tem conteúdo de qualidade com bastante dicas e informações interessantes!

    Parabéns!

    Meu Blog: Alagoas da Sorte

    Olá Dilson, tudo bem? Sou Andreza, atualmente Blogueira e youtuber em Bh MG. Estou finalizando um curso de modelo fotográfico e manequim, Me interesso e me identifico muito pela área de modelo comercial e gostaria muito de poder contar com sua opinião. Ficaria muito feliz com o seu retorno. E-mail contatoandrezasiq@gmail.com

      Olá, tudo bem?
      Encaminhe algumas fotos para avaliação através do nosso site no http://www.dilsonstein.com.br

    Quero ser garota propaganda

      Olá, tudo bem?
      Encaminhe algumas fotos para avaliação através do nosso site no http://www.dilsonstein.com.br

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.